Roger Waters: campanha de boicote é impertinente e desrespeitosa
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 15 de junho de 2015
Marcelo Moreira publicou na Combate Rock sua opinião sobre a atual posição política de Roger Waters, confira abaixo alguns trechos e o texto completo no link a seguir:
Roger Waters tem uma tenacidade e uma perseverança dignas de serem admiradas. Levou o Pink Floyd à frente várias vezes em momentos críticos e próximos da desintegração e consolidou a sua posição de um dos roqueiros mais politizados da história. Sempre fez questão de ressaltar o viés pacifista em sua obra solo e na banda, pendendo para a esquerda.
Se ele não teve atuação destacada contra o apartheid na África do Sul, nos anos 80 – estava envolvido totalmente na batalha judicial para acabar com o Pink Floyd e evitar que David Gilmour (guitarra e vocais) e Nick Mason (bateria) tomassem conta do nome e fossem adiante -, entrou de cabeça em campanhas de defesa do povo palestino nos conflitos contra os israelenses, ao lado da atriz inglesa Vanessa Redgrave.
Radical, tornou-se um intransigente crítico de qualquer governo israelense e desde os anos 90 prega um boicote cultural e esportivo total ao Estado judeu.
(...)
Pela segunda vez em 2015 o ex-baixista do Pink Floyd insiste, em carta aberta, para que Caetano Veloso e Gilberto Gil, grandes expoentes da MPB, desistam de apresentações em Israel. Está sendo ignorado pela segunda vez.
É respeitável o engajamento político internacional de Waters e sua participação em diversas outras campanhas humanitárias e beneficentes. É um artista que merece respeito e por sua obra musical importante e pela coragem de encampar brigas políticas delicadas.
Entretanto, o ex-Pink Floyd já é motivo de piada e já é um considerado um chato. Que defenda os seus pontos de vista, polêmicos ou não, é um direito inalienável, mas se tornar impertinente a ponto de ver o respeito que adquiriu ser substituído pelo enfado e pelo tédio, para ser generoso, não é uma boa ideia para um artista de tal porte.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O melhor álbum de estreia já lançado "de qualquer gênero musical", segundo Eric Clapton
A música do Metallica que todo fã de thrash metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida

Artistas assinam manifesto pedindo exclusão de Israel do Eurovision 2026
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
A polêmica e famosa canção que todos do Pink Floyd tocam, menos Roger Waters



