Iron Maiden está mais forte do que nunca
Por Igor Soares
Fonte: Iron Maiden 666
Postado em 17 de agosto de 2015
Fonte: Music Radar / Total Guitar
Rob Laing do site Total Guitar entrevistou os guitarristas Dave Murray e Adrian Smith, que falaram sobre o novo álbum do Iron Maiden, The Book Of Souls, em que a banda retorna, oficialmente, em grande estilo, com o tempestuoso single, Speed of Light, e seu novo vídeo.
Este é o primeiro álbum duplo do Iron Maiden com mais de 90 minutos de duração. The Book Of Souls é um álbum embalado com melodias que levam a assinatura do Maiden, duelos de solos e formidáveis refrões que os fãs tanto amam, assim como épicos de peso (o álbum fecha com uma música de 18 minutos) e músicas poderosas, como Speed of Light, que lembra os clássicos da banda. E, sobre essa última, Adrian Smith e Bruce Dickinson tiveram um papel importante no processo de composição.
"Desta vez eu fiz algumas coisas com Bruce", explica Adrian. "Eu pensei em escrever canções mais curtas, como 2 Minutes To Midnight e Can I Play With Madness, apenas Bruce e eu. Não fazemos isso desde que eu voltei para a banda (1999). Fizemos isso com The Wicker Man (Brave New World, de 2000). Então isso foi diferente. Antes de começarmos a gravar, escrevemos Speed of Light e Death or Glory."
Os fãs, especialmente os guitarristas, irão notar uma forte influência de Thin Lizzy em Speed of Light, que possui uma melodia cativante. Na verdade, é o resultado dos ouvidos atentos de Adrian para novas inspirações, refinando seu ofício como músico, mesmo depois de todos esses anos em uma das mais bem sucedidas bandas de metal do mundo.
Adrian revela, "Essa é uma escala principal que eu vinha brincando. Eu redescobri a pentatônica, ouvindo vários bons guitarristas, e notei que muitos deles estavam usando essa escala; como Eric Johnson e outros. Se você a fizer de maneira certa, vai soar realmente muito bom e no ponto. Então, eu estava brincando com isso, é a variação de um padrão, eu consegui esse riff a partir disso."
Mas percebe-se que Adrian Smith preparou canções bastante atípicas com Bruce Dickinson para um álbum que ele admite que foi "muito espontâneo". Como Dave Murray é amigo de infância de Adrian e companheiro de guitarra de Janick Gers, explica, o Maiden estava entrando no estúdio confiando em seu instinto.
"Nos álbuns anteriores, normalmente, íamos para a sala de ensaios por semanas, com quatro ou cinco músicas já engatilhadas. Então, começávamos a gravar e o restante do material era escrito por lá. Mas, desta vez, chegamos com uma folha em branco e um monte de ideias", explica Murray.
Dave Murray falou sobre a maneira de trabalhar com o produtor Kevin Shirley, "foi uma experiência muito divertida, pois nos manteve concentrados. Você tem que estar muito afiado. Escrever acordes de guitarra, baixo, melodias e harmonias, mudanças... basicamente estávamos usando nosso instinto e nunca sabíamos o que estava por vir. Mas foi maravilhoso como tudo fluiu".
As coisas fluíram tão bem, que Dave Murray brincou, dizendo que poderiam ter feito um álbum triplo. "Paramos, mas certamente havia mais material para trabalhar, caso contrário faríamos mais três ou quatro álbuns".
Com uma carreira incrível e 16 álbuns, o Maiden ainda está trazendo surpresas e a maior delas vem no final de The Book of Souls. O vocalista Bruce Dickinson foi a força motriz por trás do impressionante final de 18 minutos, tendo passado muito tempo no estúdio Guillaume Tell, em Paris, trabalhando no que se tornaria Empire of The Clouds. É a mais longa canção do Maiden e a mais orquestral que já se ouviu de todas as lendas do metal.
"Bruce esteve trabalhando cerca de um mês por conta própria," contou Adrian. "Estávamos trabalhando nas outras canções e ele estava sentado na cabine de vidro à prova de som, com seu piano, como Beethoven, seu ouvido no piano, trabalhando em sua obra-prima, inventando esta obra-prima. Acho que ele escreveu cada nota dela."
"Nós a interpretamos e a fizemos em sessões. Kevin e Bruce ficavam na sala de controle, dizendo: está muito blues, você pode fazer isso soar um pouco mais clássico? Ele gravou todo o piano, do começo ao fim, e depois tocamos para acompanhar. Então, acho que colocaram toda a orquestração depois".
Com o lançamento de The Book of Souls em setembro e os shows que virão no próximo ano, as coisas estão melhorando para os fãs do Iron Maiden novamente. Especialmente, com a notícia de que Bruce Dickinson se recuperou do câncer, do qual ele foi diagnosticado após a gravação de The Book of Souls ser concluída. Dave disse que sua potência vocal está voltando à boa forma; "A banda está mais forte do que nunca e Bruce sempre foi o cara mais forte na banda de qualquer maneira. Então, não temos nenhum problema em sair para a turnê deste álbum, no próximo ano."
Ao que tudo indica, The Book of Souls é um testemunho para a felicidade dentro do Iron Maiden, como Adrian explica; "Na época do estúdio, antes de sabermos da doença do Bruce, dizíamos que tinha sido ótimo e que foi uma boa experiência. Às vezes você teme fazer um novo álbum e pode ser um pouco tenso esse tipo de trabalho, mas esse foi muito agradável. Tivemos ótimos momentos dentro do estúdio e as músicas fluíram... não poderia ter sido melhor realmente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
Jet anuncia show em São Paulo para abril de 2027

Jeff Scott Soto não ligava muito para o Iron Maiden até ouvir "The Number of the Beast"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
Nicko McBrain relembra o dia em que Ozzy Osbourne salvou sua vida
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Os problemas de saúde que tiraram Nicko McBrain do Iron Maiden
A banda de Metal brasileira que chamou a atenção de Bruce Dickinson


