Ou3tórya: Fã maluco traz de volta o primeiro disco em lyric video
Por Dane Souza
Postado em 19 de setembro de 2015
Talvez você ainda não conheça a banda, que encontra barreiras por todos os lados inclusive na região onde foi criada, nos princípios de 2004. A OU3TÓRYA (leia-se ‘Outra História’) surgiu quando Daniel Ventura (voz) e Telmo Bonna (bateria) se encontraram nos palcos das noites de Itajaí (SC) e sentiram que a harmonia existente entre os dois não poderia ser deixada de lado. Juntos com Neo, os músicos que tocaram em toda Santa Catarina com a extinta Anti Dopping agora iniciavam uma nova jornada, que seria longa e cheia de mudanças.
Entre Aloisio Pantarolo (guitarra) e Tarcisio Mafra (baixo), que gravaram o primeiro disco, e Mauricio Loureiro (guitarra) e Juliano Grown (baixo), que gravaram o segundo, muitos instrumentistas passaram pelo posto. Ventura e Telmo jamais abandonaram o projeto, mas o baterista sofreu uma baixa no início de 2015. Com o segundo álbum pronto e vários shows marcados na região, Telmo quebrou o braço e recebeu o diagnóstico de que não poderia voltar a tocar antes do início do próximo ano. A solução, porém, estava mais próxima do que se imaginava. Quem assumiu as baquetas foi Amanda Thomsen, namorada de Telmo e fã da banda de longa data.
O quarteto atualmente finaliza detalhes antes de lançar oficialmente o próximo trabalho, mas encontrou pelo caminho um fã que não deixaria os músicos em paz enquanto não fosse feito um breve projeto para recuperar a falta de divulgação que o disco de estreia teve na região. ‘Longa Jornada’ está fora de catálogo há anos e é um item raro entre os colecionadores que ainda buscam pelo disco físico. "Mulher Pilantra" e a faixa-título tocaram bastante nas rádios, mas era difícil encontrar as outras músicas inclusive na internet. Entre pancadas e baladas cheias de melodia, o fã não se conformava que composições como "Malas Prontas", "Tudo Igual" e "Mais Um Dia" corressem o risco de cair no anonimato. E o mesmo pode ser dito de "Aquele Anjo", "Pra Falar do Mundo", "Outra História", "Manhã de Verão" e "A Balada", além de "Vou Nessa", que será regravada pela banda UNIVERSUS.
Mesmo sem o conhecimento ideal, o fã tentou fazer o básico para colocar o disco nas plataformas mais usadas pelos consumidores de música nos dias de hoje. ‘Longa Jornada’ foi instantaneamente colocado no Soundcloud, mas outra questão ainda incomodava o indivíduo: os videoclipes. Mesmo sem autorização prévia, o sujeito colou no grupo e publicou quatro produções, mas não se deu por satisfeito: "Hoje tudo precisa estar no YouTube. A ideia era fazer um clipe para cada música, mas metade da banda mudou desde aquela época e não houve consenso quanto a isso. A solução foi reproduzir o primeiro disco em ‘lyric video’, mas naquela chamada ‘estratégia de guerrilha’. O resultado não ficou profissional, mas também não ficou tão tosco como muitas postagens que a gente encontra por lá", ele revela.
A identidade do fã não precisa ser revelada, já que tudo que o mesmo espera com tudo isso é uma maior visualização da banda. O próximo disco já colocou duas faixas nas rádios da cidade e o trabalho de divulgação com elas será diferente do que tem sido até então. "Bem-Vindo Ao Meu Lar" foi gravada com Gazu, do DAZARANHA, e ficou semanas entre as três mais pedidas da Rádio Univali, de Itajaí. A balada "Só Mais Uma" segue o mesmo caminho e muita gente já diz que a faixa se destaca muito mais que qualquer trilha de novela da Globo. Em setembro, a banda abriu para CARTOLAS, BIDE OU BALDE e TEQUILA BABY, só não fez o mesmo com a VERA LOCA porque o convite para o evento que aconteceu em Porto Belo chegou depois que outra data foi fechada em Florianópolis (SC). No currículo, o grupo também acumula aberturas para bandas como RATOS DE PORÃO e MADE IN BRAZIL e muitas outras passagens ainda poderiam ser ditas.
Como uma das fundadoras da BOI (Bandas Organizadas Independentes), movimento regional que luta pela valorização do som autoral, o grupo que muitas vezes teve que se apresentar com covers no lugar de suas próprias composições espera cada vez menos ter que passar por isso de novo.
E se você chegou até aqui e ainda não conhece o som dos caras, não vamos perder tempo. Eles estão com cadastros ativos e atualizados em sites como o Palco MP3, Toque no Brasil e Soundcloud. No YouTube, já existiam alguns registros ao vivo, mas os videoclipes e as versões legendadas (que chamamos de ‘lyric video’) também podem ser encontrados se você digitar o nome da banda no campo de buscas.
Só não esqueça: tem acento, não tem ‘S’, é com ‘Y’ e tem um ‘3’ no meio. Talvez demore um pouco até memorizar, mas depois que isso acontecer, você dificilmente vai deixar de lembrar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
O baixista que foi mais influente para Flea do que Jaco Pastorius ou qualquer outro
O clássico do "Abbey Road" cuja letra foi "roubada" por McCartney de canção vitoriana
Vital, o ex-Paralamas que virou nome de música e depois foi pro Heavy Metal
Jimmy Page culpa Phil Collins pelo fiasco do Led Zeppelin no Live Aid, em 1985

Soen divulga lyric video de "Mercenary", faixa de seu próximo disco de estúdio
Lyric Video: por que cada vez mais as bandas aderem?



