Ou3tórya: Fã maluco traz de volta o primeiro disco em lyric video
Por Dane Souza
Postado em 19 de setembro de 2015
Talvez você ainda não conheça a banda, que encontra barreiras por todos os lados inclusive na região onde foi criada, nos princípios de 2004. A OU3TÓRYA (leia-se ‘Outra História’) surgiu quando Daniel Ventura (voz) e Telmo Bonna (bateria) se encontraram nos palcos das noites de Itajaí (SC) e sentiram que a harmonia existente entre os dois não poderia ser deixada de lado. Juntos com Neo, os músicos que tocaram em toda Santa Catarina com a extinta Anti Dopping agora iniciavam uma nova jornada, que seria longa e cheia de mudanças.
Entre Aloisio Pantarolo (guitarra) e Tarcisio Mafra (baixo), que gravaram o primeiro disco, e Mauricio Loureiro (guitarra) e Juliano Grown (baixo), que gravaram o segundo, muitos instrumentistas passaram pelo posto. Ventura e Telmo jamais abandonaram o projeto, mas o baterista sofreu uma baixa no início de 2015. Com o segundo álbum pronto e vários shows marcados na região, Telmo quebrou o braço e recebeu o diagnóstico de que não poderia voltar a tocar antes do início do próximo ano. A solução, porém, estava mais próxima do que se imaginava. Quem assumiu as baquetas foi Amanda Thomsen, namorada de Telmo e fã da banda de longa data.
O quarteto atualmente finaliza detalhes antes de lançar oficialmente o próximo trabalho, mas encontrou pelo caminho um fã que não deixaria os músicos em paz enquanto não fosse feito um breve projeto para recuperar a falta de divulgação que o disco de estreia teve na região. ‘Longa Jornada’ está fora de catálogo há anos e é um item raro entre os colecionadores que ainda buscam pelo disco físico. "Mulher Pilantra" e a faixa-título tocaram bastante nas rádios, mas era difícil encontrar as outras músicas inclusive na internet. Entre pancadas e baladas cheias de melodia, o fã não se conformava que composições como "Malas Prontas", "Tudo Igual" e "Mais Um Dia" corressem o risco de cair no anonimato. E o mesmo pode ser dito de "Aquele Anjo", "Pra Falar do Mundo", "Outra História", "Manhã de Verão" e "A Balada", além de "Vou Nessa", que será regravada pela banda UNIVERSUS.
Mesmo sem o conhecimento ideal, o fã tentou fazer o básico para colocar o disco nas plataformas mais usadas pelos consumidores de música nos dias de hoje. ‘Longa Jornada’ foi instantaneamente colocado no Soundcloud, mas outra questão ainda incomodava o indivíduo: os videoclipes. Mesmo sem autorização prévia, o sujeito colou no grupo e publicou quatro produções, mas não se deu por satisfeito: "Hoje tudo precisa estar no YouTube. A ideia era fazer um clipe para cada música, mas metade da banda mudou desde aquela época e não houve consenso quanto a isso. A solução foi reproduzir o primeiro disco em ‘lyric video’, mas naquela chamada ‘estratégia de guerrilha’. O resultado não ficou profissional, mas também não ficou tão tosco como muitas postagens que a gente encontra por lá", ele revela.
A identidade do fã não precisa ser revelada, já que tudo que o mesmo espera com tudo isso é uma maior visualização da banda. O próximo disco já colocou duas faixas nas rádios da cidade e o trabalho de divulgação com elas será diferente do que tem sido até então. "Bem-Vindo Ao Meu Lar" foi gravada com Gazu, do DAZARANHA, e ficou semanas entre as três mais pedidas da Rádio Univali, de Itajaí. A balada "Só Mais Uma" segue o mesmo caminho e muita gente já diz que a faixa se destaca muito mais que qualquer trilha de novela da Globo. Em setembro, a banda abriu para CARTOLAS, BIDE OU BALDE e TEQUILA BABY, só não fez o mesmo com a VERA LOCA porque o convite para o evento que aconteceu em Porto Belo chegou depois que outra data foi fechada em Florianópolis (SC). No currículo, o grupo também acumula aberturas para bandas como RATOS DE PORÃO e MADE IN BRAZIL e muitas outras passagens ainda poderiam ser ditas.
Como uma das fundadoras da BOI (Bandas Organizadas Independentes), movimento regional que luta pela valorização do som autoral, o grupo que muitas vezes teve que se apresentar com covers no lugar de suas próprias composições espera cada vez menos ter que passar por isso de novo.
E se você chegou até aqui e ainda não conhece o som dos caras, não vamos perder tempo. Eles estão com cadastros ativos e atualizados em sites como o Palco MP3, Toque no Brasil e Soundcloud. No YouTube, já existiam alguns registros ao vivo, mas os videoclipes e as versões legendadas (que chamamos de ‘lyric video’) também podem ser encontrados se você digitar o nome da banda no campo de buscas.
Só não esqueça: tem acento, não tem ‘S’, é com ‘Y’ e tem um ‘3’ no meio. Talvez demore um pouco até memorizar, mas depois que isso acontecer, você dificilmente vai deixar de lembrar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Bret Michaels ficou em dúvida entre Slash ou C.C. DeVille no Poison
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Marcelo Barbosa opina sobre Nirvana e Alice in Chains e cita raiva de uma e amor por outra
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada
Como não conhecia "Galopeira", Axl se inspirou em música dos 80s para clássico do GNR

Lacuna Coil divulga lyric video oficial da música "In Nomine Patris"
Lyric Video: por que cada vez mais as bandas aderem?



