Soul Asylum: banda continua ativa e prepara lançamento por financiamento coletivo
Por Dane Souza
Fonte: Dane Souza
Postado em 24 de fevereiro de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Muitos não lembram, outros nem conhecem, mas o SOUL ASYLUM ainda carrega fãs por onde passa em suas turnês pelos Estados Unidos. A banda americana está na estrada desde 1981 e alcançou reconhecimento mundial com seu sexto álbum, ‘Grave Dancers Union’ (1992). Estiveram no Brasil com o INXS dois anos depois e retornaram em 2001 para o festival Pop Rock em Belo Horizonte (MG).
Na virada do milênio não tiveram o contrato renovado com a Columbia Records, mas lançaram dois excelentes discos por gravadoras menores. Em 2006, ‘The Silver Lining’ trouxe faixas harmônicas e interessantes, mas não teve a divulgação que costumava levar o grupo a cruzar oceanos para Europa ou América do Sul. Foi o último trabalho do baixista Karl Mueller, que faleceu por complicações de um câncer de garganta. Em 2012, ‘Delayed Reaction’ foi lançado com regravações de algumas faixas deixadas de fora da época de Sony Music e logo após, uma baixa significativa tomou conta da banda.
O guitarrista Dan Murphy deixou o time e hoje apenas o vocalista e guitarrista Dave Pirner permanece como integrante original e fundador. Com ele estão Winston Roye no baixo, Justin Sharbono na guitarra e Michael Bland, que já tocou com PRINCE, na bateria.
Nos últimos anos, a banda excursionou com EVERCLEAR, SUGAR RAY, THE LEMONHEADS, GIN BLOSSOMS, SPACEHOG, EVE 6, LIT, FOUNTAINS OF WAYNE e MEAT PUPPETS, este último no ano passado. E foi durante esta turnê que eles anunciaram o projeto de financiamento coletivo que resultaria no lançamento de ‘Change Of Fortune’ (2016), programado para março e deixado de fora de listas das principais revistas e sites do ramo.
E se alguém quiser conhecer a obra da banda, não perca tempo. Além dos videoclipes oficiais disponíveis no canal do SOUL ASYLUM no YouTube, existem participações em projetos e trilhas sonoras que também vale conferir se você ainda não conhece. O grupo participou dos filmes ‘Clerks (O Balconista)’ e ‘Chasing Amy (Procura-se Amy)’, do diretor e fã Kevin Smith. Dave Pirner lançou um álbum solo, namorou por anos a atriz Wynona Rider, cantou três faixas com a BACKBEAT BAND na trilha do filme que conta a história dos Beatles e também participou de um videoclipe da banda WITHIN TEMPTATION, além de liderar dois tributos em prol de VICTORIA WILLIAMS. Dentre os covers mais famosos que gravaram estão "Love Will Tear Us Apart" (JOY DIVISION), School’s Out (ALICE COOPER) e uma fantástica versão de "Sexual Healing" (MARVIN GAYE).
Se você conhece a banda apenas pelo barulho que fez o hit "Runaway Train", que teve o videoclipe produzido com retratos reais de crianças desaparecidas e ainda toca nas rádios brasileiras, vale a pena conhecer o resto. A história por traz dessa música ainda renderia mais um texto, já que foram criadas versões diferentes do clipe na Inglaterra, na Austrália e em outros países da Europa com retrato de crianças nativas dessas localidades. A melhor parte é que algumas delas foram localizadas e voltaram para casa.
Porém, eles são muito mais do que uma simples ‘one-hit-band’. O grupo conta com um trabalho sólido, voltou para o estúdio para finalizar o 11º disco de inéditas e não pretende parar tão cedo. Que assim seja. E que assim continue por ainda muito tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps