"Há um monte de fãs querendo ouvir Rock e Metal", diz Steve Harris, do Iron Maiden
Por Igor Soares
Fonte: Iron Maiden 666
Postado em 13 de março de 2016
O líder e baixista do Iron Maiden, Steve Harris, concedeu entrevista para o site chileno La Tercera e falou sobre a nova turnê da banda e o retorno ao Chile.
"É um prazer para mim voltar a tocar no Chile. Desta vez, teremos músicas novas, um novo setlist; Então todos irão gostar, mas obviamente é muito difícil manter o mistério, pois as pessoas querem ver e ouvir o material ao vivo. Acho que, quando conferirem o que preparamos, irão gostar do espetáculo, " diz o músico.
Mas o instrumentista não falou apenas sobre música. Se há algo que o aproxima do Chile é seu amor pelo futebol e admiração por Alexis Sánchez, jogador do Arsenal de Londres: "Minha relação com o público chileno é fantástica, mas acho que o futebol também ajuda (risos). Alexis Sánchez, é definitivamente parte da conexão, pois graças a ele, há muitos que assistem a Premier League e, sem dúvida, isso mostra o amor dos chilenos pelo futebol".
Os últimos shows no Chile tiveram a presença de muitos jovens, incluindo famílias com crianças, você considera que o Iron Maiden renovou seu público?
Acho que depende de onde você está. Na maioria dos países do mundo, recebemos jovens fãs o tempo todo. O Chile é um desses lugares, claro, se você analisar a América do Norte, sabemos que lá o nosso público é mais adulto, mas geralmente não encontramos um lugar onde o público será de jovens a adultos. E sim, vemos gerações de famílias que vão juntos, o que é incrível.
O novo álbum é um do mais ambiciosos de sua carreira. Por que decidiram fazer um álbum duplo?
Nós não decidimos gravar um álbum duplo em si. Só queríamos fazer um álbum, mas tinha tanto material e as músicas ficaram longas, que acabou sendo um álbum muito extenso, que mais tarde tornou-se duplo. Não foi nada planejado. Eu acho que tornou-se um pouco difícil escrever canções curtas nos dias de hoje, eu também acredito que há muitas canções por vir, então vamos fazer mais álbuns, enquanto podemos.
Quando vocês terminaram de gravar este álbum, Bruce Dickinson foi diagnosticado com câncer, o que o levou a fazer várias semanas de quimioterapia. Como essa experiência mudou a relação interna da banda?
Creio que isso fez com que a maioria apreciasse mais a vida, porque ela é única. Mas agora que estamos em turnê estamos muito felizes, pois há a possibilidade de fazermos mais shows, então é realmente fantástico o sentimento de voltar a tocar.
E agora que vocês estão de volta, como tem sido o processo de pegar as músicas novas e reproduzi-las em na turnê?
É emocionante quando tocamos o material novo, mas também é um desafio, pois quando você toca músicas antigas, todos conhecem e é bem mais fácil, mas quando são músicas novas, sabemos que a reação não será tão forte quanto com as mais conhecidas. É sempre a mesma, mas é um bom desafio.
Este último álbum foi gravado no estúdio Guilherme Tell, na França, onde vocês também gravaram "Brave New World" de 2000, talvez um dos melhores dos últimos tempos. Vocês sentiram o mesmo espírito dessa vez?
Estávamos muito bem quando gravamos "Brave New World" e realmente foi uma boa experiência em Paris. Foi super agradável retornar a um estúdio onde sabíamos que poderíamos trabalhar bem e posso dizer que foi mais fácil do que em outros, pois já conhecíamos tudo.
Recentemente, o Iron Maiden anunciou o lançamento de seu segundo jogo, Legacy of The Beast. Qual foi a sua principal intenção por trás deste projecto?
Acho que vai ser muito interessante. Para ser honesto, eu não jogo muito videogame, mas o trabalho que eles fizeram é fantástico. Acho que os fãs de games irão gostar muito, mas a verdade é que não pratico muito. Os meus filhos sim, mas eu não.
Este 2016 são 41 anos de banda. Você acha que hoje, o Iron Maiden ainda é a banda mais importante do heavy metal?
Não sei, e acho que ninguém tem a resposta para isso. Acho que se eu tivesse a resposta para isso, teria o segredo, e iria vendê-lo (Risos). Eu acho que nós temos tido muita sorte, nós estávamos assustados com a doença de Bruce, mas continuamos. Com todas as mortes recentes, é cada vez mais importante que possamos sair e tocar em todos os shows que pudermos. Eu acho que temos que aproveitar a vida e fazer o melhor que podemos com ela.
Quais são os planos da banda para o restante do ano?
Bem, nós estaremos em turnê até o início de agosto, o que ocupará a maior parte do ano. Então, suponho que vamos nos afastar por um tempo. Isso da minha parte. Não sei o que o resto da banda irá fazer, mas eu provavelmente farei uma turnê com o British Lion (seu projeto paralelo) até o final do ano.
Com o reinado do Pop, Eletrônico e Hip Hop no circuito atual, você acha que o Rock ainda é uma grande força na música?
Sim, absolutamente. O público ainda mostra isso, sem dúvida. Há um monte de fãs querendo ouvir Rock e Heavy Metal, então acho que não há nenhum problema com isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O erro dos Beatles que poderia ter melhorado o "Sgt. Pepper's"; "uma completa bobagem"
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Guitarrista reflete sobre álbum "maldito" do Def Leppard
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A banda brasileira que Bruno Sutter achou que não fosse de verdade devido técnica extrema
Por que Renato Russo alterou letra original de "Eduardo e Mônica", segundo biógrafa
David Gilmour elege seus três solos favoritos, e um deles está em um instrumental


Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester
Vocalistas: Os 10 melhores da história do rock



