Rammstein: banda processa Estado Alemão por música censurada
Por Gisela Cardoso
Fonte: DW (Brasil)
Postado em 08 de abril de 2016
A banda Rammstein abriu um processo contra o Estado alemão nesta última segunda-feira (04/04), exigindo uma indenização de 66 mil euros pela inclusão do álbum "Liebe ist für alle da" na lista da Agência de Verificação de Mídia Nociva para Menores (BPjM, na sigla em alemão).
Em 2009, o órgão classificou de "embrutecedora" e "imoral" uma das músicas do disco, "Ich tu dir weh", e uma imagem de tortura que aparece no livreto que acompanha o álbum. Para a agência, a canção compromete o desenvolvimento dos jovens. Em consequência, o álbum foi posto no índex (lista de material artístico proibido pelo governo).
Quando uma obra é listada pelo órgão, ela não pode ser anunciada e só pode ser vendida dentro de condições estritas. O Rammstein argumentou que, após a classificação, foi obrigado a destruir ou manter armazenadas 85 mil cópias do álbum e exige que o prejuízo seja ressarcido pelo Estado.
Seis meses após a classificação, o Tribunal Administrativo de Colônia retirou o disco do Rammstein da lista. Para a corte, a decisão da agência havia sido ilegal por não fazer um balanço adequado entre liberdade artística e proteção à juventude.
Para o tribunal de Colônia, a representação marcial e exagerada da violência é um recurso estilístico da banda. "Trata-se de uma encenação e, por causa desse distanciamento, não pode ser considerada um real excesso de violência", afirmou a corte.
Não se sabe por que o Rammstein só entrou com a ação contra o Estado agora, sete anos depois da decisão do tribunal. O processo no Tribunal Regional de Bonn deve começar em meados deste ano. Os seis integrantes da banda não terão que estar presentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
A música cheia de raiva e frustração que "comprou" a casa de Phil Collins
Slash comenta o álbum setentista que marcou "o fim do rock como conhecíamos"
Bruce Dickinson explica por que não torce para nenhum time de futebol

Rammstein: Suas vinte maiores músicas (de novo!), agora segundo a Kerrang!
A opinião do lendário Ney Matogrosso sobre a banda Rammstein



