Tudo o que já se sabe sobre o novo disco do Metallica
Por Igor Miranda
Postado em 19 de agosto de 2016
Enfim, o Metallica deu fim ao jejum de oito anos sem lançar um disco de inéditas. 'Hardwired... To Self-Destruct' foi anunciado na tarde desta quinta-feira (18). O 10° álbum de estúdio do grupo chega ao público no dia 18 de novembro, por meio do selo próprio Blackened Recordings.
O hiato de oito anos sem lançar um disco de estúdio é o maior da trajetória do Metallica. 'Death Magnetic', de 2008, foi o último. No entanto, isso não significou inatividade: o álbum 'Lulu', de 2011, foi feito com o já falecido Lou Reed. O trabalho é considerado pela própria banda como uma colaboração separada da discografia do grupo. Além disso, o quarteto continuou a excursionar pelo mundo nos últimos anos.
'Hardwired... To Self-Destruct' está sendo feito, segundo os músicos, desde outubro de 2011, quando o baixista Robert Trujillo anunciou que o Metallica estava em estúdio compondo material novo. O trabalho começou a ser feito com a produção de Rick Rubin, mas passou para as mãos de Greg Fidelman, responsável pela mixagem de 'Death Magnetic'.
Greg Fidelman é um dos profissionais de estúdio mais requisitados dentro do metal nos últimos anos. Além de 'Lulu', Fidelman produziu os discos 'World Painted Blood' (2009) e 'Repentless' (2015), ambos do Slayer; '.5: The Gray Chapter' (2013), do Slipknot.
No entanto, o trabalho de Greg Fidelman é mais consolidado na área de mixagem. Discos como 'I'm With You' (2011), do Red Hot Chili Peppers; '21' (2011), de Adele; e '13' (2013), de Black Sabbath, estão em seu currículo nesse campo.
Nenhum integrante do Metallica explicou porque Greg Fidelman produziu 'Hardwired... To Self-Destruct' no lugar de Rick Rubin. No entanto, em entrevista ao site Alternative Press, Kirk Hammett deu uma pista do que pode ter sido. 'Ele [Greg] sabe como cobrar sem deixar o músico estressado. Rick Rubin nem sempre está por perto, enquanto Bob Rock é 100% presente. Greg é diferente, atua ao lado do engenheiro de som', afirmou.
A única música liberada até agora, 'Hardwired', remete ao thrash metal praticado pela banda em seu início. Acelerada, a faixa tem pouco mais de três minutos e todos os elementos que fizeram o Metallica se consolidar nos tempos de 'Kill 'Em All' (1983).
Apesar disso, Lars Ulrich disse, em recente entrevista à Humanity Magazine, que 'Hardwired... To Self-Destruct' é 'menos frenético' que o álbum antecessor, 'Death Magnetic'. 'É mais diversificado', disse Ulrich.
'Hardwired... To Self-Destruct' terá 12 faixas, mas será um disco duplo. O álbum será lançado em CD, vinil, download digital e uma versão deluxe, com os riffs que deram origem às músicas que entraram na tracklist final.
Veja a lista de faixas de 'Hardwired... To Self-Destruct':
Disco 1
01. Hardwired
02. Atlas, Rise!
03. Now That We´re Dead
04. Moth Into Flame
05. Am I Savage?
06. Halo On Fire
Disco 2
01. Confusion
02. Dream No More
03. ManUNkind
04. Here Comes Revenge
05. Murder One
06. Spit Out The Bone
Disco 3 (Deluxe Edition)
01. Lords Of Summer
02. Riff Charge (Riff Origins)
03. N.W.O.B.H.M. A.T.M. (Riff Origins)
04. Tin Shot (Riff Origins)
05. Plow (Riff Origins)
06. Sawblade (Riff Origins)
07. RIP (Riff Origins)
08. Lima (Riff Origins)
09. 91 (Riff Origins)
10. MTO (Riff Origins)
11. RL72 (Riff Origins)
12. Frankenstein (Riff Origins)
13. CHI (Riff Origins)
14. X Dust (Riff Origins)
Comente: Doze faixas em 80 minutos? Média de seis minutos e pouco em cada? Isto é bom?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda de rock dos anos 1980 que, se tivesse nascido hoje, seria um canal de YouTube
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
A excelente música que fez Megadeth ser única banda de Metal a ganhar prêmio nobre
Dez covers que são mais ouvidos que as versões originais no Spotify
As aventuras de Raul Seixas na academia: "Sapato, meia social e bermuda agarradinha"


Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante



