Tudo o que já se sabe sobre o novo disco do Metallica
Por Igor Miranda
Postado em 19 de agosto de 2016
Enfim, o Metallica deu fim ao jejum de oito anos sem lançar um disco de inéditas. 'Hardwired... To Self-Destruct' foi anunciado na tarde desta quinta-feira (18). O 10° álbum de estúdio do grupo chega ao público no dia 18 de novembro, por meio do selo próprio Blackened Recordings.
O hiato de oito anos sem lançar um disco de estúdio é o maior da trajetória do Metallica. 'Death Magnetic', de 2008, foi o último. No entanto, isso não significou inatividade: o álbum 'Lulu', de 2011, foi feito com o já falecido Lou Reed. O trabalho é considerado pela própria banda como uma colaboração separada da discografia do grupo. Além disso, o quarteto continuou a excursionar pelo mundo nos últimos anos.
'Hardwired... To Self-Destruct' está sendo feito, segundo os músicos, desde outubro de 2011, quando o baixista Robert Trujillo anunciou que o Metallica estava em estúdio compondo material novo. O trabalho começou a ser feito com a produção de Rick Rubin, mas passou para as mãos de Greg Fidelman, responsável pela mixagem de 'Death Magnetic'.
Greg Fidelman é um dos profissionais de estúdio mais requisitados dentro do metal nos últimos anos. Além de 'Lulu', Fidelman produziu os discos 'World Painted Blood' (2009) e 'Repentless' (2015), ambos do Slayer; '.5: The Gray Chapter' (2013), do Slipknot.
No entanto, o trabalho de Greg Fidelman é mais consolidado na área de mixagem. Discos como 'I'm With You' (2011), do Red Hot Chili Peppers; '21' (2011), de Adele; e '13' (2013), de Black Sabbath, estão em seu currículo nesse campo.
Nenhum integrante do Metallica explicou porque Greg Fidelman produziu 'Hardwired... To Self-Destruct' no lugar de Rick Rubin. No entanto, em entrevista ao site Alternative Press, Kirk Hammett deu uma pista do que pode ter sido. 'Ele [Greg] sabe como cobrar sem deixar o músico estressado. Rick Rubin nem sempre está por perto, enquanto Bob Rock é 100% presente. Greg é diferente, atua ao lado do engenheiro de som', afirmou.
A única música liberada até agora, 'Hardwired', remete ao thrash metal praticado pela banda em seu início. Acelerada, a faixa tem pouco mais de três minutos e todos os elementos que fizeram o Metallica se consolidar nos tempos de 'Kill 'Em All' (1983).
Apesar disso, Lars Ulrich disse, em recente entrevista à Humanity Magazine, que 'Hardwired... To Self-Destruct' é 'menos frenético' que o álbum antecessor, 'Death Magnetic'. 'É mais diversificado', disse Ulrich.
'Hardwired... To Self-Destruct' terá 12 faixas, mas será um disco duplo. O álbum será lançado em CD, vinil, download digital e uma versão deluxe, com os riffs que deram origem às músicas que entraram na tracklist final.
Veja a lista de faixas de 'Hardwired... To Self-Destruct':
Disco 1
01. Hardwired
02. Atlas, Rise!
03. Now That We´re Dead
04. Moth Into Flame
05. Am I Savage?
06. Halo On Fire
Disco 2
01. Confusion
02. Dream No More
03. ManUNkind
04. Here Comes Revenge
05. Murder One
06. Spit Out The Bone
Disco 3 (Deluxe Edition)
01. Lords Of Summer
02. Riff Charge (Riff Origins)
03. N.W.O.B.H.M. A.T.M. (Riff Origins)
04. Tin Shot (Riff Origins)
05. Plow (Riff Origins)
06. Sawblade (Riff Origins)
07. RIP (Riff Origins)
08. Lima (Riff Origins)
09. 91 (Riff Origins)
10. MTO (Riff Origins)
11. RL72 (Riff Origins)
12. Frankenstein (Riff Origins)
13. CHI (Riff Origins)
14. X Dust (Riff Origins)
Comente: Doze faixas em 80 minutos? Média de seis minutos e pouco em cada? Isto é bom?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Líder do Evergrey considera novo álbum um dos mais positivos da carreira
Biquini comemora 41 anos de carreira com show em Belo Horizonte
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?
O álbum do Led Zeppelin que Robert Plant despreza: "Não tive nada a ver com aquilo"
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater


O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
O hit do Metallica que o Frodo do Senhor dos Anéis prefere encarar o Sauron a ouvir
Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Fã pede música rara para o Metallica, banda responde no TikTok que ela "não é boa"
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica



