Pearl Jam: "eles fizeram muito para os mais diversos artistas"
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 11 de dezembro de 2016
Você já se perguntou o que é ser um artista contratado para ser o designer de capas de álbuns ou cartazes?
Don Pendleton trabalhou com várias bandas, entre elas, o PEARL JAM. E para fazer também os altamente procurados posteres de shows, adesivos e estampas de camisa, ele também foi a mente criativa por trás da arte gráfica do último álbum de estúdio do PEARL JAM, "Lightning Bolt" (10º disco, 2013).
Pendleton escreveu recentemente para o site Artist Waves. Confira um trecho dessa matéria:
"Jeff Ament, baixista do PEARL JAM, era uma dessas pessoas que havia comprado algumas das minhas pinturas... Ele foi um grande apoiador do meu trabalho e eventualmente, me pediu para desenvolver alguns materiais gráficos para o seu álbum solo e para algumas coisas do PEARL JAM.
Com o disco "Lightning Bolt", fiquei ciente que seria uma situação única na minha vida. Jeff Ament também é um designer por direito próprio e trabalhou em muitas bandas que acompanham a arte. A sua estética tornou-se uma grande parte de como os álbuns sempre aparentam. Então, para o último disco, esse processo foi mais colaborativo onde compartilhamos muitas ideias. Começou muito solto e foi se desenvolvendo ao longo do tempo, uma vez que nenhum de nós sabia exatamente o que fazer. Depois de trabalharmos juntos por 01 semana, tornou-se mais claro qual era a visão que cada figura iria emparelhar em cada música - no sentido de explorar cada figura, mas também para servir e manter uma representação visual de cada música, com temas artísticos e uniformes. Então, houve a entrada de Eddie Vedder (vocalista) e de um designer chamado Joe Spix, onde nós 04 trabalhamos em um monte de detalhes para o designer e para o layout do álbum.
Quando se trata de um poster ou de um adesivo para uma turnê, o PEARL JAM me dá a total liberdade criativa. Eles confiam na minha direção artística e não há muitas regras. Alguns desses cartazes levam muito tempo para ficar pronto, sendo que em outros casos, eu tenho que trabalhar rapidamente neles. Eu fiz um poster para o Global Citizens Festival, que foi o horizonte de New York. Isso levou muito tempo, porque havia muitas e pequenas peças para inserir nele. Já um cartaz que eu fiz em 2014 para o show de Cincinnati, foi feito em 01 noite. Eu esbocei a ideia projetada ao layout, então, me sentei ao computador e junto com o pessoal da banda, fizemos o cartaz. Depois que os projetos são realizados, eu os envio para o gerente de marketing do grupo, que depois irá produzir o poster em tamanho real, em adesivos ou para as camisas. Felizmente, a maioria das bandas que eu trabalho possuem impressoras realmente grandes, com uso de materiais de alta qualidade.
Muitas das bandas com quem trabalho têm uma comunidade de apoio ao seu redor. É esmagadora a maneira de ver o tanto de aceitação que eles têm, para chegar ao ponto de alguém entrar na equipe deles para fazer o devido produto. Com as oportunidades que eles deram, uma banda como o PEARL JAM tem feito muito para os mais diversos artistas ao longo dos anos, dando uma plataforma, voz e alguma visibilidade para nós. Eles não ficam trazendo artistas para que façam a sua arte dentro de um molde estipulado por eles, sabe? Bandas como o PEARL JAM, também permitem que a sua obra de arte possa ser vista por uma audiência que não iria ver de outra forma. Trabalhando com eles, bandas assim ajudaram muitos artistas a desenvolver e a manter as suas carreiras..., e isso é muito legal".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
A banda nacional que não vendia bem mesmo com vários hits na rádio ao mesmo tempo
John Lennon acreditava que uma reunião dos Beatles seria possível, mas Paul não concordava



O motivo pelo qual Kurt Cobain dizia que não queria se tornar como Eric Clapton
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
A música do Pearl Jam que teve o sentido da letra alterado pelos fãs
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
As dez melhores bandas da era Grunge segundo o Loudwire
LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos



