Smashing Pumpkins: a entrevista perdida de Billy Corgan
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 22 de janeiro de 2017
Com todos os merecidos parabéns para a indução do PEARL JAM ao Rock’n Roll Hall of Fame/2017, uma pergunta começa a se formar sobre quando que as outras bandas grunge e do rock alternativo também serão induzidas, ou pelo menos, serem colocadas na cédula para votação.
Bem, em 2016, só o PEARL JAM e o JANE’S ADDICTION saltaram o 1º obstáculo do processo de seleção do Hall of Fame (seguindo o NIRVANA em 2014). Várias bandas foram deixadas de fora, incluindo uma das gigantes da história do rock, o SMASHING PUMPKINS - já que o 1º álbum de estúdio, "Gish" (1991), também já fez 25 anos de vida (critério primordial para uma banda ser eleita).
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
Mas o SMASHING PUMPKINS é bom o suficiente para entrar no Hall of Fame? Os comentários de Billy Corgan (frontman) para a revista Rolling Stone em Março/2016, afetaram o processo de reunir a sua banda para a votação desse ano? As respostas pareciam ser influenciadas pelas perspectivas individuais das pessoas - tanto pela discografia do grupo, quanto pelo Hall of Fame.
Argumentos podem ser criados para que o SMASHING PUMPKINS pertença ao Hall of Fame, ainda que o processo de votação dos jurados não se presta a transparência suficiente, gerando observações de desprezo. Mesmo assim, os argumentos favoráveis sendo feitos, por mais que a banda seja realmente boa, basta simplesmente o Hall of Fame não achar que eles eram bons o suficiente para sequer entrar na votação.
Portanto, segue alguns comentários de Billy Corgan para a revista Rolling Stone em Março/2016:
"Se é uma meritocracia, acho que a minha banda merece estar no Hall of Fame, porque éramos uma das melhores bandas da nossa era e continuamos a ser uma banda top. O próximo ano será, tecnicamente, o nosso 30º ano (banda de garagem desde 1987). Então, o fato de eu estar nessa banda, você sabe, essencialmente nos últimos 30 anos, acho que isso já diz alguma coisa, não é?"
"Todos os gêneros musicais são esquecidos numa hora e bandas não são incluídas no Hall of Fame só porque alguém está bravo com alguém há 30 anos?"
Acima, Corgan pareceu estar implicando ou referenciando um evento ou uma ocorrência específica, mas deixando-a oculta.
Segue mais alguns trechos:
"Eu só estou falando como um fã, sabe? Mas é difícil confiar na instituição como uma meritocracia, quando você tem pessoas lá dentro que não eram muito influentes ou que não venderam muitos discos, mas só porque alguém muito influente em algum lugar era um fã deles, lhes permitem estar lá dentro. Em contrapartida, você tem outros artistas e bandas que foram extremamente influentes, mas..., você sabe, né?"
A citação de Corgan acima pode ser uma referência direta ao co-fundador da revista Rolling Stone, Jann Wenner, que também é criador e presidente do Rock’n Roll Hall of Fame.
Corgan também respondeu se ele vai ou não se importar, se o SMASHING PUMPKINS não for induzido ao Hall of Fame com o passar dos anos:
"E se eu disser que vou estar esperançoso para entrar, e então, 17 anos depois, quando eu estiver em uma cadeira de rodas, eles finalmente anunciam a indução? Eu năo sei... Acabei de ver Rick Nielsen, guitarrista do CHEAP TRICK, sendo induzido ao Hall of Fame e me lembro de ter falado para ele: ‘Cara, é somente sobre a porra do momento o motivo para ser induzido... Mas que merda é essa?’ E Rick, sendo o velho Rick de sempre, riu e me disse: ‘Eu não dou a mínima, Billy. Eu estou dentro agora’. Eu acho que no final do dia, você só espera que seja justa a decisão para que você obtenha a sua realização - e não uma coisa política, você me entende? Mas eu não sei mais o que pensar sobre isso".
A partir desses comentários, é claro que Billy ficou desapontado pelo fato do SMASHING PUMPKINS não ter sido sequer relacionado para a votação. Agora, como fãs, se concordamos ou não com o Hall of Fame ou com a sua importância, parece mais óbvio que o Hall of Fame significa mais para os próprios artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Diva Satanica fala sobre ódio online: "São sempre as mesmas pessoas"
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Bruce Dickinson: ex-Metallica mostra foto rara do peludo vocalista na piscina
O psicológico significado de "Menina Veneno" de Ritchie, inspirado em conceito de Carl Jung
Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros


O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira
Billy Corgan recorda primeira vez que ouviu "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
O álbum mais importante da história do pós-grunge, segundo André Barcinski
O astro dos anos 1990 que foi expulso do estúdio por Linda Perry (4 Non Blondes)
Nirvana: Billy Corgan fala do "plágio" de "Smeels Like Teen Spirit"



