Uganga: vídeo de "Couro Cru" com imagens do DVD Manifesto Cerrado
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 12 de janeiro de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O tempo é preponderante no rock 'n' roll. Queiramos ou não, a soberania do clássico chega a ser ditatorial diante do contemporâneo. Tentar destituir os Beatles e os Rolling Stones do poder é como profanar o sagrado. De forma que muitas bandas contemporâneas não fazem mais do que aglutinar papéis coadjuvantes numa perpetuação decrescente do velho rock 'n' roll.
"Manifesto Cerrado", o primeiro DVD do Uganga, é sim amparado pelo fator tempo. Afinal, ele foi produzido para celebrar os 20 anos de carreira do grupo. Mas sua relevância cultural e artística não se alicerça na simples contagem de sete mil e 300 dias passados desde o surgimento da banda, mas no que o grupo produziu ao longo desse período e que os colocou em posição de protagonismo na renovação do novo rock pesado. É claro, com respeito - quase religioso - aos mestres do passado.
"Manifesto Cerrado não é mero título. Esse DVD é, de fato, um manifesto: de sobrevivência; de superação; de renovação". Essas palavras são de Manu Joker, vocalista e membro fundador do Uganga, cuja trajetória individual ainda soma gloriosos anos ao lado do Sarcófago, lenda mundial do Black/Death Metal.
Financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Araguari/MG, "Manifesto Cerrado" é composto por duas premissas. A primeira é um documentário de longa-metragem que tem sim a intenção de contar a história da banda, mas a partir de uma narrativa moderna e quase interativa, prospectando o futuro.
Não menos importante que o documentário é o show inédito que também acompanha o DVD. Realizado em Araguari, mais especificamente na histórica estação ferroviária Stevenson (construída em 1927 às margens da rodovia que liga Uberlândia e Araguari), o show contou com presença maciça de amigos e familiares da banda. Em formação circular, nessa noite o grupo executou uma das mais emblemáticas, introspectivas e expressivas performances de sua carreira.
"O show da estação Stevenson é o ápice do nosso renascimento como banda", conta Joker. "Naquela noite acabamos com as dúvidas que poderiam haver sobre se continuaríamos ou não. Ali, em casa, cercados pelos nossos amigos mais próximos, familiares, no nosso momento de maior fraqueza, a banda se reencontrou. É aquilo: para perceber o entorno é preciso olhar pra dentro primeiro."
Um vídeo de "Couro Cru", antiga composição do Uganga, foi disponibilizado com cenas dessa apresentação. Um aperitivo para os fãs enquanto o DVD não é lançado.
"Couro Cru é uma música bem antiga, senão me engano ela foi composta para a primeira demo de 1998 e foi a música que apresentamos no Ultra-Som da MTV no ano seguinte. Depois a gravamos no nosso primeiro álbum "Atitude Lotus" (2002), mas sempre achei que ela merecia uma versão mais pesada, tanto é que iremos regrava-la no próximo álbum do Uganga. Essa versão do DVD ainda conta com apenas duas guitarras e teve novamente nosso parceiro Eremita nas pick-ups detonando tudo. O cara é com certeza um dos melhores do estado na função! Esse som registra um momento de transição e renascimento da banda, nos mostra saudando o passado e olhando para o futuro. Acho que esse vídeo fecha um ciclo e inaugura outro e a letra trata de algo muito comum aqui na nossa região que é a Folia De Reis", concluiu Joker.
Assista o vídeo de "Couro Cru".
Produzido e dirigido por Eddie Shumway, o DVD "Manifesto Cerrado" será lançado em Fevereiro através de plataformas digitais. A sua versão física em DVD sai em Março pela Sapólio Rádio.
Mais informações:
www.facebook.com/ugangaband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Guns N' Roses: a história da saída de cada integrante
Eddie Van Halen disse que só um guitarrista realmente o influenciou - e não é quem muitos pensam
Todos os discos do Iron Maiden, do pior ao melhor, em lista do Loudwire

Dez músicas no Metal Nacional com sons de chuva, raios, tempestade e trovões



