Uganga: novo álbum será patrocinado pelo Wacken Foundation
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 16 de julho de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em mais de 20 anos de carreira, o Uganga lançou cinco álbuns – alguns licenciados no exterior –, fez duas turnês pela Europa, centenas de shows por quase todas as regiões do Brasil e mais recentemente lançou seu primeiro DVD. Boa parte dessas produções do Uganga, sejam projetos de gravação ou circulação (shows e turnês), têm recebido incentivo através de políticas públicas de cultura, comprovando a relevância do trabalho da banda, seja em seu sentido artístico/subjetivo ou social.

Às vésperas de entrar em estúdio para dar início às gravações de seu próximo álbum, o grupo recebeu a notícia de que será mais uma vez patrocinado por um programa de apoio à cultura, dessa vez um internacional, o Wacken Foundation.
O Wacken Foundation é uma organização alemã sem fins lucrativos criada para apoiar projetos de hard rock e heavy metal de todas as partes do mundo. A organização foi idealizada em 2008 pelos produtores do Wacken Open Air (W:O:A), o maior festival de hard rock e heavy metal do planeta, e tem a missão de manter ativa a produção criativa nesse segmento e estimular novas bandas e projetos. Desde 2010 o Wacken Foundation passou a fazer contribuições em Euros para projetos de gravações de discos, turnês e até mesmo festivais. Os projetos podem ser enviados durante todo o ano e uma comissão de curadores avaliam os mais relevantes que virão a receber o apoio. A vocalista alemã Doro Pesch figura entre a equipe de curadores.

Prevendo o início das gravações de seu novo disco de estúdio para o segundo semestre, o Uganga apresentou um projeto ao Wacken Foundation no começo desse ano e foi contemplado com uma soma em Euros que vai ajudar a financiar a produção. O grupo mineiro é a segunda banda brasileira a ser patrocinada pelo Wacken Foundation.
"A parceria com o Wacken Foundation foi mais uma vitória da banda e equipe à custa de muito suor, estrada, planejamento e amor à camisa" – declarou o vocalista Manu Joker. "Trata-se do maior festival do planeta terra! Por sermos uma banda latino-americana tocando em um país como o Brasil e todas as suas dificuldades, essa ajuda financeira torna-se ainda mais bem-vinda. Só de ter o logo do Wacken no trabalho já nos deixou honrados. Se pessoas ligadas ao Wacken se interessaram pela gente, então nosso trabalho está valendo a pena. Às vezes a estrada de um grupo de rock pesado brasileiro é muito dura e você pode ficar um pouco desanimado com as dificuldades, mas enquanto nos for permitido seguiremos fazendo o que mais amamos e buscando formas para crescer como banda e pessoas."
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Para o gestor/manager do Uganga, Eliton Tomasi, programas como o Wacken Foundation são essenciais para a nova realidade da comunidade metal de todo o mundo.
"Não é novidade que o mercado para esse tipo de música tornou-se mínimo nos últimos anos", comenta Tomasi. "As poucas gravadoras europeias e americanas que ainda investem nesse segmento de som pesado têm se limitado às bandas já consagradas. Isso faz com que a produção criativa fique estagnada, sem renovação. E a falta de novas bandas, com novas ideias, contribuem para um engessamento do movimento como um todo, seja a partir de sua concepção estética-artística ou no que se refere a formação de público, razão pela qual não há muito mais jovens em shows de metal por todo o mundo. Os organizadores do Wacken Open Air demonstram cultivar um pensamento responsável com relação a esse movimento cultural que é o heavy metal, e a idealização do Wacken Foundation é uma louvável alternativa para manter o hard rock e o heavy metal pulsante e criativo, seja a curto ou a longo prazo. Além de sua conveniência econômica, o Wacken Foundation tem um valor simbólico muito significativo por ser um exemplo da força que o pensamento e trabalho colaborativo podem vir a ter frente a filosofia competitiva e mercantilista que predominam na contemporaneidade metaleira".

O novo disco do Uganga que receberá o patrocínio do Wacken Foundation já tem título definido. Cerca de 90% do material já está pronto. Mais novidades sobre o novo trabalho e a parceria com o Wacken Foundation serão anunciadas em breve.
Entre outras novidades, "Manifesto Cerrado", o primeiro DVD do Uganga que celebra os 20 anos de carreira do grupo, já está disponível no Youtube. O projeto reúne um documentário de longa-metragem que conta a história da banda e um show inédito realizado na histórica estação ferroviária Stevenson em Araguari/MG.
Assista o documentário.

Assista também o show na estação ferroviária Stevenson.
"Manifesto Cerrado" foi financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Araguari. O Uganga decidiu disponibilizar o material online e gratuitamente como uma forma de ampliar e democratizar o acesso. A versão física do DVD com lançamento pela Sapólio Rádio estará disponível no mês de Agosto.
Mais Informações:
www.uganga.com.br
www.wacken-foundation.com

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
A sincera reação de Bruce Dickinson quando Nicko McBrain disse que se sentiu traído por ele
L7 anuncia a "The Last Hurrah", sua turnê de despedida
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
Zeca Camargo revela que presenciou Nirvana compor clássico na sua frente
Por que Herbert Vianna gosta muito do riff de "Eu Quero Ver o Oco" do Raimundos?
"Recebi ameaças de morte porque não era um disco típico de Heavy Metal", conta Bruce
Dez músicas no Metal Nacional com sons de chuva, raios, tempestade e trovões

