Kiko Loureiro: não precisa conhecer teoria para ser um bom músico
Por Bruce William
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 29 de novembro de 2017
Durante conversa tendo como assunto teoria musical realizada no Replay Guitar Exchange, Kiko Loureiro e David Ellefson, do Megadeth, falaram sobre o assunto. Leia abaixo um trecho transcrito pelo Ultimate-Guitar.com:
"Você não precisa conhecer teoria para ser um bom músico. Se você não gosta não faça isto. Eu acho que inclusive pode acabar contigo. Quando você está começando a estudar - se o professor disser nomes e você não tocar, esperando que alguém te ensine o que são - isto é um pé no saco. Então toque primeiro e se você sentir que precisa saber como aquilo se chama, quer entender por qual motivo aquele acorde soa tão legal, daí é hora de você aprender (teoria)."
Kiko Loureiro - Mais Novidades
David Ellefson complementa o raciocínio do companheiro de banda: "Boa parte da teoria é meio que uma explicação científica do espírito da música, aquela que chega até nós e nos faz tocar a qualquer momento. Eu aprendi nos meus anos como músico que estar numa sala, daí alguém começa a compor uma música, outro cara acha legal e se junto a ele e alguém vai e pega a bateria e assim por diante... acontece algo ali naquela sala que é inexplicável. É meio tipo quando você vai a um show e ouve uma música e todos estão curtindo juntos, também ali acontece algo que é inexplicável. Lembro de ler que os Beatles começaram a aprender música quando gravavam seus discos. Eles começaram a compreender um pouco de teoria apenas para interagir com músicos de orquestra e outros. É meio tipo aprender um outro idioma, é muito legal você poder interagir com outras pessoas. Mas o motivo pelo qual estamos aqui é este espírito da música, por causa das canções que tocamos e nos une. A explicação técnica de como isto acontece é uma coisa secundária".
Comente: Você acha que todo bom músico tem que conhecer teoria musical?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Kiko Loureiro participará de show que o Angra fará no festival Porão do Rock
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Marty Friedman relembra show no Budokan e elogia fase recente do Megadeth
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Dave Mustaine diz que Kiko Loureiro é o melhor guitarrista da história do Megadeth
"Eu pensei que iria encerrar minha carreira com Kiko", diz Dave Mustaine


