Rock: ultrapassado pelo hip hop como gênero mais consumido nos EUA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: UOL
Enviar correções  |  Ver Acessos

O relatório Nielsen's Year-End Report apontou que, pela primeira vez na história, o hip hop e o R&B ultrapassaram o rock como gênero mais consumido dos Estados Unidos em um ano. O estudo faz menção ao período todo de 2017.

Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)Kirk Hammett: "Mustaine toca rápido e eu, melódico"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Pela primeira vez, R&B/Hip hop se tornaram o gênero mais consumido, em julho, posição mantida até o fim do ano. Além disso, nove dos artistas com mais streams foram deste gênero, incluindo Lil Uzi Vert, Post Malone, Kendrick Lamar e Migos, cada um com mais de 800 milhões de audições em seus respectivos singles", diz o texto.

O hip hop e o R&B tiveram 24,5% de consumo. O rock, em segundo lugar, ficou com 20,8%. O pop completa o pódio, com 12,7%, seguido do country e música latina.

Embora tenha sofrido uma queda histórica no panorama geral, o rock segue como o gênero mais consumido em mídias físicas: 36,8%, contra 12,8% do hip hop e R&B. A situação se inverte no streaming: 30,4% com o R&B/hip hop e 17,3% com o rock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os maiores representantes do hip hop/R&B no ano, segundo o relatório, foram Drake e Kendrick Lamar, no topo dos charts. No top 5 das paradas anuais, estão os artistas pop Ed Sheeran e Taylor Swift e o rapper Future.

Entre os nomes do rock, os maiores representantes foram Metallica (em 9° nas paradas gerais) e Imagine Dragons (10°). Beatles (impulsionado pela venda dos discos de vinil), Linkin Park e Twenty One Pilots também tiveram representatividade, enquanto os esperados Foo Fighters e Queens Of The Stone Age sequer aparecem no ranking.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)Planno D
10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)

Kirk Hammett: Mustaine toca rápido e eu, melódicoKirk Hammett
"Mustaine toca rápido e eu, melódico"


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280