Iced Earth: "Dê armas às pessoas, eduque-as e resolva o problema"
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 07 de março de 2018
O guitarrista Jon Schaffer, do Iced Earth, falou, em entrevista ao The Cassius Morris Show (transcrição via Blabbermouth), sobre a questão das armas de fogo nos Estados Unidos. Após sucessivos atentados envolvendo armas e pessoas consideradas comuns - o mais recente, em uma escola na cidade de Parkland, na Flórida -, o assunto tem sido muto debatido pela sociedade americana.
Schaffer disse que a população, no geral, não recebe informações verídicas sobre "quase nada". "É difícil que as pessoas fora dos EUA entendam, mas os americanos... todo o ponto de ter a Segunda Emenda não é nos proteger contra um ladrão ou poder sair para caçar", disse, em menção ao texto da Segunda Emenda Americana, que estabelece: "Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser infringido".
Jon destacou, ainda, que quando os Estados Unidos foram fundados, todos estavam caçando comida. "Não se ia ao Walmart para fazer compras, você saía para matar sua comida e comê-la. Era sobrevivência básica, mas todo o ponto é proteger-se contra um governo descontrolado", afirmou.
O músico questionou as campanhas feitas pelos governos em prol do desarmamento e disse que não é uma questão ligada a ideologias de direita ou esquerda. "É apenas constitucional. É meu direito me defender enquanto ser humano. Você tira esse direito, então, eu me torno um escravo muito rapidamente. E muitas pessoas ficaram tão domesticadas que não pensam que isso é uma possibilidade, mas, cara, é sim. Não faz muito tempo que tínhamos os maiores tiranos do mundo. Tenho estudado história a vida toda e não sou daqueles que dizem que certa coisa não pode acontecer, pois todos diziam isso antes do ocorrido", pontuou.
O líder do Iced Earth também propôs uma solução para a questão da violência ligada às armas de fogo. "Soará extremista para muita gente: ensine a todos a responsabilidade de se ter armas de fogo e garanta que todos as tenham. Soa maluco, mas foi assim que os Estados Unidos se estabeleceram, assim como muitas outras partes do mundo. Mas isso não é discutido e, cara, é um grande negócio", afirmou.
Schaffer acredita que, se as pessoas entendem os direitos constitucionais e as responsabilidades de se ter armas de fogo, bem como são treinadas a isso, as chances de se sofrer ataques do tipo diminuem. "A população suíça está armada e não tem esse tipo de coisa acontecendo. É tudo sobre perspectiva, cara, e tentar não sofrer lavagem cerebral sobre certas coisas, porque é, obviamente, o que fazem. É óbvio para mim, de qualquer forma. Prefiro aprender a partir da história em vez de líderes e políticos com uma agenda", disse.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo (em inglês e sem legendas).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Os 10 melhores álbuns do DSBM em uma lista para checar sua saúde mental
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
De Chris Poland a Teemu Mäntysaari, confira os guitarristas que passaram pelo Megadeth
Kiss: as dez mais pesadas releituras de músicas da banda


