Iced Earth: "Dê armas às pessoas, eduque-as e resolva o problema"
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 07 de março de 2018
O guitarrista Jon Schaffer, do Iced Earth, falou, em entrevista ao The Cassius Morris Show (transcrição via Blabbermouth), sobre a questão das armas de fogo nos Estados Unidos. Após sucessivos atentados envolvendo armas e pessoas consideradas comuns - o mais recente, em uma escola na cidade de Parkland, na Flórida -, o assunto tem sido muto debatido pela sociedade americana.
Schaffer disse que a população, no geral, não recebe informações verídicas sobre "quase nada". "É difícil que as pessoas fora dos EUA entendam, mas os americanos... todo o ponto de ter a Segunda Emenda não é nos proteger contra um ladrão ou poder sair para caçar", disse, em menção ao texto da Segunda Emenda Americana, que estabelece: "Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser infringido".
Jon destacou, ainda, que quando os Estados Unidos foram fundados, todos estavam caçando comida. "Não se ia ao Walmart para fazer compras, você saía para matar sua comida e comê-la. Era sobrevivência básica, mas todo o ponto é proteger-se contra um governo descontrolado", afirmou.
O músico questionou as campanhas feitas pelos governos em prol do desarmamento e disse que não é uma questão ligada a ideologias de direita ou esquerda. "É apenas constitucional. É meu direito me defender enquanto ser humano. Você tira esse direito, então, eu me torno um escravo muito rapidamente. E muitas pessoas ficaram tão domesticadas que não pensam que isso é uma possibilidade, mas, cara, é sim. Não faz muito tempo que tínhamos os maiores tiranos do mundo. Tenho estudado história a vida toda e não sou daqueles que dizem que certa coisa não pode acontecer, pois todos diziam isso antes do ocorrido", pontuou.
O líder do Iced Earth também propôs uma solução para a questão da violência ligada às armas de fogo. "Soará extremista para muita gente: ensine a todos a responsabilidade de se ter armas de fogo e garanta que todos as tenham. Soa maluco, mas foi assim que os Estados Unidos se estabeleceram, assim como muitas outras partes do mundo. Mas isso não é discutido e, cara, é um grande negócio", afirmou.
Schaffer acredita que, se as pessoas entendem os direitos constitucionais e as responsabilidades de se ter armas de fogo, bem como são treinadas a isso, as chances de se sofrer ataques do tipo diminuem. "A população suíça está armada e não tem esse tipo de coisa acontecendo. É tudo sobre perspectiva, cara, e tentar não sofrer lavagem cerebral sobre certas coisas, porque é, obviamente, o que fazem. É óbvio para mim, de qualquer forma. Prefiro aprender a partir da história em vez de líderes e políticos com uma agenda", disse.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo (em inglês e sem legendas).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
O difícil feito na música que nem Paul McCartney conseguiu, segundo Paulo Ricardo
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1996
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?


