Iced Earth: "Dê armas às pessoas, eduque-as e resolva o problema"
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 07 de março de 2018
O guitarrista Jon Schaffer, do Iced Earth, falou, em entrevista ao The Cassius Morris Show (transcrição via Blabbermouth), sobre a questão das armas de fogo nos Estados Unidos. Após sucessivos atentados envolvendo armas e pessoas consideradas comuns - o mais recente, em uma escola na cidade de Parkland, na Flórida -, o assunto tem sido muto debatido pela sociedade americana.
Schaffer disse que a população, no geral, não recebe informações verídicas sobre "quase nada". "É difícil que as pessoas fora dos EUA entendam, mas os americanos... todo o ponto de ter a Segunda Emenda não é nos proteger contra um ladrão ou poder sair para caçar", disse, em menção ao texto da Segunda Emenda Americana, que estabelece: "Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser infringido".
Jon destacou, ainda, que quando os Estados Unidos foram fundados, todos estavam caçando comida. "Não se ia ao Walmart para fazer compras, você saía para matar sua comida e comê-la. Era sobrevivência básica, mas todo o ponto é proteger-se contra um governo descontrolado", afirmou.
O músico questionou as campanhas feitas pelos governos em prol do desarmamento e disse que não é uma questão ligada a ideologias de direita ou esquerda. "É apenas constitucional. É meu direito me defender enquanto ser humano. Você tira esse direito, então, eu me torno um escravo muito rapidamente. E muitas pessoas ficaram tão domesticadas que não pensam que isso é uma possibilidade, mas, cara, é sim. Não faz muito tempo que tínhamos os maiores tiranos do mundo. Tenho estudado história a vida toda e não sou daqueles que dizem que certa coisa não pode acontecer, pois todos diziam isso antes do ocorrido", pontuou.
O líder do Iced Earth também propôs uma solução para a questão da violência ligada às armas de fogo. "Soará extremista para muita gente: ensine a todos a responsabilidade de se ter armas de fogo e garanta que todos as tenham. Soa maluco, mas foi assim que os Estados Unidos se estabeleceram, assim como muitas outras partes do mundo. Mas isso não é discutido e, cara, é um grande negócio", afirmou.
Schaffer acredita que, se as pessoas entendem os direitos constitucionais e as responsabilidades de se ter armas de fogo, bem como são treinadas a isso, as chances de se sofrer ataques do tipo diminuem. "A população suíça está armada e não tem esse tipo de coisa acontecendo. É tudo sobre perspectiva, cara, e tentar não sofrer lavagem cerebral sobre certas coisas, porque é, obviamente, o que fazem. É óbvio para mim, de qualquer forma. Prefiro aprender a partir da história em vez de líderes e políticos com uma agenda", disse.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo (em inglês e sem legendas).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain


Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Kiss: as dez mais pesadas releituras de músicas da banda


