Gene Simmons: de Van Halen a Bob Dylan, 5 atrativos do box "The Vault"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: IgorMiranda.com.br
Enviar correções  |  Ver Acessos

No início deste ano, Gene Simmons lançou o box set "The Vault", que contempla material de toda a sua carreira - 1966 a 2016, para ser mais preciso. A produção, em parceria com a Rhino, custa US$ 2 mil, mas também permite que o fã se encontre com Simmons pessoalmente. Infelizmente, o evento no Brasil, que seria em São Paulo, foi cancelado, mas o vocalista e baixista do Kiss segue por várias cidades do mundo com suas "Vault Experiences".

Anos 90: bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãsCorey Taylor: Verdades sobre Joey Jordison e Jim Root

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O paulistano Ricardo Manha Alati, fanático por Kiss desde o fim da década de 1990, faz parte do seleto grupo de fãs brasileiros que adquiriu o box set. E, em entrevista, revelou alguns dos grandes atrativos dos 11 CDs do box set. Vale destacar que, no link a seguir, todo o conteúdo do box set "The Vault" é detalhado e comentado, com fotos exclusivas e vídeos do "unboxing" do material:
http://www.igormiranda.com.br/2018/05/gene-simmons-the-vault...

Veja, abaixo, alguns dos principais destaques de "The Vault":

1) Demos com irmãos Van Halen

No 3° CD do box set, Gene Simmons incluiu três demos que gravou ao lado dos irmãos Eddie e Alex Van Halen, da banda Van Halen, descoberta pelo próprio Simmons na década de 1970. Os registros, datados de abril de 1977, trazem versões não-lapidadas de "Christine Sixteen" (presente no álbum "Love Gun", de 1977), "Tunnel Of Love" (que foi parar no disco solo de Simmons, de 1978) e "Have Love Will Travel" (que se tornou "Got Love For Sale", também lançada em "Love Gun").

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O Kiss recriou tudo que os irmãos Van Halen fizeram na demo. O solo de Eddie em 'Christine Sixteen' é superior ao de Ace, mas é a mesma coisa", conta Ricardo Manha Alati. A ideia de imitar o solo de Eddie Van Halen já havia sido revelada por Gene Simmons em depoimentos anteriores: os membros do Kiss gostaram tanto do que o lendário guitarrista havia feito na música que Ace Frehley copiou, nota por nota, o resultado obtido na demo.

2) Música gravada com Joe Perry

O primeiro CD do box contém a música "Mongoloid Man", gravada e artisticamente comandada por Joe Perry, guitarrista do Aerosmith. O registro é de 1979. "Say You Don't Want It", faixa anterior na tracklist, foi captada em 2001, já com Tommy Thayer na guitarra, e faz uso do mesmo riff de "Mongoloid Man".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conforme revelado no livro que acompanha o box set, Gene Simmons costumava convidar músicos para tocar em demos com o intuito de agilizar o trabalho. "Ele diz que às vezes, para ganhar tempo, convidava o pessoal pra tocar, caso do Joe Perry. Ele conta que saiu para jantar com os caras do Aerosmith e, simplesmente, chegou no Joe e falou sobre a faixa. Ele convidou Joe, que aceitou na hora. Gene comenta sobre a facilidade dos anos 1970: se fosse hoje em dia, teria que pedir permissão para advogados, entre outras complicações", disse Ricardo Manha Alati.

3) Composição com Vinnie Vincent

O grande destaque do 2° CD de "The Vault" é "I Wanna Live", composição de Gene Simmons em parceria com o guitarrista Vinnie Vincent, que integrou o Kiss de 1982 a 1984 e participou de algumas sessões de composição no início dos anos 1990. Três músicas ("Unholy", "Heart of Chrome" e "I Just Wanna") foram parar em "Revenge" (1992), mas "I Wanna Live" ficou para trás.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assim como em outras demos, Gene Simmons usou os trabalhos da banda Silent Rage para a base, enquanto que os vocais ficavam por conta dele. "Não está claro se Vinnie toca na música, mas tem um puta riff muito semelhante aos que Vinnie faz", afirma Ricardo Manha Alati.

4) Músicas que entrariam em discos do Kiss

Há várias músicas presentes no box set que poderiam ter entrado, de alguma forma, em discos do Kiss. Canções como "Are You Ready?", "It's My Life", "Legends Never Die" e "Juliet" são boas composições, segundo Ricardo Manha Alati. Há, ainda, outras faixas que são fortes, mas, não necessariamente, entrariam em um álbum da banda, como "I Wait", "Bells Of Freedom" e "Piece Of The Rock" - a última, co-escrita por Robert Fleischmann, ex-Journey e Vinnie Vincent Invasion.

"It's My Life" é um dos maiores exemplos de que há boas composições de Gene Simmons fora dos discos do Kiss. No box set, está presente a versão registrada na década de 1980. A música chegou a ser regravada no fim da década de 1990, com vocais divididos com Ace Frehley. Em 1988, o King Kobra a gravou e lançou no álbum "III".

"Particularmente, acho um pecado ela ter sido sempre deixada de lado. É Kiss puro. Mais uma vez, as vontades do Paul Stanley foram atendidas e essa música não entrou no 'Creatures', nem a outra versão esteve no 'Psycho Circus'. Ela é uma das milhares de frustrações que o Gene cita no livro. Ele sempre trazia boas músicas e os caras da banda detestavam - mais especificamente, Paul Stanley. Gene confessa que sempre fica chateado com isso", conta.

Ouça, a seguir, as demos dos anos 1980 (não necessariamente na mesma versão que "The Vault") e 1990.

Confira, abaixo, a versão do King Kobra.

5) Composições com Bob Dylan

Em "The Vault", há três composições de Gene Simmons com Bob Dylan. Há duas músicas - "Na, Na, Na, Na" (gravada com o músico Bag) e "Everybody Wants Somebody" (registrada com Tommy Thayer) - no CD 5 e "Waiting For The Morning Light" no CD 6. Juntas, as duas primeiras formaram a terceira, que foi lançada em "Asshole", álbum solo de Gene Simmons lançado em 2004.

Ouça "Waiting For The Morning Light" finalizada e retirada do "Asshole".

Além das três faixas, o box set também conta, no CD 5, com um registro de 15 minutos da própria sessão criativa de Gene Simmons e Bob Dylan, com ambos conversando, compondo e trocando ideias.

"Essa parte é um dos pontos altos do box. Gene conta como foi surreal e surpreendente o 'sim' de Bob Dylan ao convite para eles comporem juntos. Gene insistiu ao Bob Dylan para que ele criasse a letra, mas ele não pareceu muito interessado e, segundo Gene, ele sempre respondia: 'não, sr. Kiss, você faz as letras'. A parte de 15 minutos mostram como dois rockstars compõem uma música juntos. Dois violões, conversas e ideias... registro histórico", afirma Ricardo Manha Alati.

No link a seguir, todo o conteúdo do box set "The Vault" é detalhado e comentado, com fotos exclusivas e vídeos do "unboxing" do material. Veja abaixo.

http://www.igormiranda.com.br/2018/05/gene-simmons-the-vault...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Kiss"Todas as matérias sobre "Gene Simmons"


Kiss: baterista de 12 anos toca com a banda - e manda muito bemKiss
Baterista de 12 anos toca com a banda - e manda muito bem

Kiss: coisas que talvez você não saiba sobre a bandaKiss
Coisas que talvez você não saiba sobre a banda


Anos 90: bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãsAnos 90
Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs

Corey Taylor: Verdades sobre Joey Jordison e Jim RootCorey Taylor
Verdades sobre Joey Jordison e Jim Root


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336