The Leprechaun: folk rock brasileiro e independente
Por Eveline Stella de Araujo
Fonte: The Leprechaun e redes sociais
Postado em 08 de agosto de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
The LEPRECHAUN é uma banda paulista independente com produção autoral em inglês que iniciou tocando punk rock, em São Paulo, em 2009. Eles lançaram três álbuns e já venderam mais de 15 mil discos, com repercussão nacional e internacional.
No terceiro disco "Isóceles", produzido pela banda ao lado de Cesar Benzoni (O Bardo e o Banjo) e masterizado por John Gold (Green Day, Pearl Jam), a banda revela criatividade nos arranjos e nas letras, sem falar da excelente qualidade do som.
O grupo de 2012 para cá passou a mesclar influências do blue grass, folk irlandês e do rock incluindo banjo, violino, gaita e pandeiro entre os demais instrumentos musicais, criaram até uma pá-guitarra para compor a sonoridade única da banda. É considerada a maior banda de Folk Rock de São Paulo.
Os músicos são apaixonados pelo que fazem e na conversa sobre a utilização do banjo e do violino pelo grupo, os músicos Rafael Schardosim e Andrew Nathanael explicam de que forma a sonoridade da banda é construída para cativar o público.
"Eu não uso o mesmo banjo em todas as músicas do THE LEPRECHAUN. Eu tenho três banjos na verdade e que em algumas músicas eu preciso usar os outros dois. Quando a gente começou a compor as primeiras músicas nossa influência era de música celta, então eu fui atrás de um banjo irlandês, ele tem quatro cordas que tem um som bem específico [...] e no primeiro CD eu usei esse banjo. Já no segundo CD, Long Road, a banda procurou criativamente buscar outras influências para dar uma dinâmica agradável e uma sonoridade diversificada para as músicas, assim a família do banjo cresceu, incluindo também um banjo americano, com cinco cordas, com tom mais agudo que primeiro, tocado muito no ritmo Bluegrass nos EUA, possibilitando acordes mais ressonantes. E, nem sei se finalmente ou não, porque a banda nunca para de criar e inventar combinações de instrumentos, mas a família do banjo conta ainda com uma terceira opção. É um banjo de seis cordas, que combina o som de banjo mas funciona como uma guitarra ou violão, permitindo os acordes musicais mais variados encontrados no CD Long Road, o terceiro álbum da banda", comenta Rafael Schardosim.
Já Andrew Nathanael, o violinista do grupo afirma que a criatividade está em justamente utilizar esse instrumento fora do cenário previsto como o de uma orquestra, por exemplo, e comenta sobre os desafios em novas arenas:
"Eu nunca tinha tocado numa banda antes e eles já vinham do punk rock e agora de folk, e então eu fui experimentando coisas. Às vezes você quer fazer algum som e os harmônicos ficam legais e também peguei um pouco de referência da guitarra na interpretação e vou tentando coisas novas. No terceiro disco do The Leprechaun eu usei alguns efeitos que ficam bonitos, como a própria distorção que é um pouco mais arranhado... é preciso se manter atento ao longo do estudo e da prática para evitar vícios, por isso é importante manter o acompanhamento de alguém", conclui Andrew Nathanel.
Depois do primeiro CD, The years are just packed, em 2012, e do segundo CD, Long Road, em 2014, THE LEPRECHAUN confirma a presença na cena musical nacional e internacional de forma definitiva com Isóceles, o terceiro álbum da banda, em 2017.
No terceiro CD, Isóceles, as músicas Good Times (faixa 1) e Time Goes By (faixa 6) trazem batidas bem marcadas e um ritmo mais flutuante, ora acelerado ora mais lento, com muitos arranjos fortes no estilo folk rock irlandês, são um rock e tanto.
You Did Me Wrong (faixa 2) tem uma pegada espanhola num ritmo mais calmo marcado por castanhola. A letra é muito reflexiva, o que oferece uma excelente combinação com a melodia.
We Will Stand (faixa 4) utiliza um banjo mais grave e a vibe é mais folkrock estilo faroeste, com batidas mais acentuadas, presença sutil do violino e coro no final.
Já as músicas Nothing Is Gonna Be All Right (faixa 3) e Your Fault (faixa 5) são mais calmas e reflexivas, em Nothing Is Gonna Be All Right a melodia é apoiada no banjo mais agudo e nas guitarras e as batidas que dão o ritmo são mais suaves. Em Your Fault a melodia apoiada na guitarra e na bateria, são rocks mais embalados, lembram um pouco estilo de rock brasileiro como Legião Urbana ou Engenheiros do Havai, só com letra em inglês.
Outra influência brasileira nos arranjos é percebida em Sweet Home (faixa 7) com batidas bem definidas pela percurssão e o violino combinados com a gaita, o ritmo mais rápido é meio baião com rock em uma clara alusão ao sertão, belíssima composição e melodia.
Em ritmo de rock romântico Another Day On The Road (faixa 9) e I Walk Alone (faixa 10) são mais lentas sendo que Another day on the roa tem batidas de western com apoio na guitatarra, baixo e gaita e a segunda no estilo rock pop tem backvocal e apoio central na bateria.
Seguindo no ritmo rock'n roll pesado The Hunter (faixa 8) é bem pauleira mesmo, você sente forte a bateria, violino, vocal solo alternado com vocal em grupo. Grayscale (faixa 11) tem um ritmo mais rápido, com violino e bateria mais fortes, música que lembra os hinos de protesto e Painless (faixa 12) fecha o CD com com toque underground, marcado por palmas, batidas fortes e guitarra. Um arraso de música.
THE LEPRECHAUN busca inspiração na música celta e no folk irlandês para os arranjos com letras em inglês que trazem à tona questões para pensar e refletir, a mistura de vários instrumentos e influências da musicalidade brasileira revelam as tendências musicais da banda que é, diga-se de passagem, genial.
O material do THE LEPRECHAUN é fácil de encontrar na internet e nas redes sociais.
Facebook:
https://www.facebook.com/lpnpage/
A contratação para shows e eventos pode ser realizada por email ou pela caixa de mensagem da Fanpage no facebook da banda e aquisição dos CDs também. Lembre-se de indicar que leu essa matéria para prestigiar o site aqui quando falar com eles.
A composição atual do The Leprechaun conta com:
Fabiana Santos (vocal e pandeiro)
Bruno Stankevícius (guitarra)
Éric Fontes (baixo)
Rafael Macedo (bateria)
Andrew Nathanael (violino)
Rafael Schardosim (banjo e gaita)
E a composição do he Leprechaun na gravação do CD:
Fabiana Santos (vocal e pandeiro)
Bruno Stankevícius (guitarra)
Éric Fontes (baixo)
Guilherme Sokolovski (bateria)
Joseph Andrew (violino)
Rafael Schardosim (banjo e gaita)
Segue abaixo a indicação das faixas do CD que estão disponível também no youtube.
Faixas:
1. Good Times
2. You Did Me Wrong
3. Nothing Is Gonna Be All Right
4. We Will Stand
5. Your Fault
6. Time Goes By
7. Sweet Home
8. The Hunter
9. Another Day On The Road
10. I Walk Alone
11. Grayscale
12. Painless
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps