Elvis Presley: para Negra Li, ele realizou apropriação cultural
Por Igor Miranda
Fonte: Morning Show
Postado em 27 de novembro de 2018
A cantora Negra Li disse, em entrevista ao "Morning Show" da Rádio Jovem Pan, que Elvis Presley foi lançado em meio a uma proposta de apropriação cultural. Segundo ela, muitos artistas negros deixaram de fazer sucesso quando Presley atingiu a fama com seu estilo de música e performance.
Elvis Presley - Mais Novidades
"Quando o Eminem começou, tinham 500 negros fazendo sucesso no rap. Então, ele era um dos poucos ali. Mas no caso do Elvis Presley, muitas vozes foram tapadas quando ele foi descoberto. Muitos foram tirados para, tipo assim: 'vamos apresentar esse cara branco, com a voz e ritmo negros'. Os discos de muitos negros nessa época eram lançados sem o rosto deles na capa, para não mostrar que eram negros", disse ela, em determinado momento do programa onde o assunto era "apropriação cultural".
Em sua fala, Negra Li faz menção às origens do rock and roll. O estilo foi criado a partir da fusão de gêneros da música negra, como R&B e blues, e seus primeiros grandes nomes foram artistas negros, como Little Richard, Chuck Berry e Fats Domino.
Ao ser questionada se a medida não aproximaria as pessoas em vez de dividi-las, ao "apresentar a música branca a uma classe média americana, branca e tradicional", Negra Li respondeu que não. "Só acostumou mal dizendo: 'para que pegar negros se temos Elvis Presley?'", afirmou.
Negra Li destacou, ainda, que a cantora soul Joss Stone também se lançou em meio a apropriação cultural. "Tem uma menina branca, loira, com uma voz tão linda... Joss Stone, que tem a voz idêntica a de uma negra que ninguém fala dela. Esqueci o nome dela. Não é discórdia, é idêntica. Só que é muito mais interessante a Joss Stone, mostrá-la na capa, pois é linda, maravilhosa, jovem. Só que essa mulher que encontrei com a voz parecida é uma negra raiz, com cabelo crespo, e ninguém fala dela. A Joss Stone provavelmente a ouviu muito", disse.
Veja:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
A música do U2 que fez The Edge cair no choro ao ouvi-la pela primeira vez
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath

Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
Para Marty Friedman, Elvis Presley é uma "figura divina"
Led Zeppelin: O lendário e estranho encontro da banda com Elvis Presley


