Tom Morello: falando sobre tocar na afinação dropada em D
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 03 de março de 2019
O guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, Tom Morello, foi entrevistado pelo site Ultimate Guitar e dentre vários assuntos, falou sobre tocar em afinação dropada em D.
Morello: Esta é a minha guitarra Fender Telecaster que possuo há muito tempo, desde quando aprendi a fazer o tipo de afinação do grunge (dropada em D), mas eu precisava de uma guitarra de verdade para fazê-la, então, fiz uma troca com o meu colega de quarto na época. Ele tinha essa Telecaster e eu tinha um cubo da Marshall de 50 watts.
Morello: Fizemos uma troca justa e daquele dia em diante, comecei a tocar na afinação em D. Essa guitarra foi tocada em todas as músicas que eu fiz assim...
Morello: Este já é o meu 19º álbum na carreira (se referindo ao seu novo disco solo) e todos os 19 deles com todas as músicas na afinação em D, foram tocadas nesta guitarra.
Jornalista: Alguns dos seus riffs mais pesados, canções como "Cochise" (AUDIOSLAVE), "Freedom" e "Killing in The Name" (ambas do RAGE AGAINST THE MACHINE), são todos feitos com single coils?
Morello: Sim. É tudo captador single-coil. Essa é a coisa - ou uma das coisas, eu acho - que fez o RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e os meus riffs, terem soados de uma maneira pesada e diferente onde quer que fossem tocados.
Morello: E quando você toca na afinação em D - o que acaba reconfigurando o braço da guitarra - faz você pensar de forma diferente, porque você coloca o dedo em um ponto que soa diferente quando você está na afinação dropada.
Jornalista: Por que você parou na afinação em D e não explorou outras afinações?
Morello: As músicas que eu toco não são todas dropadas em D, mas de certa forma, sou uma espécie de tradicionalista e quando as pessoas começam a usar outro tipo de afinação, sempre imagino que elas podem explorar tudo por si mesmas.
Confira o videoclipe da canção "Freedom", lançada no álbum homônimo de estreia do RAGE AGAINST THE MACHINE em 1992:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
As cinco músicas que Slash escolheria para ouvir se o mundo estivesse acabando
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe

O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer


