Tom Morello: falando sobre tocar na afinação dropada em D

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Brunelson T., Fonte: Rock in The Head
Enviar Correções  

O guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, Tom Morello, foi entrevistado pelo site Ultimate Guitar e dentre vários assuntos, falou sobre tocar em afinação dropada em D.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Morello: Esta é a minha guitarra Fender Telecaster que possuo há muito tempo, desde quando aprendi a fazer o tipo de afinação do grunge (dropada em D), mas eu precisava de uma guitarra de verdade para fazê-la, então, fiz uma troca com o meu colega de quarto na época. Ele tinha essa Telecaster e eu tinha um cubo da Marshall de 50 watts.

Morello: Fizemos uma troca justa e daquele dia em diante, comecei a tocar na afinação em D. Essa guitarra foi tocada em todas as músicas que eu fiz assim...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Morello: Este já é o meu 19º álbum na carreira (se referindo ao seu novo disco solo) e todos os 19 deles com todas as músicas na afinação em D, foram tocadas nesta guitarra.

Jornalista: Alguns dos seus riffs mais pesados, canções como "Cochise" (AUDIOSLAVE), "Freedom" e "Killing in The Name" (ambas do RAGE AGAINST THE MACHINE), são todos feitos com single coils?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Morello: Sim. É tudo captador single-coil. Essa é a coisa - ou uma das coisas, eu acho - que fez o RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e os meus riffs, terem soados de uma maneira pesada e diferente onde quer que fossem tocados.

Morello: E quando você toca na afinação em D - o que acaba reconfigurando o braço da guitarra - faz você pensar de forma diferente, porque você coloca o dedo em um ponto que soa diferente quando você está na afinação dropada.

publicidade

Jornalista: Por que você parou na afinação em D e não explorou outras afinações?

Morello: As músicas que eu toco não são todas dropadas em D, mas de certa forma, sou uma espécie de tradicionalista e quando as pessoas começam a usar outro tipo de afinação, sempre imagino que elas podem explorar tudo por si mesmas.

Confira o videoclipe da canção "Freedom", lançada no álbum homônimo de estreia do RAGE AGAINST THE MACHINE em 1992:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicosMetallica
Ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicos

Dane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhorDane-se Bruce Dickinson
Simone Simons no metrô é muito melhor


Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.

Mais matérias de Brunelson T. no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 WhiFin Goo336