Tom Morello: falando sobre tocar na afinação dropada em D
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 03 de março de 2019
O guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, Tom Morello, foi entrevistado pelo site Ultimate Guitar e dentre vários assuntos, falou sobre tocar em afinação dropada em D.
Morello: Esta é a minha guitarra Fender Telecaster que possuo há muito tempo, desde quando aprendi a fazer o tipo de afinação do grunge (dropada em D), mas eu precisava de uma guitarra de verdade para fazê-la, então, fiz uma troca com o meu colega de quarto na época. Ele tinha essa Telecaster e eu tinha um cubo da Marshall de 50 watts.
Morello: Fizemos uma troca justa e daquele dia em diante, comecei a tocar na afinação em D. Essa guitarra foi tocada em todas as músicas que eu fiz assim...
Morello: Este já é o meu 19º álbum na carreira (se referindo ao seu novo disco solo) e todos os 19 deles com todas as músicas na afinação em D, foram tocadas nesta guitarra.
Jornalista: Alguns dos seus riffs mais pesados, canções como "Cochise" (AUDIOSLAVE), "Freedom" e "Killing in The Name" (ambas do RAGE AGAINST THE MACHINE), são todos feitos com single coils?
Morello: Sim. É tudo captador single-coil. Essa é a coisa - ou uma das coisas, eu acho - que fez o RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e os meus riffs, terem soados de uma maneira pesada e diferente onde quer que fossem tocados.
Morello: E quando você toca na afinação em D - o que acaba reconfigurando o braço da guitarra - faz você pensar de forma diferente, porque você coloca o dedo em um ponto que soa diferente quando você está na afinação dropada.
Jornalista: Por que você parou na afinação em D e não explorou outras afinações?
Morello: As músicas que eu toco não são todas dropadas em D, mas de certa forma, sou uma espécie de tradicionalista e quando as pessoas começam a usar outro tipo de afinação, sempre imagino que elas podem explorar tudo por si mesmas.
Confira o videoclipe da canção "Freedom", lançada no álbum homônimo de estreia do RAGE AGAINST THE MACHINE em 1992:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
Regis Tadeu detona nova de Tony Iommi: "Merda do tamanho da Torre de Babel"
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
O membro dos Ramones que comia baratas e formigas por dinheiro: "Era divertido!"
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
A reação do atual guitarrista do Deep Purple ao ver Ritchie Blackmore com a banda
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Chris Caffery compara volta do Savatage ao retorno do Pantera



Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Tom Morello se impressiona com brasileiro de 10 anos de idade que toca nove instrumentos


