Tom Morello: falando sobre tocar na afinação dropada em D
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 03 de março de 2019
O guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, Tom Morello, foi entrevistado pelo site Ultimate Guitar e dentre vários assuntos, falou sobre tocar em afinação dropada em D.
Morello: Esta é a minha guitarra Fender Telecaster que possuo há muito tempo, desde quando aprendi a fazer o tipo de afinação do grunge (dropada em D), mas eu precisava de uma guitarra de verdade para fazê-la, então, fiz uma troca com o meu colega de quarto na época. Ele tinha essa Telecaster e eu tinha um cubo da Marshall de 50 watts.
Morello: Fizemos uma troca justa e daquele dia em diante, comecei a tocar na afinação em D. Essa guitarra foi tocada em todas as músicas que eu fiz assim...
Morello: Este já é o meu 19º álbum na carreira (se referindo ao seu novo disco solo) e todos os 19 deles com todas as músicas na afinação em D, foram tocadas nesta guitarra.
Jornalista: Alguns dos seus riffs mais pesados, canções como "Cochise" (AUDIOSLAVE), "Freedom" e "Killing in The Name" (ambas do RAGE AGAINST THE MACHINE), são todos feitos com single coils?
Morello: Sim. É tudo captador single-coil. Essa é a coisa - ou uma das coisas, eu acho - que fez o RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e os meus riffs, terem soados de uma maneira pesada e diferente onde quer que fossem tocados.
Morello: E quando você toca na afinação em D - o que acaba reconfigurando o braço da guitarra - faz você pensar de forma diferente, porque você coloca o dedo em um ponto que soa diferente quando você está na afinação dropada.
Jornalista: Por que você parou na afinação em D e não explorou outras afinações?
Morello: As músicas que eu toco não são todas dropadas em D, mas de certa forma, sou uma espécie de tradicionalista e quando as pessoas começam a usar outro tipo de afinação, sempre imagino que elas podem explorar tudo por si mesmas.
Confira o videoclipe da canção "Freedom", lançada no álbum homônimo de estreia do RAGE AGAINST THE MACHINE em 1992:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Brann Dailor explica título do novo álbum do Mastodon, "Marrow Deep"
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock

As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
Os 10 maiores álbuns autointitulados de todos os tempos, em lista da Revolver Magazine
Lars Ulrich, do Metallica, comenta como foi o último show do RATM


