Rock: Depois do Nirvana o interesse acabou?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Hernane Alencar, Fonte: Hernane Alencar
Enviar correções  |  Ver Acessos

Antes de qualquer coisa, o intuito dessa matéria não é colocar em questão se você gosta de Nirvana ou não, ou se considera a banda importante pro Rock, mesmo porque é algo subjetivo, não teria sentido discutir. A análise aqui vai além de gostos pessoais.

Viking Metal: Com um machado na mão, o que você quiser, você pode!Show de Rock: as diferenças entre os anos 80 e 2010

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se projete pro começo dos 90's (pra isso precisa de ter mais de 30 anos, óbvio...). Você é aquele adolescente espinhento que sai da escola, vai pra casa almoçar enquanto assiste desenho na Globo ou joga video game. É uma época em que não há telefone móvel, internet... a unica maneira de se informar é lendo uma revista de atualidades ou pela TV.

De repente surge uma Banda, em especial uma música, que começa aparecer como pano de fundo pra um monte de programa de esportes e afins, uma música estranha, forte, pesada, mas que não chega necessariamente a soar como heavy metal ou hard rock que estamos acostumados a ouvir. Você procura saber do que se trata e se depara com "Smells like teen spirit" de uma Banda com nome estranho: Nirvana.

De repente a Banda toma conta de tudo! A emissora de TV dedicada a música começa passar o clip da música 24 horas por dia. Logo em seguida pipocam outros clipes da mesma Banda, como "Come as you are" e "Lithium"... a desgraça estava feita!

A verdade é que o Nirvana surgiu como uma bomba! O resto da história, ou seja, o fato de ter aberto as portas pro Rock de garagem, pra cena alternativa e bla bla bla já se tornou cliche, afinal, foi justamente o que ocorreu e por causa deles conhecemos o som de Seatle (ironia do destino não é a cidade do Nirvana, eles eram de Aberdeen...).

Meu texto poderia acabar aqui, porém, apesar de fazer parte do contexto, o que quero mostrar é que o Nirvana não serviu apenas pra colocar a música alternativa no mainstream como maioria prega.

Lembro-me que quando conheci o Nirvana, não gostava de Rock n roll, era algo que não me importava, mas conhecendo a Banda, algo despertou dentro de mim. Passei a procurar por informações sobre o estilo e comecei ouvir Bandas dos mais variados estilos dentro do Rock que através do "boom" que o Nirvana fez na cena musical, passaram a ser reconhecidas por pessoas que não faziam parte do mundo "roqueiro" ou "metaleiro" - Globo Copyright. Ou seja, com o surgimento do Nirvana, pessoas "comuns" como eu passaram a se interessar por Rock em geral, e não apenas o Rock alternativo que o Nirvana trouxe na bagagem e hoje em dia, maioria das pessoas de minha idade, que viveram a adolescência nessa época são grandes consumidores de bandas de Metal e Hard Rock justamente por terem sido introduzidos ao Rock pelo Nirvana. E tem gente que ainda diz que o Nirvana enterrou o Metal e o Hard Rock nos anos 90...

Aliás, depois do Nirvana não existiu nenhuma banda que provocasse algo sequer parecido...

E você? Que Banda te introduziu no mundo do Rock? Quando o Nirvana surgiu você já gostava das Bandas que gosta hoje? Aliás, você já era nascido? Nos conte mais...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Nirvana"


Dave Grohl: qual riff dos Beatles é mais pesado do que Black Sabbath?Dave Grohl
Qual riff dos Beatles é mais "pesado" do que Black Sabbath?

Dave Grohl: Chris não se comparava com o resto dos maníacos de SeattleDave Grohl
"Chris não se comparava com o resto dos maníacos de Seattle"


Viking Metal: Com um machado na mão, o que você quiser, você pode!Viking Metal
Com um machado na mão, o que você quiser, você pode!

Show de Rock: as diferenças entre os anos 80 e 2010Show de Rock
As diferenças entre os anos 80 e 2010


Sobre Hernane Alencar

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336