Pesquisa: Ouvir Heavy Metal faz bem a sua saúde mental
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Tenho mais amigos do que disco
Postado em 15 de agosto de 2019
Quantas vezes nós não temos um dia difícil, trânsito, trabalho, algum cliente chato, problemas no relacionamento, filhos, falta de grana, enfim, os habituais e tradicionais dissabores da chamada vida moderna. Nessa hora é comum estabelecermos algum ritual que nos ajude a "segurar o rojão". No meu caso, e creio eu, de muitas outras pessoas, fãs do rock, mais especificamente do velho e bom Heavy Metal, o ritual é bem simples: colocamos o fone de ouvido,aumentamos o volume até o máximo, escolhemos uma banda do nosso agrado e a jornada começa, como se por um passe de mágica nós nos encontrássemos em uma espécie de mundo paralelo, onde somente o som importa!
Após alguns minutos na "câmara de descompressão" e a adrenalina, a raiva e a frustração começassem a desaparecer. Entramos em um verdadeiro processo de "catarse" espontânea, transmutando sentimentos negativos, canalizando os mesmos na direção do outro mundo, através da música. Uma verdadeira sessão de terapia, com a vantagem, é claro, de economizarmos uma bela grana com o terapeuta.
Pois bem, essas sensação que muitos de nós experimentam, nessas circunstâncias, agora foram comprovadas e compreendidas através de pesquisas no campo da psicologia. O professor e pesquisador no campo da psicologia, o britânico Nick Perham, e fã de Heavy Metal, comprovou, através de uma pesquisa de natureza empírica, que ao ouvir Heavy Metal, principalmente com músicas onde as letras envolvam temas relacionados a violência, acaba por gerar uma sensação de bem estar, pois o ouvinte acaba por canalizar a sua raiva na audição da música, reelaborando seus sentimentos, ou seja, o fã acaba por lidar de forma mais positiva e saudável com processos que envolvam sentimentos negativos, dentre eles a raiva.
Segundo o professor Nick Perham: O Heavy Metal não aumenta a raiva em quem ouve, mas sim suas emoções positivas, sugerindo que ouvir música extrema representa uma maneira saudável e funcional de processar a raiva.
Além disso, o professor acrescenta que ouvir Heavy Metal pode estimular o pensamento reflexivo e de natureza científica:
Examinando as acusações de violência e ofensas — que envolveram artistas mundialmente famosos como Cradle of Filth, Ozzy Osbourne e Marilyn Manson — os estudantes podem se engajar em pensamento científico, explorando falácias lógicas, questões de design de pesquisa e vieses de pensamento
Ou seja, agora temos a desculpa perfeita para ouvir Heavy Metal: ele faz um bem enorme a nossa saúde mental!
Longa vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps