Led Zeppelin: acusação de plágio contra "Stairway To Heaven" volta ao tribunal
Por Igor Miranda
Fonte: Variety
Postado em 24 de setembro de 2019
A acusação de plágio feita contra o vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page graças à música "Stairway To Heaven", do Led Zeppelin, voltou a ser julgada em um tribunal de San Francisco, nos Estados Unidos, na segunda-feira (23). A ação foi movida por Michael Skidmore, representante de Randy California, músico já falecido da banda Spirit - é alegado que o grupo copiou a faixa "Taurus".
Skidmore moveu a ação em 2014. Dois anos depois, o veredicto final decidia em favor do Led Zeppelin, apontando que as músicas não eram substancialmente similares. O representante de Randy California recorreu algumas vezes, mas sem sucesso.
A corte federal irá divulgar, nos próximos dias, a sua avaliação sobre a validade do recurso. Caso seja considerado válido, a ação será retomada.
A nova parte do processo foi iniciada por Francis Malofiy, um advogado definido como "controverso" pelo site da revista Variety. Recentemente, algumas ações semelhantes trouxeram derrotas em seu veredicto final - casos de "Blurred Lines" (Robin Thicke e Pharrell Williams) e "Dark Horse" (Katy Perry), cujos autores precisaram indenizar quem os processou.
Malofiy, inclusive, foi responsável por conseguir uma dessas derrotas a artistas consagrados. Uma decisão fez com que compositores de uma música de Usher pagassem US$ 44 milhões para um compositor chamado Dan Marino.
O caso envolvendo "Stairway To Heaven" é considerado tão crucial pela justiça americana que o responsável por julgar outra acusação de plágio - de que "Thinking Out Loud", de Ed Sheeran, teria copiado arranjos de "Let's Get It On", de Marvin Gaye - está esperando o resultado para saber como formular sua decisão.
Compare as músicas envolvidas na ação do Led Zeppelin:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps