Tool: "Fear Inoculum" foi o álbum de rock mais vendido nos EUA em 2019
Por Igor Miranda
Fonte: BuzzAngle Music
Postado em 14 de janeiro de 2020
A BuzzAngle Music divulgou um relatório com dados do consumo de música nos Estados Unidos em 2019. Entre os dados publicados, há rankings que mostram quais os álbuns mais vendidos do ano.
No ranking que compila os discos mais comercializados em 2019 nos Estados Unidos, "Fear Inoculum", do Tool, aparece em 8° lugar, com 344 mil cópias vendidas. Entre bandas de rock, é o trabalho que ocupa a posição mais alta.
O top 3 é tomado por artistas de gêneros mais pop, como Taylor Swift (em 1°, com "Lover"), Billie Eilish (em 2°, com "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?") e Jonas Brothers (em 3°, com "Happiness Begins"). A quarta posição é de Harry Styles, que flerta com o rock no trabalho solo "Fine Line".
Graças ao filme "Bohemian Rhapsody", o Queen aparece no ranking de álbuns mais vendidos de 2019 com duas entradas: a trilha sonora do longa, em 15°, e as coletâneas "Greatest Hits" e "The Platinum Collection - Greatest Hits I II and III", nas posições de número 18 e 20. Os Beatles também figuram na lista, em 16°, com "Abbey Road" - provavelmente, devido ao relançamento que celebra o 50° aniversário do disco.
Em outros tópicos do levantamento, há mais informações interessantes relacionadas ao rock. Na parte em que são apresentados os artistas com maiores vendas de álbuns no quinquênio (últimos 5 anos), o Metallica aparece na 4ª posição, com 2.067.484 cópias comercializadas. A banda está atrás somente de Adele (1°), Taylor Swift (2°) e Ed Sheeran (3°).
Na mesma lista, há nomes como Beatles (8°), Queen (17°), Pink Floyd (22°), Fall Out Boy (23°) e Led Zeppelin (24°).
Vale destacar nenhum álbum do Metallica aparece entre os mais vendidos do quinquênio. Porém, a banda está entre as que mais comercializaram cópias de álbuns no período devido à soma de "Hardwired... To Self-Destruct" (2016), trabalho mais recente, com o "Black Album" (1991), que segue batendo recordes mesmo décadas após seu lançamento.
O levantamento pode ser conferido, na íntegra, no site da BuzzAngle Music.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps