Shaman: Rafael Bittencourt vai ao show em SP e celebra recomeço da banda
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 11 de fevereiro de 2020
O guitarrista do Angra, Rafael Bittencourt, esteve presente no show que deu início à nova formação do Shaman, no último domingo (9), em São Paulo. A banda está seguindo suas atividades com o vocalista Alírio Netto no lugar de Andre Matos, falecido em 2019. Luis Maruitti (baixo), Hugo Mariutti (guitarra) e Ricardo Confessori (bateria) completam a formação.

Ex-colega de Andre Matos no Angra na década de 1990, Rafael Bittencourt comemorou a continuidade do Shaman em uma publicação nas redes sociais. "Fui ao show do Shaman e testemunhei um momento de glória. O luto e a saudade pairavam no ar junto com o orgulho de uma estória que não pode ser perdida. O que fazemos enquanto músicos e artistas tem intenção de transcender à matéria e ao tempo", afirmou.
O músico completou: "Não queremos que parem de tocar nossas músicas depois de nossas passagens. Ao contrário, é uma maneira de nos fazermos presentes enquanto as notas e melodias ecoarem por este mundo. Foi isso que eu vi. Andre Matos, falecido em 8 de junho do ano passado, estava lá com eles no palco. E com todos nós que assistíamos".

Bittencourt aponta que Andre Matos, agora, ocupa um novo posto no Shaman. "Aos poucos, um certo tom de 'festa de despedida' foi sendo substituído pelo 'seja bem vindo de volta!'. E vimos o André encontrando seu novo lugar na banda. Mostrando que a arte dá sim acesso a um plano mais amplo da realidade que insistimos em limitar", disse.
Ainda na publicação, foram feitos elogios à performance do Shaman. "A banda estava emocionada pra caramba e super ensaiada. A garra e o peso de quem levanta a tocha na guerra mesmo vendo seu exército desfalcado pela foice da morte. Sr. Alirio Neto foi ovacionado logo após a primeira música. Ninguém melhor do que ele para esta posição que exige não apenas uma técnica, mas coragem e estrutura emocional. Parecia um estandarte de fé e verdade. É preciso muita disciplina e dedicação para atingir a competência que ele conquistou", afirmou.

Por fim, Rafael Bittencourt reforçou que os músicos do cenário heavy metal do Brasil não são desunidos. "E para quem diz que o metal é desunido, devo discordar. Foi também uma festa para amigos, colegas e companheiros de profissão. Nos divertimos, torcemos, choramos juntos com este recomeço. A foto acima mostra um pouco da alegria pós-show. Agradeço aos gerentes do destino o privilégio de fazer parte da plateia nesta noite histórica", concluiu.
Na seção de comentários, Luís Mariutti disse: "Poxa Rafael, você me emocionou!". Alírio Netto, por sua vez, afirmou: "Padrinho você é foda e eu te amo cara. Ter você lá foi apoiando e emocionando fez tudo mais especial. Obrigado meu irmão".

No mesmo espaço, um fã sugeriu uma turnê conjunta reunindo Shaman e Angra. Rafael Bittencourt confirmou que existe um planejamento nesse sentido ao responder com a hashtag "#próximopasso".
Veja a publicação:
O show do Shaman no último domingo (9) marcou não apenas a estreia de Alírio Netto, como, também, a performance de uma música inédita: "Brand New Me", a primeira da nova formação. A banda segue completa por Luis Maruitti (baixo), Hugo Mariutti (guitarra) e Ricardo Confessori (bateria).

A apresentação foi marcada por trazer um repertório bastante focado no álbum "Ritual", de 2002, com 8 músicas tocadas no total. O restante foi composto por faixas de "Reason" (2005), com 6 ao todo (contando com o cover de "More", original do Sisters of Mercy), e algumas versões, como o medley com "Living for the Night" (Viper), "Endeavour" (Andre Matos solo), "No Need to Have an Answer" (Virgo) e "The Show Must Go On" (Queen).
O show contou com participações de Marcus Viana no violino em uma série de músicas, como "Fairy Tale" e "Born To Be", e do cantor Bruno Sutter (Massacration) na faixa final, "Pride" - que também contou com Viana.

Agenda do Shaman:
14/02 - Circo Voador, Rio de Janeiro
07/03 - Toinha, Brasília
08/03 - Bolshoi, Goiânia
04/04 - Mr. Rock, Belo Horizonte
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps