Ayreon: entrevista exclusiva com Arjen Anthony Lucassen
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 05 de março de 2020
Arjen Anthony Lucassen é um músico bastante privilegiado: compositor, produtor e multi-instrumentista, ele já teve a oportunidade de trabalhar com vários nomes conhecidos da música nos seus mais de 30 anos de experiência.
Seu mais recente projeto é o AYREON, um progressivo moderno, com apresentações sempre contando com a participação de grandes nomes da música.
Para se ter uma ideia da sua capacidade de atrair convidados ilustres, para execução ao vivo do álbum "Into The Electric Castle", ele conseguiu reunir Fish (ex-MARILLION), Thijs van Leer (FOCUS), Ed Warby (AYREON), Edwin Balogh e George Oosthoek (ex-ORPHANAGE), além deles, Simone Simons (EPICA), Mark Jansen (MAYAN) e muitos outros.
Para saber mais sobre esse super projeto que gerou o disco "Electric Castle Live And Other Tales", o site brasileiro 80 Minutos conseguiu uma entrevista exclusiva com o simpático Arjen.
A entrevista abaixo foi conduzida por André Luiz Paiz.
ALP: Olá Arjen, bem-vindo novamente ao 80 Minutos!
AAL: Olá André e todos os meus fiéis fãs aí do Brasil. Espero que gostem da entrevista! Eu tentarei ser o mais sério possível (risos).
ALP: Estamos aqui para falar sobre o seu mais novo e espetacular projeto ao vivo.
AAL: Obrigado pelo elogio! Sim, estou muito orgulhoso dele.
ALP: Viemos falar sobre o lançamento do "Electric Castle Live And Other Tales". Por favor, nos conte um pouco sobre a magia ao redor deste evento e também o trabalho por detrás dele. Pensei que seria impossível fazer isso novamente após o "Ayreon Universe", mas você conseguiu!
AAL: Eu mesmo estou muito surpreso! Porém, eu jamais teria conseguido fazer isso sozinho. Uma grande parte dos créditos vão para o tecladista Joost Van Der Broek, que cuidou da maior parte. Eu fiquei encarregado do arranjo das músicas e dos músicos participantes. Felizmente, a maior parte do cast original se mostrou bastante empolgado em participar, então não tive que persuadi-los. E a banda foi praticamente a mesma das apresentações do "Ayreon Universe". É um grupo fantástico e nem precisei me preocupar muito com isso.
ALP: O lançamento está em pré-venda e disponível em diversos formados. Quais as vantagens de adquirir o produto neste momento e como chegar até ele?
AAL: A principal vantagem em adquirir o produto agora... é porque ele pode acabar (risos). Há um box de madeira que é uma versão fantástica, porém limitada a 1500 cópias (nota: link da loja ao final da matéria). Muitas já se foram, mas ainda temos algumas disponíveis. Ela vem acompanhada de diversos itens bem legais. Mas, devo avisá-los, não é barato. Para aqueles que consideram ser um investimento muito alto, o que eu certamente compreendo, existem vários outros formatos.
ALP: Agora falando um pouco sobre o cast, você conseguiu chegar bem próximo do line-up original. E teremos o Fish! Mal posso esperar para vê-lo ao vivo cantando as músicas do álbum. Assistindo o documentário extra do "Ayreon Universe", vi que Jay Van Feggelen estava bastante inseguro para participar daqueles shows. Vocês chegaram a conversar novamente sobre uma nova participação dele?
AAL: Não, eu deliberadamente não tentei. Ele não estava feliz por toda a insegurança que sentiu durante os shows do "Ayreon Universe", então eu não quis fazer com que ele passasse isso novamente. Substituí-lo foi fácil, com o grande Jaycee (John JayCee Cuijpers – PRAYING MANTIS). Ele se transformou no Bárbaro assim que pisou no palco. Ele possui uma grande voz e um grande carisma.
ALP: Outra ausência que será sentida é a de Sharon Den Adel (WITHIN TEMPTATION), embora Simone Simons (EPICA) se mostrou bastante empolgada para participar quando comentamos sobre isso em uma entrevista que fizemos em agosto passado.
AAL: Sharon infelizmente estava muito ocupada com o WITHIN TEMPTATION, mas isso acabou se transformando em uma grande oportunidade de trabalhar com a Simone novamente. Ela é fantástica, linda, talentosa e amável.
Para ler o restante dessa entrevista, acesse o site do 80 Minutos:
https://80minutos.com.br/interview/61
Para adquirir os produtos oficiais do AYREON, acesse a página da Mascot Label:
https://www.mascotlabelgroup.com/ayreon/
Confira a versão ao vivo de "Garden Of Emotions":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"


Top 10: Álbuns conceituais
Gigantes do Rock e Metal: alguns músicos muito, muito altos


