Qual a primeira música composta pelo Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: Guitar World
Postado em 02 de abril de 2020
O guitarrista Tony Iommi falou, em entrevista à Guitar World, sobre os primórdios do Black Sabbath. O músico relembrou, entre outros detalhes, qual foi a primeira música que a banda compôs, ainda no fim da década de 1960.
Black Sabbath - Mais Novidades
Iommi pontuou que a sonoridade do Sabbath se desenvolveu "ao longo de um período". "Estávamos ficando cada vez mais barulhentos e pesados. Decidimos que essa seria a forma como gostaríamos de seguir", disse.
Foi a partir dessa inspiração que surgiu a primeira música do Black Sabbath. "Cheguei com aquele riff de 'Wicked World'. Foi a primeira canção que fizemos e realmente gostamos da forma como tudo estava seguindo", contou o músico.
A segunda música criada pela banda evidenciou, ainda mais, esse caminho musical. "A faixa 'Black Sabbath' foi a segunda. Tocamos essas músicas em uma casa de shows de blues e as pessoas chegavam perguntando: 'realmente gostamos disso, o que é isso?'. Então, explicávamos que eram músicas nossas. Isso provocou tudo. A música 'Black Sabbath' era a referência do caminho que seguiríamos", disse Iommi.
O guitarrista destacou, ainda, que a origem dos integrantes do Black Sabbath influenciou bastante na sonoridade. "O local onde morávamos era um pouco sombrio. Sempre rolavam brigas de gangues e só Deus sabe o que mais. Ozzy (Osbourne, vocalista) e eu trabalhávamos em fábricas, Geezer (Butler, baixista) trabalhava em escritório, seria um contador, mas existia um desejo de fugir daquilo", afirmou.
Tony Iommi comentou que sempre sonhava em estar "em um palco", mas nunca de forma musical. "Eu costumava praticar esportes. Achava que faria algo relacionado a isso. Foi estranho quando a música dominou tudo. Lembro de fazer um show um dia e pensar: 'é essa a imagem que eu costumava me enxergar, estando no palco'", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu


Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
Um dos maiores hinos do Metal, e que Ozzy disse ser "a 'Paranoid'" daquela outra banda
Slash: surpreendendo ao apontar qual o riff mais pesado de todos os tempos
Lista: 30 discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


