Angus Young, do AC/DC, diz que se move feito louco no palco para não levar garrafada
Por Igor Miranda
Postado em 21 de agosto de 2020
Angus Young é um dos guitarristas com mais presença de palco em todo o rock. Nos shows do AC/DC, o músico circula de forma ensandecida por todo o palco, com seu uniforme escolar, enquanto dispara riffs de peso e solos claramente influenciados pelo blues.
Em entrevista publicada recentemente pelo site da revista Total Guitar, Young revela que tal postura no palco surgiu, inicialmente, como uma forma de defesa. A banda do guitarrista magrinho e baixinho vivia tocando em pubs cheios de pessoas, digamos, "perigosas".
Em abril de 1974, o AC/DC tocou no Victoria Park, em Sydney, a céu aberto, e foi nessa ocasião que Angus estreou seu peculiar uniforme escolar. Surgiu aí, também, a forma de se movimentar no palco.
"Essa ocasião me fez ter o sentimento mais assustador que eu já tive na vida em cima de um palco, mas, graças a Deus, eu não tive tempo para pensar. Apenas fui. A primeira reação do público aos shorts e tudo o mais foi a mesma de um monte de peixes esperando a comida: todos de boca aberta", afirmou.
Com medo de sofrer rejeição, Angus Young passou a se movimentar no palco para se impor diante do público. "Eu só tinha uma coisa em mente: não queria me tornar um alvo de garrafadas. Achei que se ficasse parado, eu seria um alvo. Então, eu nunca mais parei de me mexer. Eu sabia que se eu ficasse parado, estaria morto", disse.
Apesar disso, em outra ocasião, Angus chegou a ser atingido por uma bota no palco. Ele precisou da ajuda do irmão, o também guitarrista Malcolm Young, para subir no palco nessa ocasião.
"De repente, senti uma bota e comecei a andar. Estava aquele silêncio mortal. Tudo o que você pode fazer é tocar - e rezar! Você abaixa a cabeça e torce para que não venha nenhuma garrafa. Isso se tornou parte da minha presença de palco. Aprendi a fazer a dança do 'pato' e seguir me movendo", afirmou.
Em 1976, durante um show no Reading Festival, surgiu outro "número" tradicional do guitarrista: seu breve striptease diante da plateia. Ele revelou que teve a ideia de fazer isso após estar diante de uma bela mulher loira na plateia - e, claro, não foi para tentar seduzi-la.
"Uma garota loira começou a entrar bem devagar na área de fotógrafos em frente ao palco e havia 30 mil olhos a observando. Ela realmente estava tirando atenção do show. Malcolm disse: 'você precisa fazer algo para a plateia voltar a prestar atenção na gente!'. Então, tirei as calças", disse Angus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
O disco que vendeu uma barbaridade e ficou conhecido como o álbum que matou o Britpop
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Def Leppard anuncia box-set e divulga cover inédito dos Beatles
Por que não dava para AC/DC ser como o Van Halen, com loirão rebolando no palco
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
O cantor que gostaria de ser uma mistura entre Bon Scott e Freddie Mercury
A experiência acústica que revelou a genialidade de Bon Scott longe do AC/DC
A canção do AC/DC que Angus Young mostraria para quem não conhece a banda
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
O guitarrista famoso que Angus Young considerava "chato" sem seu vocalista
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O álbum clássico do AC/DC que para Malcolm Young só tem uma única música boa
Roger Waters confessa que não tem o mínimo interesse em AC/DC ou Van Halen


