Rock in Rio: Por que o festival repete tanto as atrações? A resposta de Medina
Por Igor Miranda
Postado em 18 de dezembro de 2020
O Rock in Rio é um dos maiores festivais do mundo, mas alguns detalhes ainda incomodam certos fãs. Um deles é que o evento costuma repetir suas atrações em diferentes edições - como o Iron Maiden, que volta ao evento de 2021 após ter se apresentado em 2019, e o Sepultura, que chega à sua oitava participação na Cidade do Rock.
Por que a organização do Rock in Rio costuma apostar em atrações repetidas, especialmente como headliners? Um texto publicado pelo jornalista Felipe Branco Cruz no site da revista "Veja" busca responder a essa pergunta ao resgatar entrevistas de Roberto Medina, criador do festival.
Conforme apontado por Branco Cruz, "Roberto Medina já explicou em entrevistas anteriores que a escolha de atrações repetidas como Iron Maiden, por exemplo, ocorre porque existem pouquíssimas bandas no mundo com a capacidade de atrair mais de 100 mil pessoas para o festival".
Apesar das repetições do Iron Maiden e do Sepultura, as outras atrações confirmadas até agora não costumam figurar no Rock in Rio. O Dream Theater, por exemplo, nunca se apresentou no festival, embora tenha vindo outras vezes ao Brasil - a última, inclusive, foi em dezembro de 2019, para tocar em São Paulo (com o Dream Festival), Curitiba, Porto Alegre, Brasília e no próprio Rio de Janeiro.
Já o Megadeth se apresentou no Rock in Rio apenas uma vez, em 1991, e voltaria em 2019, mas o show precisou ser cancelado para que seu frontman, Dave Mustaine, tratasse de um câncer na garganta. O problema de saúde já foi completamente superado. Apesar de ter só uma passagem pelo festival fluminense, o grupo também veio várias vezes ao Brasil - o site Setlist.fm contabiliza 39 performances por aqui entre 1991 e 2017.
A banda Living Colour e o guitarrista Steve Vai, confirmados para um show conjunto no Palco Sunset, apresentaram-se uma vez cada no Rock in Rio. O grupo tocou no evento de 2013, ao lado de Angelique Kidjo. Vai, por sua vez, tocou junto da orquestra Camerata Florianópolis, em 2015.
O show em parceria é inédito no mundo todo e será a segunda apresentação de cada um no Rock in Rio, mas tanto o Living Colour quanto o Steve Vai já vieram sozinhos ao Brasil em diversas ocasiões. Além disso, o grupo e o guitarrista passaram por aqui pela última vez em 2019, obviamente, em ocasiões diferentes.
Em seu texto para a "Veja", Felipe Branco Cruz ainda aponta que o Rock in Rio repete atrações por não ser mais "um festival de música e, sim, um evento onde as pessoas vão para fazer de tudo, inclusive ouvir música e tirar selfies dizendo: 'eu fui'. [...] É por causa disso, por exemplo, que o festival consegue vender ingressos antecipados (Rock in Rio Card, que em 2021 começa a ser vendido em 9 de março) mesmo antes de anunciar todas as atrações".
Todas as atrações citadas se apresentarão no primeiro dia de Rock in Rio 2021 - que será o "dia do metal" do evento. As datas marcadas para o festival são:
- 24, 25 e 26 de setembro (sexta, sábado e domingo), na primeira semana;
- 30 de setembro e 1°, 2 e 3 de outubro (quinta, sexta, sábado e domingo), na segunda semana.
O jornalista José Norberto Flesch informou que Post Malone, Queen + Adam Lambert, Avril Lavigne e Justin Bieber farão parte do line-up em outros dias. Essas atrações ainda não foram anunciadas oficialmente pela organização.
Os responsáveis pelo festival anunciaram, ainda em 2019, que Alok está confirmado para 2021. A data em que o DJ se apresentará ainda não foi revelada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner


Alice Cooper confessa que Johnny Depp tremeu no Rock in Rio
O indicativo de que Foo Fighters e Queens of the Stone Age podem vir ao próximo Rock in Rio
Por que Titãs não aderiu ao boicote contra o Rock in Rio em 2001? Sérgio Britto explica


