Armored Saint: demissão de gravadora e tragédia antecederam maior clássico da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de janeiro de 2021
O ARMORED SAINT é uma grande banda de heavy metal, que foi formada no início dos anos 1980, uma época de ouro para a música pesada. Apesar de ser um dos nomes mais subestimados do rock, é bem provável que você já tenha ao menos ouvido o vocalista da banda, já que se trata do grande John Bush, que fez parte do ANTHRAX entre 1992 e 2005.
Em quase 40 anos de carreira (com algumas pausas no meio do caminho), o ARMORED SAINT lançou grandes álbuns de estúdio, mas nenhum deles fez tanto sucesso quanto "Symbol Of Salvation", o quarto trabalho, que foi lançado em 1991. O álbum conta com os maiores sucessos do quinteto, com destaque especial para as excelentes "Reign Of Fire" e "Last Train Home".
Curiosamente, o disco mais bem-sucedido do grupo foi escrito durante o pior momento que a banda passou, conforme o vocalista John Bush revelou em entrevista publicada no site da revista Metal Hammer no dia 5 de janeiro.
A história quando a banda cruzou o país para divulgar seu terceiro disco, "Raising Fear", que havia sido lançado no ano anterior. Porém, os caras deram esse rolê imenso por conta própria. "Nós sabíamos que seríamos abandonados por nossa gravadora no início de 1988. Íamos fazer outra turnê, mas a gravadora negou o apoio à turnê e disse que não estava pagando por isso. Então entramos em uma van e dirigimos de Los Angeles até Syracuse, Nova York, atravessando o país em janeiro, e estava congelando. Uma das nossas melhores lembranças daquela turnê foi quando Dave[Pritchard, guitarrista] fez um funil para mijar, então, colocávamos o tubo do lado de fora da janela da van e mijávamos. Assim, não seria necessário parar. Foi uma ótima ideia, mas também foi uma péssima ideia! Mijamos em todo o lugar. Foi divertido!".
Conforme John havia previsto, a gravadora de fato deu uma bica no ARMORED SAINT, apesar dos shows legais que a banda havia feito na tour. "Chegamos em casa e oficialmente fomos dispensados pela gravadora. Esse foi o momento em que realmente começamos a dizer:‘ Certo, nós vamos apenas escrever músicas e não vamos nos importar com nada." Porém, o que nem John nem seus parceiros imaginavam é que na sequência, receberiam a pior notícia possível. "Começamos a escrever e logo depois descobrimos que Dave estava com leucemia."
Obviamente, todos ficaram abalados, ainda mais porque na época, a medicina não era tão avançada, o que tornou a situação mais difícil ainda. "Foi uma sentença de morte... Tivemos muitos avanços [no combate à] leucemia, mas naquela época era algo muito ruim . A doença dele, a banda sendo abandonada e todo o nosso futuro tão incerto, foi tudo o que nos impulsionou a apenas escrever músicas".
Dave Pritchard faleceu no dia 28 de fevereiro de 1990, por conta da leucemia. Na época, a banda estava gravando o que viria a ser o próximo disco de estúdio. Os músicos remanescentes passaram muito tempo lamentando o falecimento de Dave, que além de ótimo guitarrista, era um líder para o grupo.
O guitarrista Phil Sandoval, que fez parte da formação original e é irmão do baterista Gonzo Sandoval, voltou para o grupo, com o intuito de substituir Dave (Phil havia saído do ARMORED SAINT em 1985). Com a formação estabilizada, os músicos se concentraram em escrever músicas para o próximo álbum.
Então, no dia 14 de maio de 1991, "Symbol Of Salvation" é lançado pela Metal Blade, que se tornou a nova gravadora da banda. O disco é um clássico do heavy metal e mostra toda a potência (e entrosamento) do ARMORED SAINT.
Entre todas as músicas, a que mais se destacou foi "Last Train Home", grande composição, que possui uma ótima melodia e uma bonita letra, que pode ser considerada um tributo ao falecido guitarrista, segundo as palavras de John Bush. "Talvez seja, de forma subliminar. "Naquela época, o que eu às vezes fazia era apenas balbuciar coisas para tentar conseguir uma melodia (...) Por alguma razão, seja por ideia minha ou de outra pessoa, estávamos tocando a música e tentando escrevê-la e as letras simplesmente saíram. Eu cantei ‘Last train home…’ e repeti. Pareceu um título legal e aconteceu. Não quero transformar em algo espiritual, mas parecia muito orgânico. Então a letra tomou forma".
De fato, "Last Train Home" é uma grande música para se ouvir. Mas, para quem canta, exige muita voz, como John afirma. "Cara, ‘Last Train Home’ tem um refrão grandioso e é fácil para as pessoas cantarem junto! Certamente, é uma faixa temperamental e explosiva ao mesmo tempo (...) Mas é uma música difícil de cantar! Existem algumas notas altas aí. Minha voz está muito diferente de como era em 1991, então às vezes, é uma oportunidade para eu mostrar o microfone para a multidão, porque eu realmente preciso respirar!", finaliza.
O ARMORED SAINT, que continua com a mesma formação que gravou "Symbol Of Salvation", lançou em outubro de 2020 o seu mais recente álbum de estúdio, intitulado "Punching The Sky". O disco é o oitavo da discografia da banda e mostra que os caras ainda têm muita lenha pra queimar. Sorte a nossa!
FONTE: Metal Hammer
https://www.loudersound.com/features/armored-saint-last-train-home-story-behind-song
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps