Sem Blaze, Rock Hall revela quais membros do Iron Maiden podem ser homenageados
Por Igor Miranda
Postado em 11 de fevereiro de 2021
Com a divulgação dos artistas indicados para entrar em sua classe de 2021, o Rock and Roll Hall of Fame também revelou quais integrantes de cada banda serão introduzidos caso vençam a votação do júri interno. Grupos como Iron Maiden, Foo Fighters, Rage Against the Machine e New York Dolls estão entre os que podem entrar para o "hall da fama do rock".
O caso do Iron Maiden é o que mais chama atenção, visto que a banda teve diferentes formações ao longo dos anos. A instituição reconhecerá como membros:
- o baixista e líder Steve Harris;
- o atual vocalista Bruce Dickinson;
- o ex-vocalista Paul Di'Anno;
- os atuais guitarristas Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gers;
- o ex-guitarrista Dennis Stratton;
- o baterista Nicko McBrain;
- o ex-baterista Clive Burr, já falecido.
Ou seja: quase todos os membros oficiais que participaram dos álbuns de estúdio do Iron Maiden serão introduzidos caso a banda esteja entre os eleitos.
A única exceção é o vocalista Blaze Bayley, que fez parte da Maiden entre 1994 e 1999 e gravou os discos "The X Factor" (1995) e "Virtual XI" (1998). O baterista Doug Sampson também não foi lembrado, mas o músico gravou apenas o EP de tiragem limitada "The Soundhouse Tapes" (1979).
No caso do Foo Fighters, que também foi indicado, toda a atual formação da banda será introduzida caso seja uma das eleitas. O grupo traz hoje:
- o vocalista, guitarrista e líder Dave Grohl;
- o baterista Taylor Hawkins;
- o baixista Nate Mendel;
- o tecladista Rami Jaffee;
- os guitarristas Pat Smear e Chris Shiflett.
Dessa forma, os ex-integrantes William Goldsmith, baterista entre 1995 e 1997, e Franz Stahl, guitarrista entre 1997 e 1999, não estão na lista. Músicos de turnês também não foram incluídos - Rami Jaffee, vale lembrar, atuou como membro não-oficial entre 2005 e 2017, mas foi oficializado em 2017, com o lançamento do álbum "Concrete and Gold".
Com relação ao New York Dolls, que também disputa uma das vagas, os envolvidos seriam o vocalista David Johansen, o baixista Arthur "Killer" Kane, os guitarristas Johnny Thunders e Sylvain Sylvain e os bateristas Jerry Nolan e Billy Murcia.
Sobre a classe 2021 do Rock and Roll Hall of Fame
Os nomes escolhidos para entrar no Rock and Roll Hall of Fame serão anunciados em maio. O número pode variar: nos últimos anos, foram entre 6 e 7 opções.
Uma votação popular também foi aberta e segue pelos próximos meses, por meio do site da instituição. O voto popular conta como se fosse um dos outros mil jurados envolvidos na curadoria - ou seja, não faz grande diferença.
Veja, a seguir, todos os artistas que podem entrar para o Rock and Roll Hall of Fame em 2021:
- Mary J. Blige;
- Kate Bush;
- Devo;
- Foo Fighters;
- The Go-Go's;
- Iron Maiden;
- Jay-Z;
- Chaka Khan;
- Carole King;
- Fela Kuti;
- LL Cool J;
- New York Dolls;
- Rage Against the Machine;
- Todd Rundgren;
- Tina Turner;
- Dionne Warwick.
O evento de homenagens acontecerá em Cleveland, Estados Unidos, no outono (primavera no Hemisfério Sul), em data ainda a ser confirmada. A transmissão costuma ser feita pela HBO no Brasil semanas depois.
Na cerimônia de 2020, foram nomeados os seguintes artistas: Nine Inch Nails, The Notorious B.I.G., Whitney Houston, Depeche Mode, The Doobie Brothers e T. Rex. O evento aconteceu de forma virtual, devido à pandemia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps