Van Halen: Alex ficou puto com Eddie por causa de parceria com Michael Jackson
Por Igor Miranda
Postado em 27 de março de 2021
A participação de Eddie Van Halen na música "Beat It", lançada por Michael Jackson no álbum "Thriller" (1982), entrou para a história. Não só pelo solo em si, mas por toda a situação - incluindo o fato de seus colegas de banda, especialmente o irmão baterista Alex Van Halen, terem ficado putos com ele.
O guitarrista Steve Lukather, membro do Toto que trabalhou como músico de estúdio nas gravações de "Thriller", relembrou de todo esse caso em entrevista ao canal de Kylie Olsson no YouTube, transcrita pelo Ultimate Guitar. O músico também era um grande amigo do lendário Eddie Van Halen, que nos deixou em 2020.
Inicialmente, Lukather disse que nem chegou a ouvir o solo antes da música ter sido lançada. Ainda assim, foi obrigado a retrabalhar toda a canção ao lado do baterista Jeff Porcaro, seu parceiro de Toto, só por causa da participação de Eddie.
"Eles não me mandaram o solo. Ele já havia gravado, há até outra versão da música. Tivemos que refazer a música em torno do vocal de Michael e do solo de Ed. Jeff Porcaro e eu tivemos que gravar juntos de novo", contou.
A maior alteração promovida por Van Halen está no campo harmônico da música. O guitarrista quis gravar seu solo em mi (E), mas a canção tinha outra tonalidade - o que fez Steve gastar mais horas em estúdio para acomodar a participação do amigo.
Em seguida, durante o bate-papo, o guitarrista do Toto revelou que Eddie levou uma bronca de seu irmão, Alex, por conta da particpiação. "O solo era incrível. Eu só dava risada. Liguei para ele e brinquei: 'oh, acho que agora você virou um cara de estúdio, huh?'. E ele sempre dizia: 'não, cara, meu irmão está realmente puto comigo por eu ter feito isso'", revelou.
De acordo com o livro "Michael Jackson: For the Record", escrito por Chris Cadman e Craig Halstead, a briga rolou, basicamente, porque Alex e seus colegas de Van Halen pensavam que Eddie havia sido bobo em aceitar fazer a participação. O motivo? O guitarrista não cobrou nem um centavo: fez tudo de graça para o produtor Quincy Jones.
Em entrevista para o livro, Eddie Van Halen comentou: "Eu fiz como um favor. Eu era um bobo completo, de acordo com o resto da banda, com nosso empresário e todos os outros. (Mas) Eu não fui usado. Eu sabia o que estava fazendo. Eu não faço algo a não ser que eu queira fazer".
Ciúmes?
Ainda durante o bate-papo com Kylie Olsson, Steve Lukather demonstrou ter um pouquinho de ciúmes pela participação de Eddie Van Halen em "Beat It" ser tão reconhecida. O músico do Toto gravou todas as guitarras da canção, mas, segundo ele, todos citam apenas o solo de Eddie.
"Faço parte da história. É legal ser parte disso, mas ninguém nunca menciona meu nome. Eu ainda estou lá", disse.
A entrevistadora tratou de discordar: "Não é verdade, as pessoas com certeza mencionam seu nome".
Lukather reformulou: "Você sabe o que quero dizer. Todos dizem: 'ei, é Eddie Van Halen, ele fez o solo'. Sim, ele fez, é brilhante. Eles ferraram com o 'código de segurança' da música para que pudessem sincronizar tudo novamente, então eu tive que fazer a faixa no estilo Frankenstein".
A entrevista de Steve Lukather para Kylie Olsson pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
Dave Mustaine revela condição nas mãos
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim

O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rock
O disco que fez o esnobe Yngwie Malmsteen voltar a ouvir rock 'n' roll


