Black Sabbath: Bill Ward deveria ter feito show final com eles? Tommy Clufetos responde
Por Igor Miranda
Postado em 06 de maio de 2021
O Black Sabbath encerrou suas atividades em 2017 com a turnê "The End", iniciada um ano antes. A apresentação final foi realizada na cidade inglesa de Birmingham, terra natal da banda, e não contou com a participação de Bill Ward.
Black Sabbath - Mais Novidades
O baterista original do Sabbath chegou a ser escalado para a volta da banda, em 2011, junto do vocalista Ozzy Osbourne, do guitarrista Tony Iommi e do baixista Geezer Butler. Todavia, pouco tempo depois, foi anunciado que ele não faria parte da reunião, sendo substituído por Brad Wilk (Rage Against the Machine) na gravação do álbum "13" e Tommy Clufetos (Ozzy solo) nos shows.
Clufetos permaneceu com o Sabbath nos palcos até o show derradeiro. Ward não compareceu nem mesmo para uma participação especial ou algo do tipo.
O que Tommy pensa sobre toda essa situação? Será que ele acredita que ao menos o show final deveria ser realizado com Bill?
O músico respondeu a essas perguntas em entrevista ao canal de YouTube "Rocking With Jam Man", com transcrição via Blabbermouth. Ele destacou que não cabe a ele opinar se o baterista original deveria ter tocado ou não no show de despedida.
"Sou o último cara do mundo que tem alguma ideia do que está acontecendo ali, então não devo dizer se ele deveria ou não (fazer o show). Não sei o que acontece de verdade. Só sei que fui chamado para tocar. Não me preocupo com coisas que não estão sob meu controle. Isso é entre ele e a banda. Você está perguntando ao cara errado, pois sou só um baterista e fico de boca fechada", afirmou.
Em seguida, Tommy Clufetos não escondeu sua gratidão por ter excursionado com o Black Sabbath em sua turnê de despedida. "Foi uma honra e um privilégio estar no palco e ser o cara a carregar a tocha. Dei o meu melhor para fazer justiça à grande música que eles criaram juntos - os quatro: Ozzy, Tony, Bill e Geezer. Apenas busquei reverenciar a música e trazer a mesma energia que os fãs esperavam", declarou.
E o que o baterista sentiu ao fazer o último show do Black Sabbath? Ele respondeu: "Toda a turnê foi ótima. O último show de qualquer turnê sempre nos deixa nervosos - as pessoas estão fazendo as malas e há distrações, ainda mais tocar com o Black Sabbath em sua cidade natal de seu suposto último show. Tudo foi muito agitado. Mas oferecemos o que era necessário naquele dia e tudo foi gravado. Foi uma grande noite".
A entrevista com Tommy Clufetos pode ser assistida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Bill Ward e restrições físicas
O Blabbermouth também resgatou uma entrevista em que Bill Ward reconheceu, ao jornalista Eddie Trunk, que não seria fisicamente capaz de fazer shows com o Black Sabbath. Porém, ele disse que adoraria ter gravado com a banda em estúdio
"No que diz respeito à turnê com o Black Sabbath, não tenho a técnica e a capacidade de conduzir uma banda como essa no palco. Tenho que voltar uns 60 anos para poder fazer isso. Mas adoraria ter gravado um álbum em estúdio, com todos os originais. Estou só dizendo. Não falei com ninguém. Mas eu não me aposentei. Os outros três podem ter se aposentado, e eu respeito isso, mas eu não parei", comentou o baterista, que fez 73 anos de idade na última quarta-feira (5).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar

As questões físicas que tiraram Bill Ward da reunião do Black Sabbath
Black Sabbath: Bill Ward não gosta do som de sua própria bateria em "Iron Man"
Bill Ward saiu do Black Sabbath por sempre achar que será roubado, conta Ozzy Osbourne
O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley


