Helloween: como Sid Vicious cantando "My Way" inspirou criação do power metal
Por Igor Miranda
Fonte: Gustavo Maiato
Postado em 23 de junho de 2021
O power metal, em sua ramificação europeia, é um dos subgêneros mais peculiares do heavy metal como um todo. Unindo influências do speed metal e até da música clássica, o gênero teve como um de seus pioneiros o Helloween - que tomou como influência um artista bem peculiar.
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, o guitarrista Michael Weikath revelou que a performance de Sid Vicious, baixista do Sex Pistols falecido em 1979, ao gravar um cover de "My Way "(original de Frank Sinatra), o influenciou a desenvolver a sonoridade do Helloween junto de seu colega de instrumento, Kai Hansen.
Juntos, Weikath e Hansen firmaram as bases do que seria conhecido como power metal a partir da segunda metade da década de 1980 - ao menos em seu desdobramento europeu, já que, na América do Norte, o nome "power metal" fazia menção a bandas mais próximas do speed metal.
Inicialmente, durante a entrevista, Weikath refletiu que esperava que o primeiro álbum do Helloween, "Walls of Jericho" (1985), soasse diferente do que estava sendo feito no heavy metal naqueles tempos. Foi aí que ele admitiu a curiosa influência de Sid Vicious.
"Nós esperávamos que sim (soasse diferente)! Por outro lado, preciso falar que o baixista do Sex Pistols, o Sid Vicious, influenciou nesse processo. Nos anos setenta, ele gravou um cover da música 'My Way' e era uma versão muito melódica, com guitarras distorcidas e tudo mais. Então eu olhei aquilo e falei: 'quero fazer algo assim na minha banda'", afirmou.
A dinâmica desejada por Michael consistia em "muitas melodias e muita guitarra distorcida' e tocar um pouco mais rápido". "Tinha o Scorpions e o Wishbone Ash também nessa linha. O Wishbone eu não conhecia muito bem na época, mas eles faziam algo parecido", declarou.
Weiki concluiu: "Temos muitas coisas em comum com várias bandas que estavam fazendo sucesso naquela época, mas foi ótimo, todo mundo passou a chamar nossa música de power metal".
A entrevista pode ser conferida na íntegra no site de Gustavo Maiato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Os clássicos que nem os próprios autores do Iron Maiden e do Metallica poupam
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"


Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Wait and See"
1993 marcou o fim de uma era clássica no Heavy Metal
Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do Metal


