Helloween: como Sid Vicious cantando "My Way" inspirou criação do power metal
Por Igor Miranda
Fonte: Gustavo Maiato
Postado em 23 de junho de 2021
O power metal, em sua ramificação europeia, é um dos subgêneros mais peculiares do heavy metal como um todo. Unindo influências do speed metal e até da música clássica, o gênero teve como um de seus pioneiros o Helloween - que tomou como influência um artista bem peculiar.
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, o guitarrista Michael Weikath revelou que a performance de Sid Vicious, baixista do Sex Pistols falecido em 1979, ao gravar um cover de "My Way "(original de Frank Sinatra), o influenciou a desenvolver a sonoridade do Helloween junto de seu colega de instrumento, Kai Hansen.
Juntos, Weikath e Hansen firmaram as bases do que seria conhecido como power metal a partir da segunda metade da década de 1980 - ao menos em seu desdobramento europeu, já que, na América do Norte, o nome "power metal" fazia menção a bandas mais próximas do speed metal.
Inicialmente, durante a entrevista, Weikath refletiu que esperava que o primeiro álbum do Helloween, "Walls of Jericho" (1985), soasse diferente do que estava sendo feito no heavy metal naqueles tempos. Foi aí que ele admitiu a curiosa influência de Sid Vicious.
"Nós esperávamos que sim (soasse diferente)! Por outro lado, preciso falar que o baixista do Sex Pistols, o Sid Vicious, influenciou nesse processo. Nos anos setenta, ele gravou um cover da música 'My Way' e era uma versão muito melódica, com guitarras distorcidas e tudo mais. Então eu olhei aquilo e falei: 'quero fazer algo assim na minha banda'", afirmou.
A dinâmica desejada por Michael consistia em "muitas melodias e muita guitarra distorcida' e tocar um pouco mais rápido". "Tinha o Scorpions e o Wishbone Ash também nessa linha. O Wishbone eu não conhecia muito bem na época, mas eles faziam algo parecido", declarou.
Weiki concluiu: "Temos muitas coisas em comum com várias bandas que estavam fazendo sucesso naquela época, mas foi ótimo, todo mundo passou a chamar nossa música de power metal".
A entrevista pode ser conferida na íntegra no site de Gustavo Maiato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Silenoz explica significado do próximo disco do Dimmu Borgir
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Max Cavalera não foi contactado sobre reunião com Sepultura, afirma Gloria
O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
Judas Priest lançará reedição celebrando 50 anos de "Sad Wings of Destiny"
As duas bandas clássicas que, para Lemmy, deveriam ter encerrado atividades


Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
A música do Helloween que se tornou clássico, mas Kai Hansen considera boba
Para entender: o que é power metal?


