Andre Matos: músicas gravadas em 2019 chegaram a reuni-lo com Rafael Bittencourt
Por Igor Miranda
Postado em 10 de junho de 2021
Duas músicas inéditas de um projeto do baterista Saulo Ballacin Cosimo reuniram o vocalista Andre Matos, falecido em 2019, e o guitarrista Rafael Bittencourt. Ambos trabalharam juntos no Angra durante a década de 90.
Intituladas "Sea of Dreams" e "The Last River", as faixas, que ainda trazem Felipe Andreoli (Angra) no baixo, Fabio Laguna (ex-Angra) nos teclados e Nando Fernandes (ex-Hangar) e Daísa Munhoz (Souspell) também nos vocais, foram gravadas em abril de 2019, dois meses antes de Andre falecer.
A informação foi revelada em uma live realizada, na última terça-feira (8), pela produção do documentário "Andre Matos - Maestro do Rock". O diretor Anderson Bellini e o produtor Thiago Rahal Mauro conduziram uma entrevista com Saulo, que deu mais detalhes sobre o projeto e liberou trechos das faixas para audição.
O vocalista Marcello Pompeu (Korzus), que produziu as músicas ao lado de Heros Trench, também participou do vídeo e contou que foi o responsável pelos convites. "Tirando o Nando Fernandes, os outros cantores fui eu quem fiz o contato. [...] Coloquei eles direto para conversarem, fazerem contratos, formas de pagamento, essa coisa toda", revelou.
Saulo, por sua vez, comentou que não havia se dado conta da quantidade de músicos renomados que conseguiu reuniu para o trabalho. O próprio Rafael Bittencourt já havia gravado suas colaborações antes do convite feito ao Andre Matos.
Pompeu declarou: "Não teve problema algum (ter outros músicos do Angra nas faixas). Acho que ele nem me perguntou sobre essas coisas, nem sei se eu falei. Não lembro disso. Acredito que nem foi comentado. E acho que pela parte dele, não iria mudar coisa alguma, porque o trabalho é do Saulo. Não era uma participação de um trabalho no Angra".
O baterista complementou, dizendo que sentia receio de que o Andre "talvez não gostasse de ter membros de outras bandas, não necessariamente do Angra". "Então, pensei em fazer uma diplomacia. "A Marina (empresária de Andre) perguntou quem eram os caras, porque o Andre perguntou. Eu falei que eram músicos gente boa, profissionais", contou.
O próprio Andre perguntou a Saulo, no dia da gravação, quem eram os músicos envolvidos. O baterista, então, começou citando os nomes de Daísa e Nando, que foram elogiados por Matos, mas o vocalista quis saber o nome de cada instrumentista. No fim das contas, ele também enalteceu Fabio Laguna e Felipe Andreoli e achou legal ter a presença de Rafael Bittencourt nas músicas.
"Sinto que havia uma intimidade musical, que ele sabia quem havia tocado aqueles violões. Contei que o Roy Z fez um solo de guitarra, o Andre disse que o Roy é amigo dele, mas perguntou dos violões e guitarras. Contei que foi o Rafael Bittencourt e ele: 'cara, que legal'. Falei que estava me matando há 4 anos para gravar e queria ver essa galera junto. Ele disse: 'não, está tudo legal, muito massa, inclusive nós havíamos combinado de fazer duas músicas, mas eu vou fazer a terceira para você'", revelou Saulo.
"Sea of Dreams" e "The Last River" chegaram a ser gravadas, de fato, com Andre Matos. Infelizmente, não deu tempo de gravar a terceira faixa, que ele acabou topando fazer, mas agendou para depois do show que o Shaman realizaria com o Avantasia - uma semana antes de seu falecimento.
A entrevista com Saulo Ballancin Cosimo e os trechos das músicas que reúnem Andre Matos e Rafael Bittencourt podem ser conferidos no vídeo a seguir, a partir da terceira hora. As canções devem ser liberadas na íntegra em breve.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps