Robert Plant: a música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)
Por Igor Miranda
Postado em 03 de agosto de 2021
Robert Plant é dono de algumas das performances vocais mais invejáveis do rock. Especialmente no Led Zeppelin, o cantor fez história com interpretações em tom agudo, com timbre inconfundível e capacidade de incorporar facilmente o tema da canção.
Curiosamente, na opinião de Plant, a música mais difícil de cantar em sua carreira não foi produzida no Led Zeppelin. Em seu podcast Digging Deep, com transcrição do Ultimate Classic Rock, ele comentou que sua performance mais complexa de reproduzir está em "Polly Come Home", música lançada no álbum "Raising Sand" (2007), gravado em parceria com Alison Krauss.
"É a música mais difícil de cantar, no ritmo em que a cantamos. Foi um dos trabalhos mais difíceis que já tive, além da minha audição no Yardbirds", afirmou, referindo-se ao teste para entrar no próprio Led Zeppelin, que no início se chamava The New Yardbirds.
"Polly Come Home" é, na verdade, um cover. A faixa original tem um ritmo mais intenso e foi gravada por Gene Clark, no álbum "Through the Morning, Through the Night" (1969), feito em parceria com o músico Doug Dillard.
Para a versão, Plant e Krauss decidiram reduzir o ritmo - o que, na visão do vocalista do Led Zeppelin, tornou a performance mais desafiadora. "A música é tão comovente e ficou tão lenta. No primeiro verso da canção, em meu peito, meus pulmões, minhas cordas vocais, meu senso de tempo... era tipo: 'como vou conseguir colocar as palavras até o final daquele compasso sem sofrer um colapso?'", refletiu.
O cantor reconhece que, para muitos, outras músicas de sua carreira podem soar mais complexas de se interpretar. "Aqui está o cara que cantou 'Immigrant Song', ele vai cantar essa música onde precisa de um pulmão de ferro para dar um pouco mais de ar... é uma ótima música, mas o ritmo... era tão lânguido, era magnífico. Mas foi um grande desafio", pontuou.
Ouça a versão de Robert Plant e Alison Krauss para "Polly Come Home" a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps