Legião Urbana: série da Globo sobre a banda é cancelada e motivo irrita músicos
Por Igor Miranda
Postado em 23 de outubro de 2021
Uma série documental sobre a Legião Urbana chegou a ser produzida recentemente pela plataforma de streaming Globoplay, da TV Globo, mas teve de ser cancelada de última hora. A ideia era fazer uma homenagem ao vocalista Renato Russo, cujo falecimento completou 25 anos no último dia 11 de outubro.
Legião Urbana - Mais Novidades
Conforme publicado pelo site da revista Veja, a produção foi engavetada porque a empresa Legião Urbana Produções, de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, não autorizou a veiculação de músicas e imagens do vocalista. "A negativa veio em cima da hora, quando o trabalho estava prestes a ser exibido", diz o texto da reportagem, assinado pelo jornalista Felipe Branco Cruz.
Em nota enviada à revista, a Legião Urbana Produções afirma que "quando soube da existência da série documental feita pela Globoplay, já havia acordado licenciamento com outra produtora, em regime de exclusividade para a realização de um documentário sobre a vida de Renato Russo". A Gávea Filmes seria a responsável por trabalhar em tal produção, segundo a Veja.
Ainda conforme a reportagem, mais de 60 pessoas foram entrevistadas para a série do Globoplay. Um dos episódios traria uma série de homenagens a Renato com versões para músicas da Legião Urbana. Nomes como Elza Soares, Paulo Ricardo, Thiago Pethit, Céu, Francisco el Hombre e Lagum chegaram a gravar seus covers.
O guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá não aceitaram dar entrevistas para a série, pois, na época, estavam em um embate judicial com Giuliano Manfredini em torno do uso do nome Legião Urbana. Todavia, eles liberaram o uso de imagens e músicas. Manfredini também não quis conversar com a produção e acabou por vetar a veiculação de registros visuais e canções ligados à banda.
Músicos criticam
Conforme apontado pelo site Tenho Mais Discos Que Amigos, outros artistas que participaram do documentário demonstraram revolta com o cancelamento da produção. Nomes como Léo Jaime, João Gordo e Thiago Pethit falaram sobre o assunto em suas redes sociais.
"Participei de um documentário sobre Renato Russo. Gente séria produzindo e dirigindo. Foi comovente, pra mim. E muito necessário e oportuno para quem ama sua obra! Fico triste em saber que não vão poder exibir. Revoltante", afirmou Léo Jaime, via Twitter.
Pela mesma rede social, Thiago Pethit declarou: "Tudo indica que o doc da Globoplay sobre Renato Russo em que participei cantando minha versão para ‘Perfeição’ será engavetado pelo filho do próprio. Lamentável".
Já no Instagram, João Gordo contou que regravou 'Química' junto do Inocentes para a produção. "C***lho, eu e o Inocentes fizemos uma versão matadora de 'Química' pra esse doc, com clipe e tudo. P*rra, por que esse filho do Renato Russo faz isso? Espera o bagulho ficar pronto pra proibir. Mó trampo pra ficar na gaveta? Obrigado aos envolvidos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Rolling Stones parece ter divulgado capa e título do novo álbum
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Vídeo misterioso do Greta Van Fleet assusta fãs, que já cogitam até separação
Tom Araya solta a voz durante prova da Nascar: "Pilotos, liguem seus motores!"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Dave Mustaine desmente boato sobre Pepeu Gomes no Megadeth; "É uma mentira"
Dave Mustaine afirma que o Megadeth retornará ao Brasil
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Legião Urbana: STJ coloca ponto final em disputa judicial pelo uso do nome
Dado Villa-Lobos lança single inspirado nos netos, anuncia álbum e celebra 40 anos de "Dois"
Killswitch Engage faz post sobre Bangers Open Air e escolhe Legião Urbana como trilha sonora
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O planejamento da Legião Urbana para 1997 caso Renato Russo não tivesse morrido
A façanha mercadológica que Legião Urbana conseguiu emplacar, segundo Lobão


