Legião Urbana: série da Globo sobre a banda é cancelada e motivo irrita músicos
Por Igor Miranda
Postado em 23 de outubro de 2021
Uma série documental sobre a Legião Urbana chegou a ser produzida recentemente pela plataforma de streaming Globoplay, da TV Globo, mas teve de ser cancelada de última hora. A ideia era fazer uma homenagem ao vocalista Renato Russo, cujo falecimento completou 25 anos no último dia 11 de outubro.
Legião Urbana - Mais Novidades
Conforme publicado pelo site da revista Veja, a produção foi engavetada porque a empresa Legião Urbana Produções, de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, não autorizou a veiculação de músicas e imagens do vocalista. "A negativa veio em cima da hora, quando o trabalho estava prestes a ser exibido", diz o texto da reportagem, assinado pelo jornalista Felipe Branco Cruz.
Em nota enviada à revista, a Legião Urbana Produções afirma que "quando soube da existência da série documental feita pela Globoplay, já havia acordado licenciamento com outra produtora, em regime de exclusividade para a realização de um documentário sobre a vida de Renato Russo". A Gávea Filmes seria a responsável por trabalhar em tal produção, segundo a Veja.
Ainda conforme a reportagem, mais de 60 pessoas foram entrevistadas para a série do Globoplay. Um dos episódios traria uma série de homenagens a Renato com versões para músicas da Legião Urbana. Nomes como Elza Soares, Paulo Ricardo, Thiago Pethit, Céu, Francisco el Hombre e Lagum chegaram a gravar seus covers.
O guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá não aceitaram dar entrevistas para a série, pois, na época, estavam em um embate judicial com Giuliano Manfredini em torno do uso do nome Legião Urbana. Todavia, eles liberaram o uso de imagens e músicas. Manfredini também não quis conversar com a produção e acabou por vetar a veiculação de registros visuais e canções ligados à banda.
Músicos criticam
Conforme apontado pelo site Tenho Mais Discos Que Amigos, outros artistas que participaram do documentário demonstraram revolta com o cancelamento da produção. Nomes como Léo Jaime, João Gordo e Thiago Pethit falaram sobre o assunto em suas redes sociais.
"Participei de um documentário sobre Renato Russo. Gente séria produzindo e dirigindo. Foi comovente, pra mim. E muito necessário e oportuno para quem ama sua obra! Fico triste em saber que não vão poder exibir. Revoltante", afirmou Léo Jaime, via Twitter.
Pela mesma rede social, Thiago Pethit declarou: "Tudo indica que o doc da Globoplay sobre Renato Russo em que participei cantando minha versão para ‘Perfeição’ será engavetado pelo filho do próprio. Lamentável".
Já no Instagram, João Gordo contou que regravou 'Química' junto do Inocentes para a produção. "C***lho, eu e o Inocentes fizemos uma versão matadora de 'Química' pra esse doc, com clipe e tudo. P*rra, por que esse filho do Renato Russo faz isso? Espera o bagulho ficar pronto pra proibir. Mó trampo pra ficar na gaveta? Obrigado aos envolvidos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps