Última conversa de Mustaine e Hetfield envolveu barganha para Lars, baterista do Metallica
Por Igor Miranda
Postado em 06 de outubro de 2021
Boa parte das tretas entre integrantes do Metallica e Dave Mustaine ficaram no passado, mas os músicos parecem não manter contato regularmente. O líder do Megadeth revelou que a última ocasião em que conversou com James Hetfield, frontman do Metallica, envolveu uma negociação ligada ao baterista Lars Ulrich.
A situação foi contada por Dave Mustaine em entrevista à Kerrang. Na ocasião, o músico do Megadeth recebeu um telefonema de Hetfield para tratar de um possível relançamento da demo "No Life 'Til Leather", gravada em 1982 ainda com Mustaine na formação.
"A última vez que falei com Lars foi no show dos 30 anos do Metallica (em dezembro de 2011). E a última vez que falei com James foi quando ele ligou para conversar sobre o relançamento de 'No Life 'Til Leather'", afirmou.
Dave contou que, em seu contato, James tentou convencê-lo a ceder direitos autorais relacionados à demo para Lars. "Ele tentou me fazer abrir mão de direitos de publicação para Lars, apesar de James e eu termos sido os únicos compositores. Lars queria uma porcentagem e eu apenas falei 'não'", disse.
Ainda durante a entrevista, o frontman do Megadeth elogiou o colega do Metallica, mas deixou claro que não deixaria de lado o que é, por direito, dele. "Amo James, ele é um guitarrista incrível, mas, é... não posso fazer isso. As músicas já estão aí", declarou.
Por fim, Mustaine destacou: "Não vou lançar algo só para ter um produto para vender - especialmente se isso perpetua informação falsa. Lars não compôs as músicas. Foram apenas James e eu. Ponto final".
Mensagem anterior
Embora o contato por telefone relacionado a "No Life 'Til Leather" tenha sido o último diálogo entre os dois, Dave Mustaine contou, em 2019, que recebeu uma mensagem de James Hetfield após ser divulgado que o frontman do Megadeth tratava um câncer na garganta.
Em entrevista à Rolling Stone, traduzida por Mateus Ribeiro para o Whiplash.Net, Mustaine comentou: "Recebi uma mensagem de texto do meu velho irmão, James Hetfield, e fiquei muito feliz em saber dele. Ao contrário do que falam e de qualquer ato que praticamos, eu amo James e sei que James me ama e se importa comigo".
Situação já comentada
A recente declaração à Kerrang não representa a primeira ocasião em que Dave Mustaine falou sobre as divergências ao negociar o relançamento da demo "No Life 'Til Leather". Em 2017, o músico do Megadeth contou a mesma história em uma publicação no Twitter.
"James entrou em contato comigo há dois anos (em 2015). Iríamos lançar oficialmente a demo 'No Life Til Leather' como um disco, com 27 faixas, fotos e tudo o mais. As conversas se encerraram porque Lars queria créditos em duas músicas as quais eu compus cada nota e palavra. Passei", afirmou, na ocasião.
A promessa de que "No Life 'Til Leather" seria lançado em versão expandida foi feita em 2015, quando o Metallica já havia divulgado uma versão limitada, em fita cassete, durante o "Record Store Day". Desde então, esperava-se o produto expandido, em CD, vinil e set de colecionador, mas isso nunca aconteceu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps