Mark Tremonti: por que guitarrista do Creed e Alter Bridge não aceita compor com ninguém
Por Igor Miranda
Postado em 02 de outubro de 2021
Embora não seja o único compositor das músicas do Creed e do Alter Bridge, o guitarrista Mark Tremonti nunca faz sua parte do trabalho em equipe. Por quê? Em entrevista recente, o músico explicou suas razões.
O assunto foi abordado em bate-papo com o canal Heavy New York, com transcrição via Ultimate Guitar. Na ocasião, o guitarrista apontou que "precisa estar sozinho" para compor. Ao que tudo indica, as colaborações de outros integrantes é feita em outras etapas, seja antes ou depois: no Creed, Mark cria todas as melodias e o vocalista Scott Stapp, as letras; no Alter Bridge, os quatro integrantes são creditados pelas criações.
"Ryan (Bennett), baterista desse novo álbum ('Marching in Time', da banda Tremonti), fica falando tipo: 'ei, cara, precisamos nos juntar para fazer jams, qual foi a última vez que você se juntou com sua banda para compor músicas?'. E eu digo: 'cara, eu não faço isso desde o primeiro disco do Creed'", afirmou.
O músico destacou que o processo criativo em conjunto "simplesmente não é algo que funciona" para ele. "Eu gosto de compor sozinho. Gosto de entrar no meu pequeno mundinho. Gosto de poder cometer erros", disse.
A preocupação de Mark Tremonti com relação à criação de músicas vai além da guitarra, pois ele também cria linhas vocais para as canções. "Gosto de poder cantar em falsete quando faço melodias vocais, o que é meio constrangedor de fazer diante das pessoas", declarou.
Mesmo cantores mais "profissionais" podem não oferecer uma boa performance criativa quando estão compondo em grupo. "Se você fica cantando por oito horas direto ao compor, você não consegue cantar com sua voz total, você vai acabar com sua voz", explicou.
Tudo gira em torno de sentir-se confortável para compartilhar esse processo, de acordo com Tremonti. "Há pouquíssimas pessoas no mundo com quem eu ficaria confortável de compor junto. Até começar a fazer workshops, ensinando pessoas a compor, eu dizia: 'estamos na área de confiança agora; farei coisas que podem não soar boas porque você precisa soar ruim antes de ficar bom'. Nem tudo que você fará, soará como 'Stairway to Heaven'", disse.
Por fim, o músico apontou: "Você precisa estar nessa área de confiança e perceber que tem que cometer erros, tem que aceitar a falha antes de concluir algo no longo prazo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Rick Rubin achou que faltava Satanás no Slayer e pediu que a banda voltasse às raízes
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro

A reação de Robert Plant do Led Zeppelin ao ouvir Mark Tremonti cantando Frank Sinatra
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
O problema no Alter Bridge que fez Mark Tremonti criar sua própria banda
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
Mille Petrozza desabafa: "quando ouço metal não quero saber de política"


