Legião Urbana: Livro sobre início da banda fará parte da Rota do Rock de Brasília
Por Fran Lima Tisato
Postado em 29 de novembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O músico paranaense Kadu Lambach (Eduardo Paraná) e o jornalista e escritor André Molina fizeram uma tour de divulgação do livro "Música Urbana: o início de uma legião" no Distrito Federal.
Além de sessões de autógrafos, agenda com a imprensa e shows, eles também visitaram a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, que recebeu a obra e, com entusiasmo, apresentou o projeto da Rota Brasília Capital do Rock, que foi idealizado pelo guitarrista da Plebe Rude, Philippe Seabra, e expõe pontos da cidade de relevância histórica para a consolidação do rock de Brasília e do Brasil.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Essa obra passa a fazer parte do acervo da Rota Brasília Capital do Rock, que lançamos este ano e que a cada dia ganha mais corpo. Estou muito honrada porque eu vivi essa história. A geração 80 mostrou ao Brasil a vitalidade de uma juventude única como a capital. O guitarrista Kadu Lambach conta uma história embrionária do que o Brasil viu alguns anos depois, são dois anos antes de tudo acontecer nacionalmente. É um documento importante para a consolidação do nosso futuro Museu do Rock", afirmou a Secretária de Turismo do DF ao Jornal de Brasília, em publicação do dia 11 de novembro.
Em "Música Urbana: o início de uma legião" foram revelados documentos deixados por Renato Russo e que estavam guardados há 40 anos por Kadu Lambach, inclusive uma composição inédita.
"Todo mundo conhece a história a partir do final do livro. Mas como isso começou eu estou contando pela primeira vez", revela Kadu Lambach, que ficou conhecido no rock de Brasília como Eduardo Paraná, apelido que Renato deu a ele, como referência à sua terra natal, Curitiba, para onde o músico retornou há 14 anos.
No último dia 11 de outubro, Kadu Lambach e André Molina conheceram de perto a Rota Brasília Capital do Rock, acompanhados por uma equipe da Secretaria de Turismo do DF. A história do músico está presente em algumas placas já inauguradas, como da UnB, Colina, Cafofo e Ciclovia do Lago Norte.
"Para mim, que estou aqui pela primeira vez, está sendo uma experiência incrível. Foram mais de 13 meses de entrevistas e produção para o livro sobre o ex-legionário ficar pronto. Os relatos são contados de forma detalhada e retratam a fundação da mitológica banda e o período anterior a gravação do primeiro álbum da Legião Urbana. É gratificante saber que a nossa obra vai fazer parte do acervo cultural da Rota Brasília Capital do Rock. Visitantes e admiradores do rock brasileiro de todo o país poderão conhecer, de maneira oficial, a importante história de um músico paranaense na origem da Legião Urbana, do Renato Russo", diz André Molina.
"Paraná"
Conhecido até hoje como "Paraná", o músico Kadu Lambach participou da fundação da Legião Urbana ao lado do cantor Renato Russo e do baterista Marcelo Bonfá. Após dois anos no grupo, Lambach decidiu sair para investir na música instrumental, erudita e estudar na UNB.
No período em que esteve na banda participou de vários ensaios, shows, inclusive a primeira apresentação histórica em Patos de Minas (MG), em que os integrantes da banda foram presos após polêmico show, no fim do período da Ditadura Militar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Noodles se afasta dos shows do Offspring por problema de saúde; leia comunicado
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Caveira Velha Metal Fest estreia em São Paulo neste sábado (24) com seis bandas
Roger Waters diz o que mudaria em "Dark Side" se o Pink Floyd tivesse a tecnologia atual
Para Nicko McBrain (Iron Maiden), Donald Trump deveria estar na cadeia
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"


O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
30 anos sem Renato Russo - por que a voz da Legião Urbana continua falando ao Brasil
O documento em que Renato Russo previu os sucessos da Legião Urbana
30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?


