Velvet Underground: documentário sobre a banda é pré-indicado ao Oscar 2022
Por André Garcia
Postado em 26 de dezembro de 2021
Foram revelados os filmes pré-indicados ao Oscar 2022, que incluíram na categoria Melhor Documentário de Longa-Metragem o "The Velvet Underground", de Todd Haynes — já disponível via streaming na Apple TV+.
O grupo fundado por Lou Reed é um dos mais influentes do rock, especialmente quando se trata de bandas proto-punk, punk e post-punk. E muito mais que isso, afinal de contas, eles estão para o vanguardista e o alternativo assim como os Stones estão para o rock clássico.
Descolado, ousado, diferente e provocante, tendo como mentor ninguém menos que o artista plástico excêntrico mor: Andy Warhol. Assim surgiu o Velvet Underground, e o rock nunca mais foi o mesmo.
Velvet Underground - Mais Novidades
Todd Haynes é o cineasta americano que dirigiu "Velvet Goldmine" e "I'm Not There", biografias parte fictícias parte inspiradas na carreira de David Bowie e Bob Dylan, respectivamente. Grande fã e conhecedor do Velvet Underground, mostrou ter sido a escolha perfeita para o trabalho, mesmo se tratando de seu primeiro documentário.
Confira o que disseram a respeito do filme alguns dos maiores veículos especializados do mundo:
"Sempre dizem sobre o Velvet Underground que seu primeiro álbum vendeu poucas cópias, mas que todos que o compraram formaram sua própria banda. Você não verá esse tipo de clichê no revigorante documentário de Todd Haynes sobre o grupo — o filme é "cool" demais para isso.
(Vanity Fair)
"É um filme sombrio, perturbador e glorioso sobre uma banda sombria, perturbadora e gloriosa. E mais uma prova de que Haynes sabe fazer filme sobre música como poucos"
(The Wrap)
"Na maior parte do tempo, Haynes não se preocupa em capturar a versão definitiva da banda. Em vez disso, ele a usa como trampolim na criação de um tocante tributo visual à cena artística experimental de Nova Iorque nos anos 60"
(Pitchfork)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne

A banda que Jimmy Page assistiu nos 60s e achou fenomenal; "uma dúzia de pessoas na plateia"
Lou Reed: Os 7 melhores covers de músicas dele, segundo a Far Out Magazine


