Velvet Underground: documentário sobre a banda é pré-indicado ao Oscar 2022
Por André Garcia
Postado em 26 de dezembro de 2021
Foram revelados os filmes pré-indicados ao Oscar 2022, que incluíram na categoria Melhor Documentário de Longa-Metragem o "The Velvet Underground", de Todd Haynes — já disponível via streaming na Apple TV+.
O grupo fundado por Lou Reed é um dos mais influentes do rock, especialmente quando se trata de bandas proto-punk, punk e post-punk. E muito mais que isso, afinal de contas, eles estão para o vanguardista e o alternativo assim como os Stones estão para o rock clássico.
Descolado, ousado, diferente e provocante, tendo como mentor ninguém menos que o artista plástico excêntrico mor: Andy Warhol. Assim surgiu o Velvet Underground, e o rock nunca mais foi o mesmo.
Velvet Underground - Mais Novidades
Todd Haynes é o cineasta americano que dirigiu "Velvet Goldmine" e "I'm Not There", biografias parte fictícias parte inspiradas na carreira de David Bowie e Bob Dylan, respectivamente. Grande fã e conhecedor do Velvet Underground, mostrou ter sido a escolha perfeita para o trabalho, mesmo se tratando de seu primeiro documentário.
Confira o que disseram a respeito do filme alguns dos maiores veículos especializados do mundo:
"Sempre dizem sobre o Velvet Underground que seu primeiro álbum vendeu poucas cópias, mas que todos que o compraram formaram sua própria banda. Você não verá esse tipo de clichê no revigorante documentário de Todd Haynes sobre o grupo — o filme é "cool" demais para isso.
(Vanity Fair)
"É um filme sombrio, perturbador e glorioso sobre uma banda sombria, perturbadora e gloriosa. E mais uma prova de que Haynes sabe fazer filme sobre música como poucos"
(The Wrap)
"Na maior parte do tempo, Haynes não se preocupa em capturar a versão definitiva da banda. Em vez disso, ele a usa como trampolim na criação de um tocante tributo visual à cena artística experimental de Nova Iorque nos anos 60"
(Pitchfork)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
A banda que Jimmy Page assistiu nos 60s e achou fenomenal; "uma dúzia de pessoas na plateia"
A banda que para Noel Gallagher deveria ocupar o lugar de Phil Collins; "álbuns de merda"
Lou Reed: Os 7 melhores covers de músicas dele, segundo a Far Out Magazine


