Velvet Underground: documentário sobre a banda é pré-indicado ao Oscar 2022
Por André Garcia
Postado em 26 de dezembro de 2021
Foram revelados os filmes pré-indicados ao Oscar 2022, que incluíram na categoria Melhor Documentário de Longa-Metragem o "The Velvet Underground", de Todd Haynes — já disponível via streaming na Apple TV+.
O grupo fundado por Lou Reed é um dos mais influentes do rock, especialmente quando se trata de bandas proto-punk, punk e post-punk. E muito mais que isso, afinal de contas, eles estão para o vanguardista e o alternativo assim como os Stones estão para o rock clássico.
Descolado, ousado, diferente e provocante, tendo como mentor ninguém menos que o artista plástico excêntrico mor: Andy Warhol. Assim surgiu o Velvet Underground, e o rock nunca mais foi o mesmo.
Velvet Underground - Mais Novidades
Todd Haynes é o cineasta americano que dirigiu "Velvet Goldmine" e "I'm Not There", biografias parte fictícias parte inspiradas na carreira de David Bowie e Bob Dylan, respectivamente. Grande fã e conhecedor do Velvet Underground, mostrou ter sido a escolha perfeita para o trabalho, mesmo se tratando de seu primeiro documentário.
Confira o que disseram a respeito do filme alguns dos maiores veículos especializados do mundo:
"Sempre dizem sobre o Velvet Underground que seu primeiro álbum vendeu poucas cópias, mas que todos que o compraram formaram sua própria banda. Você não verá esse tipo de clichê no revigorante documentário de Todd Haynes sobre o grupo — o filme é "cool" demais para isso.
(Vanity Fair)
"É um filme sombrio, perturbador e glorioso sobre uma banda sombria, perturbadora e gloriosa. E mais uma prova de que Haynes sabe fazer filme sobre música como poucos"
(The Wrap)
"Na maior parte do tempo, Haynes não se preocupa em capturar a versão definitiva da banda. Em vez disso, ele a usa como trampolim na criação de um tocante tributo visual à cena artística experimental de Nova Iorque nos anos 60"
(Pitchfork)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa


3 álbuns que não venderam nada na época e hoje são clássicos, segundo André Barcinski
David Bowie e a obscura banda que foi mais influente que os Beatles
Kirk Hammett revela a lição que o Metallica aprendeu ao trabalhar com Lou Reed


