Angra: Fabio Lione conta como foi sondado para entrar após saída de Andre Matos
Por Igor Miranda
Postado em 03 de dezembro de 2021
Antes de Edu Falaschi ser efetivado no Angra no ano 2000, o atual vocalista da banda, Fabio Lione, foi sondado para a vaga. O próprio Lione contou a história, em entrevista ao Flow Podcast.
Conforme transcrito pelo Whiplash.Net, Lione disse que o guitarrista Kiko Loureiro, com quem já cultivava uma amizade, o convidou para substituir Andre Matos, vocalista original que havia saído naquele período. Na época, o artista italiano integrava o Rhapsody, hoje chamado Rhapsody of Fire.
"O primeiro show que fiz no Brasil, convidei o Kiko. Kiko participou do show e Rafael estava lá. No dia seguinte, Kiko e Rafael me falaram que tinham problemas com Andre e perguntaram se eu queria, se estava interessado em uma possibilidade de fazer o novo álbum com a banda", afirmou.
A apresentação à qual Fabio se refere foi realizada com sua outra banda, o Vision Divine, em 25 de novembro de 2000, no Via Funchal, em São Paulo. Na ocasião, Kiko Loureiro se juntou ao grupo para uma versão de "Wasted Years", clássico do Iron Maiden.
Como Lione e Loureiro eram amigos já há algum tempo, o vocalista negou o convite de forma sincera, sem rodeios. "Eu já conhecia Kiko, ele ficou na Itália por um tempo, era meu amigo. Então fui sincero: 'Rafa, Kiko, tenho namorada na Itália'. Era minha primeira namorada. Além disso, tinha o Vision Divine, Rhapsody, outros projetos. E eu tinha 23 anos de idade. Havia um pouco de medo de sair da Itália para o Brasil", disse.
Edu Falaschi e, enfim, Fabio Lione
Para a vaga deixada por Andre Matos, Fabio Lione acabou por seguir o nome de Edu Falaschi, cujo trabalho ele também conhecia. "Então falei: 'tenho um amigo brasileiro que mora em São Paulo, o Eduardo, e acho melhor para a banda tentar. Ele compõe legal, tem um álbum f*da, muito bom. Está mais perto, não tem compromisso com muitas bandas, é brasileiro... acho que é mais fácil", afirmou.
Todo o conceito do novo disco do Angra estava pensado antes mesmo da entrada de Falaschi, segundo Lione. "O Kiko já tinha a ideia do nome do álbum, 'Rebirth'. Já estava na cabeça que seriam quatro músicas dele, quatro músicas do Rafa e quatro músicas minhas", declarou.
A passagem de Edu pelo Angra durou até 2012. Foi quando o nome de Fabio voltou a ser cogitado pela banda - e desta vez o vocalista aceitou o convite.
"Quando ele me chamou de novo, em 2012, não fiquei surpreso. A fase com Edu havia acabado. A situação era diferente: não era mais o cara de 23 anos. A namorada não era mais a mesma (risos), infelizmente. Falei: 'quer saber... vamos fazer'", pontuou.
Assista ao trecho da entrevista no player de vídeo a seguir. O bate-papo divulga a turnê acústica "Rocking Your Life", que traz Fabio Lione e Marcelo Barbosa, colegas de Angra, em shows acústicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot

O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Criação do Angra passa por influências que vão de Helloween a Tom Jobim
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos de todos os tempos
A música mais difícil do Angra, de acordo com o baixista Felipe Andreoli


