Bruce Dickinson: entrando de cabeça em "Head on", da banda Samson (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 20 de janeiro de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todos os álbuns da banda Samson da fase em que Bruce Dickinson era o vocalista. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Iron Maiden no especial "Explicando Iron Maiden - Senjutsu", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu.
O vídeo inédito fala sobre o álbum "Head on", primeiro a contar com o atual vocalista do Iron Maiden como vocalista, em 1980.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
A banda Samson foi formada em 1977 e era liderada pelo guitarrista/vocalista Paul Samson, que havia recrutado o baixista John McCoy e o baterista Clive Burr para completar a formação.
Depois de uma primeira fase com muitos shows no sul da Inglaterra, McCoy deixa a banda para se dedicar à produção (ele seria o produtor do álbum de estreia do Samson) e, em 30 de dezembro de 1978, Clive Burr é substituído por Barry Graham Purkis, que adota o apelido Thunderstick.
Paul Samson queria se dedicar apenas a guitarra, pois entendia que o acúmulo de funções (guitarrista e vocalista) estava prejudicando suas performances ao vivo, sobretudo os solos de guitarra, que ele queria deixar mais técnicos.
Sai em busca de um vocalista e numa noite em que vai a um bar chamado Prince of Wales, conhece um vocalista engraçado, que fazia piadas com todos os frequentadores que passavam pela banda para ir ao banheiro. Era Bruce Dickinson.
Depois de algumas conversas, e de um tempo para Bruce terminar os exames finais que lhe garantiram a Licenciatura em História, o vocalista se junta ao Samson e sai em turnê para promover o álbum "Survivors".
A gravadora na época creditou Bruce Dickinson como vocalista do debut e colocou o desenho dele na capa do álbum, mas ele não teve qualquer participação na gravação, pois só cantaria no próximo álbum "Head On".
Samson sai em turnê na Heavy Metal Crusade, ao lado do Iron Maiden e do Angel Witch. Esta turnê gerou uma rixa do Samson com a banda de Steve Harris.
Com poucos ensaios, Bruce e seus companheiros do Samson já haviam composto quase todo o próximo álbum, que viria a ser o "Head on".
A banda enfrentava uma certa competição velada com o Iron Maiden, que dava passos cada vez maiores rumo ao topo do cenário do metal. Essa concorrência conferiu uma dose extra de urgência na banda de Paul Samson, que pretendia mostrar o quanto antes uma gravação com Bruce Dickinson nos vocais.
Entram em estúdio para gravar um "single" contendo 3 músicas, mas, devido ao entrosamento dos músicos, saem com o suficiente para um álbum completo.
Com produção dos próprios membros da banda (o baterista Thunderstick gostaria de ter sido creditado como produtor, o que gerou ressentimento com o passar do tempo), o álbum recebeu uma remixagem do produtor Tony Platt, assistente de produção do renomado John Mutt Lange (Back in Black).
Com o lançamento do álbum, a banda saiu em turnê abrindo para o lendário guitarrista Robin Trower (ex-Procol Harum) e depois para o Rainbow de Ritchie Blackmore.
Divergências nos negócios levaram a banda para os Tribunais, acionados judicialmente por seus empresários, que não concordaram com a rescisão de contrato realizada pelo Samson.
A banda aceita fazer um acordo para evitar a falência, retomando o contrato com os empresários.
Samson foi uma banda com enorme potencial para se tornar uma das grandes da New Wave of British Heavy Metal, mas a briga com os empresários e o amadorismo destes levou a banda à estagnação ao mesmo tempo em que outras avançavam.
Havia uma nova chance. A gravadora queria um novo álbum, que viria a ser o aclamado "Shock Tatics", que será tema do próximo vídeo da série "Bruce Dickinson antes do Iron Maiden".
Saiba mais detalhes e curiosidades no vídeo inédito do canal Metal Musikast.
O vídeo é o segundo da série chamada "BRUCE DICKINSON antes do IRON MAIDEN", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda Samson da fase em que o atual vocalista do Iron Maiden passou a integrar aquela banda da New Wave of British Heavy Metal.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve


Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Steve Harris não sabia o que esperar quando Bruce Dickinson e Adrian Smith voltaram ao Iron Maiden
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Para Steve Harris, Iron Maiden nunca fez o disco perfeito
O disco do Iron Maiden que para Regis Tadeu é "criminosamente subestimado"
A excelente música da fase Blaze Bayley que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo


