Megadeth: a história de "A Secret Place" envolve osso humano, Al Capone e um cachorro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de fevereiro de 2022
"Cryptic Writings" é o sétimo disco de estúdio da banda Megadeth e é o último trabalho gravado pela formação clássica, composta por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria). O álbum, que sucede "Youthanasia" (1994) e antecede o polêmico "Risk" (1999), apresenta em seu tracklist grandes músicas, como o hit "Trust", "Almost Honest", "She-Wolf" e "A Secret Place".
A última canção acima listada possui uma história sinistra, que envolve um dos criminosos mais famosos de todos os tempos, Al Capone. O gângster liderou um grupo que desempenhava várias atividades, como apostas, agiotagem e contrabando de bebidas durante a Lei Seca, que vigorou nos EUA nas décadas de 1920 e 1930.
Mustaine contou como surgiu a inspiração para a música durante entrevista concedida ao jornalista Kory Grow, publicada no site da revista Rolling Stone.
"‘A Secret Place’ é uma das últimas músicas que escrevemos para ‘Cryptic Writings’ e estávamos no lugar que costumava ser o refúgio de Al Capone. Era um castelo de pedras. Ele levava as pessoas lá para jogar, então, atirava nelas e as enterrava no quintal. Um dia, um cachorro veio correndo e tinha o que parecia ser um osso de perna humana, porque havia muitas covas sem identificação atrás do estúdio. Eu nunca soube ao certo", disse o músico.
O singelo canino quebrou um galho enorme para Mustaine, que passava por um momento criativo difícil. "Na época, eu estava tendo problemas para escrever letras e eu tinha mais uma música para terminar. Quando eu vi esse cachorro, eu disse, ‘Uau, cara. Este é um lugar realmente secreto’. E eu estava lá cantando e ouvi pegadas atravessando o telhado. Não há mais ninguém no prédio, exceto eu e o cara do outro lado do vidro na sala de controle. Não sabíamos se era o vento estalando ou se era algum fantasma lá em cima porque o lugar deveria ser assombrado. Isso é muito legal".
No fim das contas, "A Secret Place" acabou fazendo sucesso até mesmo nas rádios. "Nós tocamos muitas coisas nesse disco, e muita coisa pop. Tínhamos um empresário na época que estava tentando nos fazer escrever músicas que fossem mais voltadas para serem populares, algo que pudesse chegar no rádio ou na MTV – em vez de serem músicas que gostamos. Mas este foi um sucesso nas rádios como ‘Trust’, e isso foi ótimo", finalizou.
Outra música de "Cryptic Writings" com uma história marcante (e triste) é "Use The Man", terceira faixa do álbum e uma das canções que marcou a vida de Dave Mustaine.
Álbum: "Cryptic Writings"
Banda: Megadeth (EUA)
Data de lançamento: 17 de junho de 1997
"Trust"
"Almost Honest"
"Use The Man"
"Mastermind"
"The Desintegrators"
"I'll Get Even"
"Sin"
"A Secret Place"
"Have Cool, Will Travel"
"She-Wolf"
"Vortex"
"FFF"
Dave Mustaine: guitarra/vocal
Marty Friedman: guitarra
David Ellefson: baixo
Nick Menza: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps