Judas Priest: K.K. Downing fala sobre a sua importância na criação do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de fevereiro de 2022
O heavy metal tem mais de meio século de existência. A rica história do estilo, que continua sendo escrita, começou há mais de 50 anos, por conta de personagens como o lendário K.K. Downing. O guitarrista, que passou quatro décadas no Judas Priest, falou sobre a sua importância na criação da música pesada durante recente participação no programa "Life In Six Strings", apresentado por Kylie Olsson.
"Tenha em mente, eu era um garoto, apenas um jovem adolescente, querendo ouvir mais dessa música que eu ouvi pequenas partes, mas eu estava com muita fome e frustrado, pois eu não tinha o suficiente disso, então eu fui compelido a criá-lo. Porque não existia [heavy metal]. Porque eu queria mais disso.", afirmou o guitarrista, em trecho transcrito e publicado pelo Blabbermouth.
Na sequência, K.K. falou sobre o significado do heavy metal. "Eu pensei: ‘Ok, vou escrever a música que eu gostaria de ouvir e espero que haja muito mais pessoas como eu que se relacionem com o que essa música fará por nós (crianças brancas da classe trabalhadora). [Esse estilo] fará por nós o que o blues fez pelas pessoas que sofriam, e os ajudou em sua [luta] da classe trabalhadora e sua opressão; talvez essa música possa fazer o mesmo por nós. E é isso que o heavy metal é, para mim, em todo o mundo. Isso nos uniu porque todos podemos nos relacionar com isso. Então, é um assunto muito, muito interessante. E é por isso que está sendo criado, porque se você não tem os criadores, você não vai ter o público que vai decidir ‘eu gosto disso’".
Em outro ponto da conversa. K.K. também falou sobre outras bandas importantes que ajudaram a criar a vertente musical, que permanece mais forte do que nunca. "Então, para mim, tivemos, fora das grandes bandas de blues progressivo, tivemos (...) Judas Priesy, Black Sabbath, Scorpions, UFO, Accept. Você tem todas essas bandas (...) e obviamente, você tinhaIron Maiden, Saxon e você tinha o próximo nível de bandas, chamado de New Wave Of British Heavy Metal (...). É por isso que estou feliz e me sinto tão abençoado por ter nascido em 1951. O início do heavy metal teve que acontecer mais ou menos na época em que eu tinha 16, 17, digamos, 18 anos, para poder criar isso para outras pessoas quererem ouvir".
Kenneth Downing Jr. (nome real do músico) foi guitarrista e compositor de grande parte dos sucessos do Judas Priest. A sua história ao lado do grupo se encerrou de forma conturbada em 2011.
A banda atual do guitarrista, chamada KK's Priest, lançou seu primeiro álbum, intitulado "Sermons Of The Sinner", em outubro de 2021. O grupo conta com outro ex-Judas Priest, o vocalista Tim "Ripper" Owens.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps