Dream Theater: a sincera opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro disco da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de fevereiro de 2022
A banda norte-americana Dream Theater é, sem sombra de dúvidas, a maior representante do metal progressivo. Fundado nos anos 1980, o quinteto possui uma longa trajetória, que conta com 15 álbuns de estúdio, sendo que o primeiro é "When Dream And Day Unite". Lançado em março de 1989, o debut é o único trabalho do grupo a contar com o vocalista Charlie Dominici.
Dream Theater - Mais Novidades
Apesar de não aparecer entre os discos mais famosos da banda, "When Dream And Day Unite" é uma obra interessante, que apresenta ótimas músicas, com destaque "Afterlife", "A Fortune In Lies", "The Killing Hand" e a instrumental "Ytse Jam".
O baterista Mike Portnoy, que foi um dos fundadores da banda, falou a respeito do disco de estreia em vídeo que mostra parte da sua coleção de LPs. A interessante filmagem, disponibilizada no canal de Portnoy em 2020, teve trechos transcritos que foram publicados no site Ultimate Guitar.
"Quando ‘When Dream And Day Unite’ foi lançado em 1989, o vinil ainda era a regra, vinil e fitas cassetes eram a regra. Foi realmente emocionante para mim ter um CD com minha música porque ninguém tinha feito isso ainda. Este é original, lançado em 6 de março de 1989, [já se foram] mais de 30 anos desde o nosso álbum de estreia. Claro, [o vocalista] Charlie Dominici e o [tecladista] Kevin Moore estavam na banda naquela época", disse o músico, que também deu sua opinião sobre a primeira obra da banda que ele ajudou a se tornar uma gigante da música pesada.
"Não é o meu álbum favorito do Dream Theater, mas certamente [traz] muitas ótimas lembranças. Foi muito emocionante fazer nosso primeiro disco, e fomos para o Kajem/Victory Studios na Pensilvânia [EUA], onde o Queensryche tinha acabado de fazer ‘Operation Mindcrime’ [disco lançado em 1988], e nós eram todos grandes fãs desse álbum, então, foi emocionante estar no mesmo estúdio em que eles estavam (...). De qualquer forma, fizemos isso rápido, e tudo foi feito em três semanas, incluindo a mixagem, com um baixo orçamento, mas [foi] uma boa experiência de aprendizado, e ainda temos alguns bons momentos em algumas dessas músicas. Eu amo ‘Only A Matter Of Time’, então lá vai, foi aqui que tudo começou", declarou.
O vídeo completo pode ser assistido no player a seguir. Mike Portnoy fala sobre "When Dream And Day Unite" a partir dos 9 minutos. Aperte o play e boa diversão!
Álbum: "When Dream And DAy Unite"
Banda: Dream Theater (EUA)
Data de lançamento: 6 de março de 1989
"A Fortune In Lies"
"Status Seeker"
"Ytse Jam"
"The Killing Hand"
"Light Fuse And Get Away"
"Afterlife"
"The One Who Help To Set The Sun"
"Only A Matter Of Time"
Charlie Dominici: vocal
John Petrucci: guitarra
John Myung: baixo
Mike Portnoy: bateria
Kevin Moore: teclado
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps