Terror: qual o filme mais metal e a música do Metallica com mais terror? Kirk responde
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de fevereiro de 2022
Em 2017 Kirk Hammett fez uma exibição no Peabody Essex Museum chamada "It's Alive! Classic Horror and Scifi Art from the Kirk Hammett Collection", onde além de levar suas guitarras, apresentou diversos itens raros ligados ao mundo Sci-Fi e Horror. Na época, em entrevista ao Boston Magazine ele falou de sua coleção, revelou que filme considera o mais death metal e qual música do Metallica tem mais elementos de horror. Confira alguns trechos da entrevista a seguir.
Boston Magazine: "Qualquer um que tenha acompanhado sua carreira sabe que filmes de terror e ficção científica são sua paixão há muito tempo, mas para quem não sabe, qual foi o papel que a imersão nesses gêneros teve na sua vida quando garoto?"
Kirk Hammett: "Para mim o gênero de horror me conquistou ainda jovem. Eu tinha cinco anos quando vi meu primeiro filme de horror e, desde o início, foi como descobrir um mundo totalmente diferente lá fora, que eu nem sabia que existia. Foi apenas algo que fez eu me sentir incrivelmente seguro, confortável, inspirado. Com o passar do tempo, quando criança, comecei a ler livros de horror, revistas de monstros, histórias em quadrinhos de horror — isso foi durante a febre de brinquedos de horror dos anos 60. Eu era uma esponja e absorvia tudo."
Boston Magazine: "Para a maioria das pessoas, é claro, o horror dá pesadelos, mas tudo o que li sobre você diz que contigo foi exatamente o oposto."
Kirk Hammett: "É engraçado você mencionar isso. Acho que tive talvez cinco pesadelos em toda a minha vida, e quase todos na minha vida adulta. Eu nunca consigo me lembrar de ter pesadelos durante toda a minha infância ou adolescência… É muito estranho, sabe?"
Boston Magazine: "Como isso começou a se unir ao seu interesse pela música?"
Kirk Hammett: "Horror é em grande parte visual, mas quando descobri hard rock e rock progressivo — bandas como Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin — de repente foi uma experiência de áudio do que eu amava. Durante todo o tempo em que sou músico, ainda gosto do horror, e há essa enorme poção de bruxa dentro de mim, toda essa música sombria e maligna que vem de minhas próprias tendências e impulsos criativos."
Boston Magazine: "Qual você acha que é o filme de terror mais 'metal' e, também, qual é a música mais 'horror' do Metallica? E por uma música de 'horror', não quero dizer apenas o assunto, mas aquele sentimento de pavor e euforia que você está falando."
Kirk Hammett: "Gosto disso, essa é uma boa pergunta. Bem, o primeiro filme de horror que me vem à mente é 'Tetsuo: The Iron Man' (o clássico cult cyberpunk japonês de 1989 sobre um homem cujo corpo se transforma em sucata). Esse filme, obviamente, é apenas 100% metal! (risos) Apesar de ter uma trilha sonora industrial, é metal em sua essência. Também acho que 'Hellraiser' é como um death metal doentio ao extremo."
"Quanto à música do Metallica, sou tendencioso, porque sei muito mais sobre essas músicas do que apenas uma pessoa comum, mas eu diria 'The Call of Ktulu' e 'The Thing That Should Not Be' e 'Dream No More'. Essa é a tríade do heavy metal inspirado em H. P. Lovecraft, trazido a você como cortesia do Metallica. É como a trindade maligna perfeita do heavy metal. Eu diria que 'Enter Sandman' tem seus elementos horripilantes, já que pesadelos são terrenos férteis para a base de muito horror, então tenho que citar também."
Recentemente o Metallica anunciou em seu site que o guitarrista Kirk Hammett lançará um EP solo instrumental de quatro músicas para comemorar o Record Store Day (Dia da Loja de Discos) com um lançamento mundial exclusivo nas lojas e na lojinha do Metallica, a Met Store, no sábado, 23 de abril. O disco estará disponível nas plataformas digitais, em CD, e em vinil azul-marinho (incluindo um cartão de download).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps