A surpreendente maneira que Timo Tolkki ficou sabendo da morte de Andre Matos
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de abril de 2022
A morte do compositor Andre Matos pegou toda a comunidade do heavy metal de surpresa. Em uma entrevista concedida ao jornalista musical Gustavo Maiato, seu companheiro de composição Timo Tolkki (ex-Stratovarius, Symfonia) revelou a surpreendente maneira com que ficou sabendo da morte de seu ex-colega.
De acordo com Timo Tolkki, os dois tinham perdido o contato nos últimos anos e no dia de sua morte, acabou ficando sabendo da notícia enquanto estava ao vivo em uma entrevista.
"Nos últimos anos, perdemos o contato. Ele continuou seu trabalho indo e voltando entre Brasil e Suécia, pelo que eu saiba. Eu estava em uma entrevista ao vivo quando alguém me contou sobre sua morte. Fiquei chocado! Depois disso, chorei por dois dias inteiros. Ninguém esperava por isso. Acho que, de alguma forma, sendo ele o artista com o calibre e genialidade que tem, sua morte foi como um retorno para sua casa. Tenho uma espiritualidade e acho que era a hora dele. O legado dele vive e estamos protegendo esse legado. Isso vale a pena", disse.
Em outro trecho, Timo Tolkki comentou mais histórias que viveu com o saudoso Andre Matos, como o momento em que teve a ideia de criar o grupo Symfonia, que teve o maestro como vocalista.
"Alguém me contou que o Andre agora vivia na Suécia. Pensei: ‘Legal, bem perto!’. Decidi ligar e trocar ideia. Ele disse que tinha um filho com uma sueca. Disse que é bem diferente do Brasil. Eu concordei! Ele vivia em uma cidade pequena de 1 mil habitantes. Convidei ele para me visitar em Helsinque e decidimos que eu escreveria umas músicas. Enviei umas demos para ele depois. Uma gravadora se interessou, então percebi que o Jari Kainulainen e o Uli Kusch viviam na Noruega e o Mikko Härkin em Helsinque. Todos estavam no mesmo continente, então por que não formar uma banda? Foi assim que começou. Foi um acidente, sabe? Todos viviam a 1 hora de avião. Você pode chamar de ‘supergrupo’, mas nunca pensamos assim", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps