Bob Rock fala sobre o Metallica; "Eles acreditam que são a melhor banda do mundo"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2022
O renomado produtor Bob Rock, que entre outros trabalhos, produziu o disco autointitulado do Metallica, foi entrevistado por Paul Brannigan, editor da Metal Hammer. Durante o bate-papo, publicado dia 9 de abril, Bob voltou no tempo e relembrou como foi trabalhar com James Hetfield e seus parceiros.
A relação profissional entre Bob e os músicos do Metallica foi um pouco conturbada, como o produtor relatou. "Eles tinham uma maneira de fazer as coisas e não confiavam realmente em pessoas de fora: não apenas em mim, eles desconfiavam de todo mundo. Posso dizer que nunca me envolvi com pessoas tão intensas quanto eles. Mas as tensões vieram quando eu os desafiei ou eles me desafiaram, nunca foi pessoal".
Embora o clima não fosse dos melhores, Bob reconhece que os atritos são partes do processo. "É bem sabido que no final, tanto [o engenheiro] Randy Staub quanto eu dissemos que não queríamos trabalhar com eles novamente, mas isso é porque estávamos derrotados: oito meses naquele ambiente testariam qualquer um. Mas alguns dos melhores trabalhos surgem da tensão: com todas as grandes bandas… [Mick] Jagger e [Keith] Richards nos Stones, Steven Tyler e Joe Perry no Aerosmith… há atrito. O Metallica não é covarde. Eles acreditam que são a melhor banda do mundo, e todo mundo precisa sair do caminho", pontuou.
Como todos sabem, apesar de todas as brigas, "Metallica" (também conhecido como "Black Album") fez o Metallica chegar ao topo do mundo. O sucesso alcançado pelo disco, lançado em agosto de 1991, fez com que a banda procurasse Bob novamente anos depois, para produzir "Load". "Bem, nesta indústria, quando algo tem o impacto que o ‘Black Album’ teve, faz sentido reunir essa equipe novamente. Se não estiver quebrado, não conserte. As sessões anteriores foram intensas, mas quando começamos o ‘Load’, deixamos tudo o que aconteceu para trás e seguimos em frente", afirmou.
Além de "Black Album" e "Load", Bob Rock produziu "Reload" (1997), "Garage Inc." (1998) e "St. Anger" (2003). O produtor também trabalhou em discos de outra banda, com destaque para "Dr. Feelgood" (Mötley Crüe), "Sonic Temple" (The Cult) e "Slippery When Wet" (Bon Jovi).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps