Inteligência ucraniana põe metal em frequências russas para atrapalhar comunicação
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2022
Soldados russos que invadiram a Ucrânia há cerca de um mês têm sofrido com a precariedade da comunicação via rádio. Uma das táticas utilizadas pela inteligência ucraniana tem sido colocar músicas de heavy metal nas frequências inimigas para atrapalhar sua comunicação.
A técnica foi apontada pelo portal Visão, que demonstrou como a comunicação de rádio entre o exército russo vem se mostrando precária. "As ondas hertzianas podem ser menos letais do que as armas de fogo, mas o desinvestimento russo nas comunicações está sendo uma falha na estratégia bélica", diz o texto.
Segundo o texto, a invasão das frequências russas consegue expor o que as tropas inimigas estão pensando e pensam em executar. Porém, mais do que isso, os oficiais ucranianos podem triangular a origem da mensagem.
"Não é apenas o que os soldados russos estão dizendo que pode comprometê-los. As rádios mais antigas podem ser rastreadas usando a localização de direção de rádio – como triangular a fonte de uma transmissão de dois receptores – e o rádio inseguro pode ser bloqueado. Há relatos de frequências usadas pelas forças russas que estão sendo invadidas com música heavy metal ou outras transmissões de operadores ucranianos, às vezes durante o combate. Enquanto isso, aviões da OTAN voam perto das fronteiras ocidentais da Ucrânia captando sinais de rádio das forças russas. E o Ocidente fornecerá à Ucrânia mais equipamentos para localizar, interceptar e bloquear as comunicações russas", completa a reportagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps