Produtor de "Temple of Shadows" conta problemas que teve com voz de Edu Falaschi
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de maio de 2022
Dennis Ward, que também atua como músico, foi responsável pela produção do clássico álbum "Temple of Shadows", do Angra. Em entrevista ao Ibagenscast, o produtor contou suas memórias daquele tempo.
"Tudo que já fiz na vida vou acabar dando um jeito de criticar. Todo mundo que já trabalhei. Acho que as músicas eram muito fortes, mas já comecei a sentir que eles estavam sendo progressivos demais. Lembro de dizer isso para eles. Ficar no metal e não fazer loucuras. Conseguimos manter as coisas no chão em alguns pontos, mas outras despirocamos de vez, mas ok. Respeitei que eles estavam buscando uma produção gigantesca. Eles queriam tudo lá. Teclados, orquestras, coros, guitarras dobradas, riffs e tudo mais. Achei isso legal", disse.
Dennis Ward também relembrou os problemas que teve com a voz de Edu Falaschi, que resultou em uma demora para gravar o álbum.
"Teve um período durante a gravação das vozes que o Edu Falaschi teve um calo na laringe. Isso já aconteceu comigo e afeta cantores. O problema é que a única maneira de curar isso é com o tempo. Ou você remove com cirurgia, mas isso é perigoso, ou espera. Pode demorar muito e olhando para trás, provavelmente devíamos ter esperado, mas precisávamos lançar o álbum. Discutimos e resolvemos fazer. Não tivemos pressa, experimentamos, buscamos soluções, até conseguir. Não há nada pior do que ouvir um cantor que está se esforçando em excesso. A alternativa é buscar uma outra melodia, outra solução que soe bem. Fizemos muitos testes", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado

Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter


