Vangelis, compositor de cinema e lenda do prog rock grego, morre aos 79 anos
Por Jonathan Silva
Postado em 19 de maio de 2022
O compositor grego Vangelis, famoso autor de trilhas de cinema, morreu aos 79 anos. A informação foi divulgada pelos advogados do músico ao Athens Notice Agency, agência de notícias da Grécia, conforme apurado pelo site da rede de televisão estatal France 24, nesta quinta-feira (19). Até o momento, a causa da morte não foi divulgada. De acordo com o portal The Guardian, a morte ocorreu em um hospital na França, onde Vangelis estava sendo tratado.
Nascido como Evángelos Odysséas Papathanassíu, no dia 29 de março de 1943, Vangelis se aproximou da música ao estudar piano e música clássica ainda na infância. Em 1968, o pianista formou a banda de prog rock Aphrodite’s Child, junto com os músicos gregos Demis Roussos (vocalista), Loukas Sideras (bateria) e, posteriormente, Silver Koulouris (guitarra). A banda gravou três álbuns de estúdio: End of the World (1968), It's Five O'Clock (1969) e 666 (1972) - este último considerado o mais celebrado da curta discografia da banda.
Após o término do Aphrodite’s Child em 1972, Vangelis seguiu carreira solo explorando sonoridades do rock progressivo, art rock, música erudita e eletrônica. Seu trabalho acabou chamando atenção de produtores de TV, que queriam utilizar sua música para trilhas sonoras em programas e documentários. Foi assim com a utilização da música Heaven and Hell, lançada em 1975 em um álbum homônimo e que serviu de tema para a série de TV Cosmos, do astrônomo americano Carl Sagan.
No entanto, foi no cinema que Vangelis obteve fama mundial. Em 1981, foi lançado o filme Carruagem de Fogo, que conta com trilha assinada por Vangelis. A música tema é até hoje utilizada em maratonas aos redor do mundo. Outro filme marcante a ter trilha sonora de Vangelis é Blade Runner (1983). O último trabalho de Vangelis foi o álbum Juno to Jupiter, lançado em setembro de 2021.
Fontes:
https://www.france24.com/en/culture/20220519-vangelis-greek-composer-renowned-for-chariots-of-fire-score-dies-at-79
https://variety.com/2022/music/news/vangelis-dead-chariots-of-fire-blade-runner-1235272061/
https://www.theguardian.com/music/2022/may/19/vangelis-greek-composer-chariots-of-fire-blade-runner-dies
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock

Dick Parry, saxofonista que fez história com o Pink Floyd, morre aos 83 anos
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs


